Você sabe o que é CRLV? E CRV? Afinal, qual a diferença entre esses documentos e os outros? Bom, antes de tudo, vale lembrar que para andar com um automóvel nas ruas, você precisa estar com toda a documentação em dia

Por isso, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) são documentos imprescindíveis para qualquer motorista

Neste artigo, trouxemos tudo para que você saiba o que é CRLV e possa entender a importância e as diferenças entre documentos, além de conferir quais são as outras documentações necessárias para os motoristas. Vamos lá?

O que é CRLV? 

Se você já ficou naquela dúvida para saber o que é CRLV, saiba que esse documento é um dos mais importantes para o automóvel. 

Sem o Certificado de Registro de Licenciamento, você não pode circular com o automóvel nas ruas ou rodovias. Para estar em dia com as documentações, você deve pagar impostos, tributos estaduais como o IPVA e taxas. 

O artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o motorista deverá sempre portar o CRLV original e atualizado

Qual é a diferença entre CRLV e CRV? 

Já teve dúvidas sobre o que é CRLV e qual a diferença para o CRV? Bem, saiba que o CRV é o Certificado de Registro de Veículos e serve para identificar as características do automóvel. Assim, neste documento são informados o ano do veículo, modelo, número do Renavam, placa, combustível, cor etc.

Você recebe o documento sempre que emplacar o automóvel. O CRV sai junto com o Renavam, o nome e o endereço do proprietário do veículo. Também são incluídos o CPF ou CNPJ do proprietário, o Estado, Chassi entre outros dados. 

No passado, esse documento também era conhecido como DUT

Hoje, você deve entender que o CRV também é importante, pois ele deve ser modificado e preenchido caso o automóvel tenha alguma alteração ou seja feita uma venda. 

Outra diferença entre os documentos é que eles têm diferentes validades. Enquanto o CRLV é emitido anualmente, não há prazo para o CRV

Assim, é muito importante para qualquer dono de veículo saber o que é CRLV e CRV.

Como solicitar o CRV? 

Você deve pedir o documento sempre que precisar transferir um automóvel, mudar de residência ou sempre que o veículo tiver qualquer característica alterada. Essa é uma maneira de atualizar às autoridades de trânsito que você fez qualquer modificação em seu veículo.

Vale lembrar que em relação a transferência de propriedade, você terá 30 dias para tomar as providências em relação à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro do Veículo. Já nos outros casos, as providências serão imediatas. 

Agora que você entendeu o que é CRLV e sabe quando atualizar seu CRV. Veja quais documentos são necessários para emitir o primeiro CRV do seu veículo:  

  • Nota fiscal fornecida pelo fabricante, revendedor ou documento expedido por autoridade competente;
  • Documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículos importados por membros de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira e representantes de órgãos internacionais.
A imagem mostra um homem sentando, segurando e lendo um documento impresso.

É muito importante para os motoristas entenderem o que é CRLV, CRV e sempre manter esses dois documentos atualizados.

Como emitir a segunda via do CRV?

  • Certificado de licenciamento anual;
  • Certificado de registro de veículo anterior;
  • Certidão negativa de roubo ou furto do automóvel;
  • Comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados ou montados no veículo;
  • Comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, multas de trânsito vinculados ao carro, independente da responsabilidade pelas infrações cometidas;
  • Comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, de acordo com as regulamentações do Contran e do Conama. 

Quais documentos são obrigatórios para um automóvel?

Agora que você já entendeu o que é CRLV e CRV saiba que além desses, há outros documentos que são de porte obrigatório para você dirigir. Os documentos são:

Carteira Nacional de Habilitação – CNH

Todo condutor deve andar sempre com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o artigo 159, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de respeitar as leis de trânsito, o porte obrigatório da carteira informa ao agente de trânsito ou policial rodoviário se o motorista precisa de lentes ou óculos para dirigir. 

Caso você não ande com a Carteira de Habilitação, você sofrerá uma infração gravíssima, perderá 7 pontos na carteira e terá que pagar uma multa de R$ 191,54. Também terá o automóvel retido até cumprir a observação que está na CNH ou apresentar um condutor habilitado para retirá-lo. 

Certificado de Licenciamento Anual 

Segundo o artigo 133, do CTB, também é obrigatório o porte do documento de permissão para dirigir ou da CNH, quando o condutor estiver à direção do automóvel. 

O que fazer se perder algum desses documentos? 

Para você que perguntou o que é CRLV e também não quer se preocupar com a perda de documentos do automóvel, saiba que caso isso aconteça, você deverá solicitar a segunda via dos mesmos junto ao Detran da sua cidade. 

Como você viu neste artigo, é muito importante saber o que é CRLV e a diferença entre ele o CRV. Agora que você entendeu as diferenças, sabe que ambos os documentos são essenciais para você sair por aí de automóvel, não é verdade? Portanto, fique atento quanto a isso e ande em dia com a legislação! 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e confira outras dicas como essa! 

Botão CTA