Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

Bateria Automotiva

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

manutencao-de-caminhao
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Um bom caminhoneiro sabe o quanto é importante manter em dia a manutenção de caminhão. Afinal, o veículo é a sua principal ferramenta de trabalho e precisa estar bem cuidado para corresponder a todas as exigências diárias.

Essa mesma preocupação cabe ao empresário dono de uma frota, pois mesmo tendo uma quantidade maior de veículos à disposição, sabe bem o quão prejudicial pode ser ter um dos seus equipamentos parado.

Mas como garantir a segurança em termos de manutenção de caminhão? O que fazer para não ser pego de surpresa? Para ajudar você a responder essas perguntas, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira! 

A mecânica dos caminhões e veículos pesados

Podemos dizer que a mecânica dos caminhões é equivalente ao tamanho dos equipamentos. Por serem veículos pesados, os sistemas e peças são pensados para aguentar toda a carga transportada e ainda oferecer desempenho e segurança para o motorista.

Para isso, todo o sistema é praticamente interligado. Pneus, motor, barra de direção, freios, suspensão, tanque de combustível e bateria:  tudo conectado para garantir que o veículo rode de forma segura nas estradas.

Outro diferencial da mecânica dos caminhões é o tamanho das peças. Por conta da capacidade exigida e outras especificidades, algumas peças precisam ser mais potentes, maiores e, também, mais pesadas

Um ótimo exemplo disso é a bateria que, ao lado do motor, é uma das peças que precisam receber mais atenção em relação à manutenção de caminhão. Para garantir que toda parte elétrica corresponda à altura, a bateria precisa apresentar potência e confiabilidade

O motor, como falamos, é outra peça que merece um cuidado especial na mecânica de caminhões. Ele é como se fosse o coração do veículo, e pode acabar com qualquer planejamento ou serviço caso não receba a atenção necessária.

Durante a manutenção de caminhão, é interessante pedir ao seu mecânico para observar se não aparecem resíduos metálicos do óleo durante a troca. Como algumas peças do motor de caminhão contam com ímãs, os atritos da estrada podem fazer com elas soltem resíduos metálico no óleo. É importante focar nesses detalhes para não ter maiores dores de cabeça. 

Em relação à bateria, além de adquirir apenas com fornecedores confiáveis, há uma prevenção que você pode tomar para não ter que parar de vez a sua viagem. Confira no último tópico a nossa dica especial.

Detalhes importantes da manutenção de caminhão

caminhão andando em uma estrada com a manutenção em dia

É importante saber alguns detalhes da manutenção de caminhão para garantir mais segurança durante a viagem

Embora você possa contar com um mecânico próprio para a realização da manutenção de caminhão, é interessante ficar atento em alguns detalhes diariamente para não ser pego de surpresa. Afinal, não é possível levar o veículo para a oficina a qualquer momento. Confira as nossas dicas:

Suspensão e pneus

Uma boa suspensão é o que garante a segurança e a estabilidade do seu caminhão. Verificar o seu estado periodicamente é uma forma de trazer maior tranquilidade para a sua viagem, mesmo em estradas mais irregulares.

Os pneus funcionam como complemento do trabalho feito pela suspensão. Se tratando de manutenção de caminhão, você pode facilitar a sua vida verificando a calibragem, bem como, o nível das ranhuras. 

Sistema de transmissão

O sistema de transmissão é o responsável por ligar o motor à tração do veículo. As peças aqui costumam ter um custo mais alto e só podem ser trocadas durante a manutenção de caminhão.

Mas, para não ser surpreendido ou ter que gastar mais que o necessário, é indicado ficar atento a barulhos incomuns durante a troca de marcha. Você deve ligar o sinal de alerta em relação a qualquer ruído fora do normal, a fim de evitar problemas mais graves no futuro.

Bateria de caminhão

bateria Moura de caminhão

A bateria é uma peça que exige muita atenção na hora da manutenção de caminhão

Mais uma vez falaremos da bateria, pois ela é uma das peças mais exigidas de um caminhão. É fundamental observar se ela está correspondendo bem a todos os sistemas ou se está deixando a desejar.

Aqui, não há como não indicar a bateria Moura. Além de ser líder de mercado na América do Sul, sua bateria conta com 18 meses de garantia de fábrica.

Acabe com qualquer dor de cabeça com a sua bateria na hora da manutenção de caminhão.

Entrega de bateria para caminhão: Mourafacil.com

Ao não realizar corretamente a manutenção de caminhão, o seu veículo fica mais propício a defeitos em peças importantes como a bateria. A boa notícia é que, mesmo nesses momentos mais difíceis, sempre há uma solução.

Você se lembra da dica especial sobre a bateria que citamos? Ela diz respeito ao Mourafacil.com o serviço oficial das Baterias Moura. Graças a essa facilidade, você pode ter a sua bateria nova instalada em até 50 minutos.

O mourafacil.com já é um serviço existente há um bom tempo no mercado. A novidade é que agora ele abrange a entrega de baterias pesadas de caminhão. Ou seja, toda a segurança, praticidade e rapidez que os motoristas de automóveis tinham, agora também está disponível para os caminhoneiros.

Não corra riscos: mantenha em dia a manutenção de caminhão. Mas, caso necessário, conte sempre com os serviços do mourafacil.com.

Botão CTA


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura equipa 75% dos veículos Start/Stop produzidos no Mercosul

A Moura se consolida na vanguarda da eletrificação veicular, estando presente em 75% dos veículos com tecnologia Start/Stop fabricados na...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos