Uma das peças mais importantes para o funcionamento da suspensão de um veículo é a bieleta. A peça é uma parte de todo o sistema de suspensão, já que auxilia essa parte do carro, proporcionando uma melhor estabilidade e garantindo uma melhor dirigibilidade.

Mas a função da bieleta para a suspensão do carro vai muito além disso. Neste artigo, você vai entender o que ela é e qual a sua importância para todo o sistema. Confira!

O que é bieleta?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é bieleta e onde ela é encontrada no seu veículo. Como dissemos acima, a bieleta é uma peça que faz parte do sistema de suspensão.

Ela é posicionada na barra estabilizadora, transmitindo os movimentos compensatórios para o sistema de suspensão.

Só para exemplificar, ela é uma haste metálica que liga a barra estabilizadora ao sistema de suspensão. Para garantir um melhor desempenho de sua função, ela é fixada nas extremidades do sistema através de pinos ou buchas.

Dessa forma, a peça é uma das principais responsáveis pelo bom funcionamento de todo o sistema de suspensão. Porém, sua função vai bem além disso.

Qual a função da bieleta?

Você sabe para que mais serve a bieleta? Qual função essa peça desempenha para o veículo? Apesar de auxiliar no sistema de suspensão, a peça também é responsável por melhorar a dirigibilidade, garantindo também uma maior estabilidade ao veículo. Ou seja, ela também tem como função atuar como uma articulação para o sistema de suspensão.

Atuando como uma conexão, a peça tem o objetivo de transferir a força dinâmica nas curvas. Esse processo é feito pela bieleta dianteira e pela bieleta de suspensão.

Bieleta dianteira

A bieleta dianteira é a peça que auxilia na transmissão de impacto e força, sendo um importante componente durante as inclinações. Com isso, ela garante mais segurança no atrito de toda a área do pneu com o solo.

Bieleta de suspensão

A bieleta de suspensão também está localizada no sistema de suspensão e possui uma fixação na barra estabilizadora, seja por meio de buchas ou de pinos.

Desse modo, o funcionamento em conjunto da bieleta de suspensão com a barra estabilizadora possibilita que as rodas girem de forma simultânea.

Como saber se a bieleta está ruim?

Homem em pé observando a bieleta de um carro

Para saber se a bieleta do sistema de suspensão está ruim, é preciso ficar atento a alguns sinais.

Em razão da importância que a bieleta tem para todo o sistema de suspensão, é importante manter o devido cuidado com a peça. Mas como saber se a bieleta está ruim? Quais os sinais de que a peça precisa ser revisada ou substituída?

Em geral, o componente apresenta defeitos quando está gasto ou folgado. Quando a peça está folgada ela costuma causar um barulho incômodo e constante. O som é semelhante ao de um porta-malas aberto, e vai aumentando gradativamente com o passar dos anos.

O barulho também surge quando há uma falta de lubrificação da bieleta, o que é detectado através de uma manutenção e revisão do seu sistema de suspensão.

O que causa o defeito?

A peça pode ser danificada tanto em razão do tempo, por desgaste natural após um determinado período, ou em razão das condições da via.

Em geral, buracos e solavancos mais fortes são fatores que ocasionam este defeito, tanto na bieleta dianteira quanto na bieleta de suspensão.

Portanto, é importante que você realize a troca da peça assim que identificar o problema, já que isso evita, por exemplo, que novos problemas surjam em toda a suspensão do seu carro.

O que fazer em caso de defeito

Por se tratar de um componente mais simples do sistema de suspensão, a troca da bieleta é feita rapidamente. Porém, o procedimento deve ser feito por quem tenha experiência na área. Isso porque a troca exige uma certa atenção, especialmente em relação a marca e modelo da peça a ser substituída.

Todo o processo de reposicionamento de montagem exige certa experiência, sendo necessário também realizar, após a troca, o alinhamento do veículo, garantindo uma melhora na dirigibilidade.

Agora que você já sabe a importância de manter a bieleta do seu veículo sempre em boas condições para garantir mais estabilidade e conforto durante suas viagens, aproveite para conferir outras dicas e recomendações no blog Moura. Clique aqui e confira mais!

Peça sua bateria online