Você já se perguntou como perder o medo de dirigir? A verdade é que esse pavor que surge em algumas pessoas em suas tentativas de dirigir é muito mais comum do que se pode imaginar. Geralmente, este medo está ligado à ansiedade e é algo que atinge um grande número de pessoas em todo o Brasil, inclusive motoristas já habilitados

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, (Abramet) 80% das pessoas com medo de dirigir já possuem Carteira de Habilitação. Ou seja, mesmo após algumas aulas, nem todo mundo se sente pronto para conduzir um veículo. 

Se esse for o seu caso ou se você conhece alguém que está passando por esse problema, confira o nosso artigo e descubra 3 dicas de como perder o medo de dirigir!

Por que algumas pessoas têm medo de dirigir?

Apesar de a principal causa desse medo estar relacionada com a ansiedade, outros tipos de situações ocasionam a dificuldade em conduzir um automóvel. 

Normalmente, esse medo está fortemente relacionado com a insegurança do motorista e o sentimento de perigo.

Insegurança e traumas

Sabemos como perder o medo de dirigir pode ser algo complicado, já que diversas situações traumáticas podem afetar o psicológico de uma pessoa, trazendo sentimentos de ansiedade ou fobia na hora de ficar atrás do volante. 

Em geral, o sentimento de insegurança é provocado pela sensação de riscos de estar no comando de um veículo. Isso gera uma grande sensação de ansiedade e medo de dirigir.  

Além disso, traumas em decorrência de experiências anteriores, como acidentes ou perda de familiares também podem estar por trás de medos e inseguranças. 

Medo patológico

Em alguns casos, é bem possível que esse medo possa se transformar em um transtorno psicológico bem mais profundo. A amaxofobia (fobia de veículo) também é algo que pode decorrer de traumas e experiências anteriores.

Nessa situação, a pessoa apresenta uma preocupação excessiva com os possíveis riscos de conduzir ou até mesmo de estar dentro de um automóvel. 

Nesses casos, o auxílio de um psicólogo se torna essencial para tratar esse transtorno e pensar em como perder o medo de dirigir e de se locomover em veículos. 

Riscos de se envolver em acidentes

Em algumas situações, o medo de dirigir pode surgir do simples receio dos riscos que isso traz. Para essas pessoas, o trânsito pode ocasionar uma tensão bastante elevada.

Com isso, há um foco maior na sensação de responsabilidade pela segurança do condutor, passageiro e demais envolvidos. 

Nesses casos, parte do processo de descobrir como perder o medo de dirigir é a adoção de algumas práticas que ajudam o motorista a lidar com essas situações de perigo no trânsito.

Como perder o medo de dirigir?

Pessoa sentada no banco do motorista de um carro, perdendo o medo de dirigir

Para descobrir como perder o medo de dirigir, também é necessário entender o que causa essa fobia no condutor.

Confira 3 dicas importantes para você, que está buscando como perder o medo de dirigir. Veja só:

  • Tenha aulas de direção

Em primeiro lugar, uma das melhores formas de lidar com o medo de dirigir é realizando o máximo de aulas práticas possíveis.

Isto é, as aulas de direção servem justamente para fazer com que a ansiedade e a sensação de insegurança ao estar atrás de um volante sejam superadas.

Com mais experiência e treinamento especializado, o medo de conduzir um veículo pode ser reduzido progressivamente.

Além disso, o auxílio de um profissional traz segurança ao dirigir, o que dá ao motorista mais confiança.

  • Mantenha a calma

Na hora de aprender como perder o medo de dirigir, também é importante aprender como manter a calma em situações de insegurança e ansiedade.

Quando o medo estiver muito forte, estacione o veículo para respirar fundo. Busque recuperar a autonomia do seu corpo e da sua mente. Essas são formas simples de lidar com o medo e superar, aos poucos, essa fobia.

O enfrentamento do medo é uma das bases para superar o receio de estar atrás do volante.

  • Pratique aos poucos

Por fim, outra dica de como perder o medo de dirigir, é praticar o máximo que puder – mas sem forçar além dos seus limites. Nessa fase, o importante é que o motorista ganhe um pouco mais de confiança a cada vez que conduzir o veículo. 

Estabelecer pequenas metas é uma forma de conseguir ter constância no enfrentamento do medo.

Uma boa forma de fazer isso é aprender sobre direção defensiva. Isso porque a prática de uma direção mais segura pode auxiliar quem tem medo de dirigir a lidar melhor com todas as situações que envolvem o trânsito.

Quando é a hora de buscar ajuda de um profissional?

É comum que o enfrentamento do medo de dirigir seja mais difícil do que o esperado. Isso exige a busca por um auxílio especializado.

Tanto com um acompanhamento psicológico, quanto com a ajuda de um professor de direção são importantes. Ambos os profissionais podem auxiliar o condutor a lidar melhor com seu medo.

Caso o motorista não se sinta seguro quanto às suas habilidades de condução, a ajuda desses profissionais é sempre bem-vinda. Com treino e prática, é possível ganhar mais confiança e superar medos.

Outra forma de lidar com o medo de dirigir é conhecer mais sobre automóveis. E para isso você conta com a nossa ajuda. Confira o blog da Moura e se mantenha atualizado com dicas e novidades!

Agora que você já sabe como perder o medo de dirigir, que tal aprender como economizar combustível com segurança?

Peça sua bateria online