Você sabe qual o momento ideal para trocar a pastilha de freio do seu carro? O item é essencial para um bom funcionamento de todo o sistema de frenagem do veículo. Sendo assim, é importante tomar os devidos cuidados com a peça, entendendo qual o momento correto para fazer a troca de pastilha de freio.

E é justamente por isso que trouxemos este artigo que vai explicar tudo o que você precisa saber sobre as pastilhas de freio. Confira!

O que é pastilha de freio?

Antes de mais nada, é preciso entender o que são e como funcionam as pastilhas de freio.

Em resumo, elas são pequenas peças que compõem o sistema de freio a disco. Na maior parte dos casos, ela é encontrada apenas no conjunto de rodas traseiras. Dessa forma, quando o pedal do freio é acionado pelo motorista, as pastilhas de freio ajudam a reduzir a velocidade do disco, diminuindo as rotações até que o veículo pare.

Apesar de possuírem uma mecânica bem simples, os cuidados com as pastilhas de freio são indispensáveis, especialmente pela função que elas desempenham.

Qual a função das pastilhas de freio?

A pastilha de freio funciona como um componente abrasivo de todo o sistema de freio a disco. Sendo assim, com o atrito gerado por ela contra o disco metálico, ou de fibra de carbono, ela tem a função de auxiliar na redução da velocidade do veículo.

Sem elas, a mecânica de frenagem do carro fica prejudicada, o que, por sua vez, pode aumentar os riscos de acidentes. Portanto, é essencial entender qual o momento certo para fazer a troca de pastilha de freio. E para isso, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste.

Quais são os principais sinais de desgaste na pastilha?

Não é difícil saber qual é o momento certo de trocar pastilha de freio. Como esse componente sofre com um desgaste acelerado, especialmente em razão do calor do atrito, os sinais de que a troca se faz necessária são muitos. Veja quais são eles:

Ruído e espessura

Em geral, o primeiro sinal de que a troca de pastilha de freio deve ser feita é o surgimento de ruídos metálicos constantes no processo de frenagem.

Outro ponto que ajuda a entender qual o melhor momento da troca é quando a peça atinge sua espessura mínima, de 2mm, perdendo boa parte do seu desempenho.

Mãos com luvas fazendo alterações na pastilha de freio de um carro

É importante saber o momento ideal para realizar a troca da pastilha de freio do veículo.

Eficiência dos freios

Outro sinal bem comum de que a pastilha de freio está desgastada é a perda de eficiência dos freios, que também pode vir acompanhado de um desconforto no pedal.

Porém, vale lembrar que outros problemas, como vazamento de fluído e desgaste do disco de freio também apresentam esse mesmo sintoma.

Quilômetros rodados

Em muitos casos, a pastilha pode não apresentar sinais de desgaste, mas mesmo assim precisa ser trocada. O ideal é que você realize a troca do componente a cada 20 mil quilômetros rodados, já que, em média, é o tempo que a peça leva para se desgastar até o nível mínimo.

Além disso, procure fazer revisões e manutenções preventivas após os 10 mil quilômetros, apenas para certificar que o componente ainda está em condições de uso.

Como saber se o disco de freio está ruim?

Mas não basta apenas saber fazer a troca de pastilha de freio. Outros componentes do sistema também merecem atenção, e entre eles, está o disco de freio. Para isso, fique atento a alguns sinais como: dificuldade para frear o carro e vibração excessiva no acionamento dos freios.

Além disso, também fique atento à regra dos 40 mil quilômetros rodados. Ao atingir essa marca, faça ao menos uma revisão do seu sistema de freio.

Qual a hora de trocar sua pastilha de freio?

Um homem deitado fazendo a troca da pastilha de freio de um carro

A pastilha de freio do veículo possui um papel essencial para a sua segurança.

Antes de trocar a pastilha de freio, certifique-se de que o sistema de frenagem do veículo não apresenta nenhum outro defeito. Para isso, realize revisões e manutenções preventivas, avaliando todo o sistema antes de trocar o que precisa.

Em geral, a troca das pastilhas de freio depende de fatores como tempo de uso, local onde você circula e o material de fabricação.

O recomendado é fazer uma avaliação da condição do componente, a fim de confirmar a necessidade de substituição. Antes de mais nada, verifique o manual do seu veículo, para ver as indicações do fabricante.

Qual o valor da pastilha de freio?

O preço da pastilha de freio costuma variar. Isso porque o valor depende da marca, do material e do modelo do veículo.

Só para exemplificar, a pastilha de freio de um Gol modelo G5 pode variar entre R$ 50,00 e R$ 200,00.

Agora que você já sabe o que é a pastilha de freio e quando fazer a sua troca, aproveite para conferir outras dicas e recomendações no blog Moura. Clique aqui e confira mais!

Peça sua bateria online