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Se você está prestes a realizar o sonho de ter sua primeira moto, parabéns! A liberdade, a agilidade e a economia que as duas rodas proporcionam são incríveis. Mas, com tantas opções no mercado brasileiro, a dúvida é grande: qual primeira moto comprar?
Acertar na melhor moto para iniciantes é crucial para o seu aprendizado ser tranquilo, seguro e prazeroso. Para isso, você precisa considerar alguns fatores importantes, como a altura do assento e peso da moto, a ergonomia, o tipo de freio (ABS/CBS), o consumo de combustível e os custos de manutenção e assistência.
Neste guia completo, vamos mostrar os critérios essenciais de escolha, bem como uma lista de modelos recomendados por categoria, detalhando os prós e contras de cada um.
Aproveite!
Antes de sair pesquisando o modelo mais bonito, é fundamental entender que a moto ideal para começar é aquela que se adapta melhor ao seu corpo, à sua experiência e ao seu bolso. Não existe a “melhor moto do mundo”, mas sim a melhor para o seu contexto!
Por isso, avaliar alguns critérios é fundamental para garantir a confiança no seu dia a dia. São eles:
Saiba como cada um impacta na sua escolha.
A altura do assento é um dos fatores mais críticos para quem está começando. A segurança para parar e arrancar no trânsito, ou mesmo para manobrar a moto parada, está diretamente ligada à capacidade de apoiar os pés no chão.
Por isso, você deve:
O peso da moto influencia diretamente a manobrabilidade, especialmente em baixa velocidade, no trânsito lento ou na hora de estacionar.
Assim, se você é iniciante, priorize motos mais leves (geralmente abaixo de 150 kg) e prefira modelos com centro de gravidade baixo, já que são mais fáceis de inclinar e manobrar.
Lembre-se: uma moto leve e fácil de manusear permite que você se concentre mais nas regras de trânsito e na direção defensiva, e menos na luta para mantê-la em pé.
A ergonomia é como o seu corpo se encaixa na moto, determinando o conforto e o controle. Os tipos de motos mais comuns para iniciantes se encaixam em três posições principais:
O consumo de combustível é um fator que impacta seus custos diários e mensais e, por isso, deve ser considerado no seu processo de decisão. Dessa forma, avalie o tamanho do tanque e o consumo médio urbano (km/litro).
Motos 125cc a 160cc, por exemplo, são geralmente as mais econômicas, chegando a fazer mais de 40 km/litro.
Uma moto para iniciante deve ser confiável e econômica de manter, acima de tudo. Modelos populares como Honda CG e Yamaha Factor/Fazer, por exemplo, têm peças baratas e fáceis de encontrar, além de inspeções mecânicas com valores mais previsíveis.
Além disso, uma rede ampla de concessionárias e oficinas independentes (como a rede de assistência técnica da Moura, para o sistema elétrico e de partida) significa que você nunca ficará na mão, não importa onde esteja.

A melhor moto para iniciantes é aquela que se adapta completamente às suas necessidades e contexto.
As categorias que listamos são as mais populares e versáteis para quem está começando, com foco no uso urbano, aprendizado e baixo custo operacional.
Lembre-se que as listas são indicativas e podem variar conforme a sua região e o ano-modelo do veículo. Por isso, é importante que você faça outras pesquisas complementares.
Esta é, sem dúvida, a categoria mais comum para a primeira moto. As street são a espinha dorsal do mercado, oferecendo uma mobilidade diária e um aprendizado progressivo com ótimo custo-benefício.
| Modelo | Cilindrada | Freio | Prós | Contras |
| Honda CG 160 (Fan/Start/Titan) | 162 cc | CBS/ABS | Confiabilidade lendária, a maior rede de assistência, baixíssimo custo de manutenção e facilidade de revenda. | Design muito popular, alvo fácil de roubos em algumas regiões. |
| Yamaha Factor 150 / Fazer 150 | 149 cc | CBS/ABS | Motor suave, posição confortável, bom acabamento e peças de qualidade. | Rede de assistência menor, mas ainda muito eficiente. |
| Haojue DK 150 | 149 cc | CBS | Robusta, muito econômica, bom custo-benefício. | Valor de revenda um pouco menor, rede de assistência menos capilarizada. |
Se o seu foco é total na praticidade urbana, a scooter é imbatível. Sua principal característica é a transmissão automática CVT (sem troca de marchas), que torna a pilotagem no trânsito muito mais fácil.
Entre as principais vantagens, podemos citar:
Por outro lado, esses modelos contam com rodas menores, exigindo mais atenção a buracos; maior dificuldade para enfrentar subidas muito íngremes; e menor estabilidade em altas velocidades.
| Modelo | Cilindrada | Freio | Destaques |
| Honda Elite 125 | 125 cc | CBS | Leve, muito econômica, baixíssima altura do assento, ideal para iniciantes de menor estatura. |
| Honda PCX 160 | 160 cc | ABS | Conforto superior, ABS, boa autonomia, excelente porta-objeto. |
| Yamaha NMax 160 | 160 cc | ABS | Desempenho equilibrado, ABS nas duas rodas, excelente posição de pilotagem para viagens curtas. |
A moto Trail leve é perfeita para quem tem que enfrentar pisos irregulares, ruas de terra ou buracos no dia a dia. Elas têm suspensão mais alta, rodas maiores e uma posição de pilotagem ereta que oferece uma visão elevada do trânsito.
Conforto em pisos ruins, maior vão livre do solo e ergonomia que favorece pilotos mais altos são alguns dos benefícios desse tipo de modelo.
As desvantagens são:
| Modelo | Cilindrada | Freio | Destaques |
| Honda NXR 160 Bros | 162 cc | CBS | Robustez de moto de trabalho, conforto em vias esburacadas, alto valor de revenda. |
| Yamaha Crosser 150 | 149 cc | ABS/CBS | Condução previsível, ABS opcional (geralmente na roda dianteira), bom desempenho na estrada. |
| Honda XRE 190 | 184 cc | ABS | Opção acima em cilindrada, ABS de série, excelente postura trail amigável. |
Para a maioria dos iniciantes, motos entre 125 cc e 160 cc atendem perfeitamente às necessidades na cidade, além de oferecerem uma curva de aprendizado segura, com potência suficiente para o trânsito urbano, mas sem serem ariscas demais.
Em resumo:
Com a moto escolhida, é hora de pensar nos próximos passos: sua segurança, a papelada e a manutenção.
Não economize em segurança! Utilize sempre equipamentos de proteção, como capacetes certificados pelo Inmetro, luvas, jaquetas com proteção e botas/tênis resistentes.
Além disso, faça aulas práticas com instrutor habilitado e, após a CNH, pratique em locais seguros e vazios (estacionamentos, por exemplo), aplicando as técnicas de direção defensiva.
Para pilotar legalmente no Brasil, você precisa:
Um aspecto que não é obrigatório, mas pode auxiliar na rotina é adquirir um seguro de moto, crucial em caso de imprevistos, inclusive para problemas de partida.

Manter sua moto com a manutenção em dia auxilia na sua saúde financeira e segurança durante a pilotagem.
Motos são mais expostas e exigem atenção constante. Por isso:
Para quem está começando, é essencial saber da importância de ter uma bateria de qualidade e de alta tecnologia no dia a dia, como uma Moura — líder em baterias na América do Sul, com produtos desenvolvidos especificamente para as condições brasileiras e para cada tipo de moto (das mais leves até as de alta cilindrada). E que, além disso, conta com assistência técnica em todo o Brasil.
A compra da primeira moto é um momento de alegria e, com as informações certas, de muita segurança. Lembre-se: a melhor moto para iniciantes é aquela que se encaixa no seu corpo e no seu orçamento.
〽️ Energia para mover o futuro.

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