às |Atualizado às
Se você tem uma moto usada para passeios de final de semana ou aventuras esporádicas, talvez já tenha percebido que deixá-la parada por alguns dias ou meses pode trazer alguns sustos na hora de ligar. A principal preocupação é a bateria, que pode descarregar com mais facilidade quando a moto fica desligada por um bom tempo. E, se esse descarregamento não for cuidado, pode dificultar ou até impossibilitar a partida quando você precisar.
Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre moto parada, os riscos de descarregar a bateria e como manter sua bateria em perfeito estado mesmo com o uso ocasional.
Acompanhe!
As baterias de motos, especialmente as de chumbo-ácido, gel ou AGM, precisam de manutenção periódica mesmo quando o veículo não está em uso. Quando uma moto permanece desligada por um período prolongado, o consumo de energia por componentes como o relógio, o sistema elétrico e até pequenos vazamentos internos, pode descarregá-la lentamente.
Se o veículo ficar semanas ou meses parado, há uma grande chance de a bateria perder carga totalmente ou ao ponto de não conseguir mais fornecer energia suficiente para dar partida.
O período de repouso da moto varia conforme o tipo de bateria. Alguns modelos, especialmente as de chumbo-ácido abertas, podem começar a descarregar após cerca de 2 a 4 semanas de inatividade. Já as baterias de gel ou AGM, que possuem maior estabilidade, podem suportar até 2 meses ou mais, desde que armazenadas de forma adequada.
Porém, uma regra geral é verificar a carga da bateria antes de deixá-la parada por mais de uma semana. Se estiver abaixo de 12,4 volts, o ideal é fazer um carregamento completo antes de guardar.
Como citado anteriormente, deixar a moto parada por muito tempo pode acarretar diversos problemas. Os principais são:
Conheça mais sobre cada um a seguir.
Quando a bateria fica sem carga por um período prolongado, ela pode sofrer sulfatação ou até perder capacidade permanentemente, especialmente se for de chumbo-ácido. Isso aumenta o risco de precisar trocar a bateria mais cedo do que o normal.
A descarga excessiva pode comprometer componentes eletrônicos, como a centralina, sensor e outros dispositivos. Muitos desses componentes, se atingidos por picos de voltagem causados por resistência baixa na bateria, podem queimar, diminuindo suas durabilidades e gerando custos altos de reparo.
Mesmo que a bateria não descarregue totalmente, ela pode perder a eficiência com o tempo, dificultando o acionamento da moto após longos períodos sem uso.

Ligue sua moto semanalmente para evitar problemas na bateria.
Se planeja utilizar a moto após um período de pausa, o ideal é verificar o estado da bateria com um multímetro ou um testador de carga. Caso o nível esteja abaixo de 12,4 V, considere carregá-la antes de usá-la.
Para quem usa a moto de forma esporádica, uma ótima prática é ligá-la uma vez por semana ou a cada 10 dias, deixando-a funcionar por pelo menos 10 minutos. Isso ajuda a recarregar a bateria e evitar o descarregamento total.
Existem carregadores de bateria específicos para motos que regulam a carga de forma segura e contínua, mantendo o componente sempre em bom estado sem o risco de sobrecarga.
A primeira coisa para se ter em mente é evitar fazer chupeta (ponte de carga) por conta própria, principalmente se você não tiver experiência. Esse procedimento pode gerar curtos, queimar componentes ou causar acidentes. Sempre procure profissionais qualificados ou utilize um carregador específico para baterias de moto.
Para carregá-la, você pode utilizar:
Ressaltamos que, ao fazer qualquer procedimento de carga, siga as instruções do fabricante e priorize a segurança.
Além do uso de carregador de manutenção, alguns cuidados adicionais ajudam a preservar a bateria e o veículo:
Manter a sua bateria para moto em bom estado, mesmo quando ela fica parada por longos períodos, é fundamental para garantir que sua moto estará sempre pronta para o uso, seja para passear ou aventuras inesquecíveis. Com cuidados simples você pode evitar dores de cabeça e gastos inesperados!
〽️ Energia para mover o futuro.

© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CNPJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições
A Moura
Carreiras