Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como perder o medo de dirigir? Confira algumas dicas!

Baterias Moura

Como perder o medo de dirigir? Confira algumas dicas!

5 min

O medo da direção é mais comum do que se imagina: segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 6% da população tem esse sentimento na hora da direção que, quando diagnosticado como crônico, pode ser chamado de amaxofobia. Mas afinal, como perder o medo de dirigir?

Você vai notar que, ao longo deste artigo, ressaltamos a importância do acompanhamento psicológico e da opinião de profissionais como essenciais em qualquer tipo de fobia, medo ou ansiedade.

Nos tópicos abaixo, reunimos algumas dicas que podem ajudar a enfrentar esse momento com mais tranquilidade de maneira simples, reunindo algumas práticas que podem te incentivar a realizar a condução com mais calma. Acompanhe:

Quem tem ansiedade tem medo de dirigir?

Apesar de a principal causa desse medo estar relacionada com a ansiedade, as causas exatas para sua existência podem ser as mais variadas quando se trata do dia a dia no trânsito. 

O medo pode estar relacionado à insegurança do motorista, ao sentimento de perigo em relação a outros automóveis, ao receio de causar acidentes e assim por diante. 

Além disso, traumas em decorrência de experiências anteriores também podem contribuir para essa insegurança. 

Sabemos como perder o medo de dirigir pode ser algo complicado, já que diversas situações vividas no trânsito podem afetar o psicológico de uma pessoa – trazendo sentimentos de fobia no momento em que se está atrás do volante. 

Para entendermos melhor sobre essas causas, vamos dividi-las em duas categorias principais:

  • Medo patológico

Em alguns casos, é bem possível que esse medo possa se transformar em um transtorno psicológico mais profundo. A amaxofobia, comentada anteriormente, pode decorrer de traumas e experiências anteriores e caracteriza-se por uma preocupação excessiva com os possíveis riscos de conduzir ou de estar dentro de um automóvel de maneira geral.

Nesses casos, o auxílio de um psicólogo se torna essencial para entender e combater  os sentimentos de medo, assim como elaborar maneiras saudáveis e traçar caminhos para entender como perder o medo de dirigir.

  • Riscos de se envolver em acidentes

Em algumas situações, o medo de dirigir pode não ser uma fobia em si, mas surgir do receio dos riscos que a direção naturalmente traz. Para algumas pessoas, o trânsito pode ocasionar uma tensão bastante elevada e, com isso, há um foco maior na sensação de responsabilidade pela segurança do condutor, passageiro e demais envolvidos. 

Nesses casos, parte do processo de perder o medo de dirigir é a adoção de algumas práticas que ajudam o motorista a lidar com essas situações de perigo no trânsito.

Para elas, elaboramos algumas dicas que podem ajudar no momento de tranquilização. Confira:

É possível perder o medo de dirigir?

Pessoa sentada no banco do motorista de um carro, perdendo o medo de dirigir

Para descobrir como perder o medo de dirigir, também é necessário entender o que causa essa fobia no condutor.

Perder o medo de dirigir é possível e pode ser um processo muito mais tranquilo quando realizado em parceria com o trabalho de um profissional da psicologia. Hoje, existem diversos caminhos disponíveis para combater esse tipo de fobia, como profissionais da saúde mental especializados em trânsito e até mesmo cursos completos sobre como lidar com a insegurança nesse ambiente.

Além disso, algumas ações que elencamos a seguir podem ser primeiros passos relevantes para lidar com esses medos:

  • Tenha aulas de direção

Uma das melhores formas de lidar com o medo de dirigir é realizando o máximo de aulas práticas possíveis. As aulas de direção servem para fazer com que a ansiedade e a sensação de insegurança ao estar atrás de um volante sejam superadas, e podem ser um dos caminhos mais efetivos de lidar com esse estresse.

Com mais experiência e treinamento especializado, o medo de conduzir um veículo pode ser reduzido progressivamente. 

Além disso, o acompanhamento de um profissional da área pode trazer mais confiança nesses primeiros momentos – fazendo com que o motorista aprenda a lidar com imprevistos e situações corriqueiras à rotina do trânsito de maneira prática e, ao mesmo tempo, segura.

  • Mantenha a calma

Na hora de aprender como perder o medo de dirigir, também é importante aprender como manter a calma em situações de insegurança e ansiedade.

Quando o medo estiver muito forte, por exemplo, é possível estacionar o veículo para respirar fundo, buscando recuperar a autonomia do seu corpo e da sua mente. 

Esse tipo de prática é algo que você pode descobrir com o tempo, entendendo quais as melhores maneiras de manter a calma de acordo com o que você prefere e o que mais traz paz nos momentos críticos.

O enfrentamento do medo na prática é uma das bases para superar o receio de estar atrás do volante.

  • Pratique aos poucos

Por fim, outra dica de como perder o medo de dirigir, é praticar o máximo que puder – mas sem forçar além dos seus limites. Nessa fase, o importante é que o motorista ganhe um pouco mais de confiança a cada vez que conduzir o veículo. 

Estabelecer pequenas metas é uma forma de conseguir ter constância no enfrentamento do medo.

Uma boa forma de fazer isso é aprender sobre direção defensiva. Isso porque a prática de uma direção mais segura pode auxiliar quem tem medo de dirigir a lidar melhor com todas as situações que envolvem o trânsito.

Quando é a hora de buscar ajuda de um profissional?

Entendendo os caminhos possíveis sobre como perder o medo de dirigir, pode ser que o condutor descubra que seu enfrentamento é mais difícil do que o esperado.

Nesse momento, tanto um acompanhamento psicológico quanto a ajuda de um professor de direção são importantes ferramentas. Ambos os profissionais podem auxiliar o condutor a lidar com seu medo de maneira saudável e ética, não sendo preciso sentir-se desconfortável ao pedir ajuda.

Caso o motorista não se sinta seguro quanto às suas habilidades de condução, então, o acompanhamento desses profissionais é sempre bem-vindo. 

Com treino e prática, é possível ganhar mais confiança e superar medos.

Gostou de conferir nossas dicas sobre como perder o medo de dirigir? Se você tem interesse sobre o funcionamento dos veículos, confira o blog da Moura e se mantenha atualizado com dicas e novidades!

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

O que é manutenção preventiva? Saiba como fazer!

A manutenção preventiva é fundamental para cuidar do seu veículo, ajudando a evitar falhas e a degradação mais rápida de

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos