Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

RENAVAM: qual a importância e como consultar?

Dicas Moura

RENAVAM: qual a importância e como consultar?

renavam
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Em um país como o Brasil, com milhões de veículos em circulação, o controle de informações sobre cada um desses automóveis é uma tarefa complexa e de extrema importância para a segurança de todos. É aqui que entra o Registro Nacional de Veículos Automotores, mais conhecido como RENAVAM: um marcador de 11 dígitos, presente na parte de trás do documento de cada veículo (CRLV).

Neste artigo, vamos explorar o que é este marcador, por que ele é tão importante, quais informações ele contém e como você pode consultá-las sem sair de casa.

Se você é proprietário de um veículo, está pensando em comprar um ou simplesmente quer entender melhor como funciona o sistema de registro de veículos no Brasil, continue com a gente!

O que é RENAVAM?

dois veículos estão estacionados paralelamente em um estacionamento externo.Um deles é vermelho, o outro é prata

A numeração presente atrás do CRV de todos os veículos funciona como um identificador único, com informações detalhadas sobre cada um deles

Ele é um número único que cada veículo possui, funcionando como uma espécie de “CPF” do carro. Ele funciona como identificador exclusivo que acompanha o automóvel desde o momento de sua fabricação até seu descarte, passando por todas as transações de compra e venda que possam ocorrer durante essa vida útil.

Nesse registro, presente no documento de cada modelo (e no site do DETRAN, como explicaremos mais adiante) é possível encontrar algumas informações cruciais para o reconhecimento de um automóvel, como:

  • Cor do veículo;
  • Placa;
  • Número do chassi;
  • Ano de fabricação;
  • Modelo do veículo.

Todos eles são fatores de identificação fundamentais para que as autoridades, os proprietários e futuros compradores possam checar se houveram mudanças significativas na estrutura do automotor, alterações em sua placa ou qualquer tipo de irregularidade perante a lei. 

O que pode ser feito com o Renavam?

Como uma maneira de identificar cada carro, moto ou caminhão de acordo com suas características únicas, o Registro Nacional de Veículos e Automotores pode ser utilizado em momentos de regularização ou inspeção. Nos tópicos abaixo, detalhamos um pouco sobre seu uso prático:

  • Segurança

Por representar um número único (e intransferível) de cada carro, o RENAVAM facilita a identificação e rastreamento dos automóveis e, consequentemente, ajuda na prevenção de roubos e furtos. 

Além disso, ele pode ajudar na recuperação de veículos perdidos, contando com um sistema de consulta rápido e eficaz e possibilitando o reconhecimento de qualquer automóvel de forma simples e online.

um policial está conversando com uma motorista, que permanece dentro do veículo enquanto faz expressões de descontentamento. Ele está anotando algumas informações em uma prancheta.

O registro dos veículos é importante para identificar roubos ou alterações em sua estrutura que não tenham sido oficialmente comunicados

  • Histórico do veículo

Como comentamos anteriormente, esse registro é como uma identidade do veículo. Por isso, ele contém informações como débitos em aberto (IPVA, por exemplo), multas pendentes e dados históricos sobre seu licenciamento.

Seu papel é fundamental na garantia de vendas seguras de automóveis usados e, no momento de uma transferência de veículos e da regularização de pendências perante a lei, é possível consultar diversos dados históricos que podem indicar modificações, acidentes e outras informações essenciais para o conhecimento do futuro dono.

  • Facilitar serviços

Finalmente, o RENAVAM é necessário para realizar uma série de serviços relacionados ao veículo: com ele em mãos, é possível evitar filas em postos de atendimento presenciais para fazer a consulta de débitos, o licenciamento anual, a transferência de propriedade e a comunicação de venda, por exemplo.

Isso porque, como todos esses códigos e dados históricos ficam armazenados online, basta ter o CRLV em mãos e acesso à rede de internet para realizar alguns desses serviços sem precisar se locomover até centros de atendimento presenciais.

Como consultar o Renavam?

um homem está sentado na mesa de sua cozinha enquanto consulta o número renavam através de seu computador

Agora que você já entendeu o que é e sua importância, que tal um passo a passo sobre como consultar o Registro Nacional de Veículos e Automotores?  Este é um processo bastante simples, que pode ser feito no site do DETRAN de cada estado. 

É só seguir o passo a passo que indicamos a seguir:

  1. Acesse o site do Detran da sua região: cada estado tem seu próprio site do Detran, onde você pode realizar uma série de serviços relacionados ao veículo, incluindo a consulta do registro do veículo;
  2. Procure pela opção de consulta de veículos: depois de chegar ao site de sua região, procure pela opção com título “Consulta de Veículos”, no menu de Serviços;
  3. Insira as informações necessárias: para consultar o número de identificação de qualquer automóvel, será preciso fornecer a placa do veículo e, em alguns casos, o número do chassi;
  4. Realize a consulta: após preencher as informações necessárias, clique no botão para realizar a consulta, indicando o número de 11 dígitos presente na parte de trás do CRLV.

É válido ressaltar que o Governo Federal também oferece um serviço online que permite a consulta de dados de veículos na base do Registro Nacional de Veículos Automotores. 

 

 

Se você chegou até aqui, pôde perceber que o RENAVAM é um código muito importante para verificar a autenticidade de automóveis, consultar seu histórico completo, realizar uma série de serviços importantes e colaborar com a segurança de todos. 

E se você quer conferir mais dicas sobre os documentos dos veículos, passos-a-passos didáticos e informações essenciais sobre o mundo automotivo, confira nosso blog!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Tabela de idade para cadeirinha no carro: o que diz a lei?

Muito se fala sobre a necessidade de levar motorista e passageiros em segurança em um carro. Há, ainda, diversos debates...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos