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Quais são as melhores motos para iniciantes? Entenda!

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Quais são as melhores motos para iniciantes? Entenda!

Escrito por: Baterias Moura

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Se você está prestes a realizar o sonho de ter sua primeira moto, parabéns! A liberdade, a agilidade e a economia que as duas rodas proporcionam são incríveis. Mas, com tantas opções no mercado brasileiro, a dúvida é grande: qual primeira moto comprar?

Acertar na melhor moto para iniciantes é crucial para o seu aprendizado ser tranquilo, seguro e prazeroso. Para isso, você precisa considerar alguns fatores importantes, como a altura do assento e peso da moto, a ergonomia, o tipo de freio (ABS/CBS), o consumo de combustível e os custos de manutenção e assistência.

Neste guia completo, vamos mostrar os critérios essenciais de escolha, bem como uma lista de modelos recomendados por categoria, detalhando os prós e contras de cada um. 

Aproveite!

O que você precisa saber antes de comprar a primeira moto?

Antes de sair pesquisando o modelo mais bonito, é fundamental entender que a moto ideal para começar é aquela que se adapta melhor ao seu corpo, à sua experiência e ao seu bolso. Não existe a “melhor moto do mundo”, mas sim a melhor para o seu contexto!

Por isso, avaliar alguns critérios é fundamental para garantir a confiança no seu dia a dia. São eles:

  • Altura do assento e apoio dos pés;
  • Peso e distribuição de massa;
  • Ergonomia e posição de pilotagem;
  • Consumo e autonomia;
  • Manutenção, peças e rede de assistência.

Saiba como cada um impacta na sua escolha.

Altura do assento e apoio dos pés

A altura do assento é um dos fatores mais críticos para quem está começando. A segurança para parar e arrancar no trânsito, ou mesmo para manobrar a moto parada, está diretamente ligada à capacidade de apoiar os pés no chão.

Por isso, você deve:

  • Medir a sua altura e, principalmente, o comprimento da sua perna;
  • Testar a moto parada e montada. O ideal é que você consiga apoiar pelo menos a ponta dos dois pés firmemente no chão, ou um pé inteiro (no caso de apoios alternados);
  • Evitar motos muito altas se você não tiver certeza do apoio, pois isso aumenta o risco de queda em paradas simples.

Peso e distribuição de massa

O peso da moto influencia diretamente a manobrabilidade, especialmente em baixa velocidade, no trânsito lento ou na hora de estacionar.

Assim, se você é iniciante, priorize motos mais leves (geralmente abaixo de 150 kg) e prefira modelos com centro de gravidade baixo, já que são mais fáceis de inclinar e manobrar.  

Lembre-se: uma moto leve e fácil de manusear permite que você se concentre mais nas regras de trânsito e na direção defensiva, e menos na luta para mantê-la em pé.

Ergonomia e posição de pilotagem

A ergonomia é como o seu corpo se encaixa na moto, determinando o conforto e o controle. Os tipos de motos mais comuns para iniciantes se encaixam em três posições principais:

  • Posição mais ereta (street e trail): você fica com a coluna reta ou levemente inclinada. Oferece ótimo conforto para o dia a dia e bom controle;
  • Posição neutra (scooter): pés apoiados no assoalho, corpo relaxado. Aqui, o foco é no conforto e na praticidade urbana;
  • Posição semi-inclinada (algumas street mais esportivas): leve inclinação para frente, podendo ser cansativa no começo.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível é um fator que impacta seus custos diários e mensais e, por isso, deve ser considerado no seu processo de decisão. Dessa forma, avalie o tamanho do tanque e o consumo médio urbano (km/litro).

Motos 125cc a 160cc, por exemplo, são geralmente as mais econômicas, chegando a fazer mais de 40 km/litro.

Manutenção, peças e rede de assistência

Uma moto para iniciante deve ser confiável e econômica de manter, acima de tudo. Modelos populares como Honda CG e Yamaha Factor/Fazer, por exemplo, têm peças baratas e fáceis de encontrar, além de inspeções mecânicas com valores mais previsíveis.

Além disso, uma rede ampla de concessionárias e oficinas independentes (como a rede de assistência técnica da Moura, para o sistema elétrico e de partida) significa que você nunca ficará na mão, não importa onde esteja.

Quais são as melhores motos para iniciantes no Brasil?

Homem testando uma moto vermelha em uma concessionária. Ao lado dela, existe uma vendedora em pé.

A melhor moto para iniciantes é aquela que se adapta completamente às suas necessidades e contexto.

As categorias que listamos são as mais populares e versáteis para quem está começando, com foco no uso urbano, aprendizado e baixo custo operacional. 

Lembre-se que as listas são indicativas e podem variar conforme a sua região e o ano-modelo do veículo. Por isso, é importante que você faça outras pesquisas complementares.

Street 125–160cc

Esta é, sem dúvida, a categoria mais comum para a primeira moto. As street são a espinha dorsal do mercado, oferecendo uma mobilidade diária e um aprendizado progressivo com ótimo custo-benefício.

Modelo Cilindrada Freio Prós Contras
Honda CG 160 (Fan/Start/Titan) 162 cc CBS/ABS Confiabilidade lendária, a maior rede de assistência, baixíssimo custo de manutenção e facilidade de revenda. Design muito popular, alvo fácil de roubos em algumas regiões.
Yamaha Factor 150 / Fazer 150 149 cc CBS/ABS Motor suave, posição confortável, bom acabamento e peças de qualidade. Rede de assistência menor, mas ainda muito eficiente.
Haojue DK 150 149 cc CBS Robusta, muito econômica, bom custo-benefício. Valor de revenda um pouco menor, rede de assistência menos capilarizada.

Scooter 110–160cc

Se o seu foco é total na praticidade urbana, a scooter é imbatível. Sua principal característica é a transmissão automática CVT (sem troca de marchas), que torna a pilotagem no trânsito muito mais fácil.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Transmissão automática;
  • Assoalho plano para carregar objetos;
  • Porta-objetos sob o banco;
  • Leveza;
  • Agilidade no trânsito.

Por outro lado, esses modelos contam com rodas menores, exigindo mais atenção a buracos; maior dificuldade para enfrentar subidas muito íngremes; e menor estabilidade em altas velocidades.

Modelo Cilindrada Freio Destaques
Honda Elite 125 125 cc CBS Leve, muito econômica, baixíssima altura do assento, ideal para iniciantes de menor estatura.
Honda PCX 160 160 cc ABS Conforto superior, ABS, boa autonomia, excelente porta-objeto.
Yamaha NMax 160 160 cc ABS Desempenho equilibrado, ABS nas duas rodas, excelente posição de pilotagem para viagens curtas.

Trail leve 150–190cc

A moto Trail leve é perfeita para quem tem que enfrentar pisos irregulares, ruas de terra ou buracos no dia a dia. Elas têm suspensão mais alta, rodas maiores e uma posição de pilotagem ereta que oferece uma visão elevada do trânsito.

Conforto em pisos ruins, maior vão livre do solo e ergonomia que favorece pilotos mais altos são alguns dos benefícios desse tipo de modelo. 

As desvantagens são: 

  • Altura do assento elevada (pode ser problema para os mais baixos);
  • Centro de gravidade um pouco mais alto.
Modelo Cilindrada Freio Destaques
Honda NXR 160 Bros 162 cc CBS Robustez de moto de trabalho, conforto em vias esburacadas, alto valor de revenda.
Yamaha Crosser 150 149 cc ABS/CBS Condução previsível, ABS opcional (geralmente na roda dianteira), bom desempenho na estrada.
Honda XRE 190 184 cc ABS Opção acima em cilindrada, ABS de série, excelente postura trail amigável.

Quantas cilindradas são ideais para começar?

Para a maioria dos iniciantes, motos entre 125 cc e 160 cc atendem perfeitamente às necessidades na cidade, além de oferecerem uma curva de aprendizado segura, com potência suficiente para o trânsito urbano, mas sem serem ariscas demais.

Em resumo:

  • 125 cc — 160 cc: ideal para começar. Leves, econômicas e potentes o suficiente para o uso diário;
  • 250 cc — 300 cc: podem ser consideradas em uma transição, se o piloto já fez aulas, tem uma ACC/CNH A e busca um uso mais intenso na estrada ou em rodovias;
  • Acima de 600 cc: não são recomendadas como primeira moto. Potência e peso excessivos exigem técnica, anos de experiência e muita responsabilidade. Começar com uma 600cc pode ser perigoso e desnecessariamente caro.

Dicas para quem vai comprar a primeira moto

Com a moto escolhida, é hora de pensar nos próximos passos: sua segurança, a papelada e a manutenção.

Segurança: o piloto é o equipamento principal

Não economize em segurança! Utilize sempre equipamentos de proteção, como capacetes certificados pelo Inmetro, luvas, jaquetas com proteção e botas/tênis resistentes. 

Além disso, faça aulas práticas com instrutor habilitado e, após a CNH, pratique em locais seguros e vazios (estacionamentos, por exemplo), aplicando as técnicas de direção defensiva. 

Documentos e regularização: nada de dor de cabeça

Para pilotar legalmente no Brasil, você precisa:

  • Ter a CNH na categoria A (obrigatória para pilotagem de motos);
  • Ter sua moto emplacada e com licenciamento (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e IPVA atualizados.

Um aspecto que não é obrigatório, mas pode auxiliar na rotina é adquirir um seguro de moto, crucial em caso de imprevistos, inclusive para problemas de partida.

Manutenção básica para iniciantes

Mecânico de costas segurando uma chave de fenda prateada.

Manter sua moto com a manutenção em dia auxilia na sua saúde financeira e segurança durante a pilotagem.

Motos são mais expostas e exigem atenção constante. Por isso:

  • Se atente aos intervalos de revisão: siga à risca o manual do fabricante! As primeiras revisões (1.000, 3.000 ou 6.000 km, dependendo da marca) são fundamentais para manter a garantia e para a manter a manutenção preventiva.
  • Sempre verifique a bateria: evite deixar a moto parada por longos períodos. Se a partida estiver fraca, os faróis piscando ou o painel apresentando falhas, o ideal é procurar um especialista para um diagnóstico do sistema elétrico antes de ter um problema maior.

Para quem está começando, é essencial saber da importância de ter uma bateria de qualidade e de alta tecnologia no dia a dia, como uma Moura — líder em baterias na América do Sul, com produtos desenvolvidos especificamente para as condições brasileiras e para cada tipo de moto (das mais leves até as de alta cilindrada). E que, além disso, conta com assistência técnica em todo o Brasil.

A compra da primeira moto é um momento de alegria e, com as informações certas, de muita segurança. Lembre-se: a melhor moto para iniciantes é aquela que se encaixa no seu corpo e no seu orçamento.


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Sobre o autor

Baterias Moura

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