
Tipos de freio: veja quais são e seu funcionamento
Entenda aqui tudo sobre os diferentes tipos de freio e o funcionamento de cada um deles:
Há diversos tipos de freio e, independente do tipo que você utiliza em seu automóvel, é comum que com o tempo haja um desgaste natural do sistema de frenagem. Sendo assim, você deve estar preparado para fazer a substituição de pastilhas de freio, de lonas, discos, do fluído do freio e também dos tambores.
Para entender quais os tipos de freio que um carro pode ter, como eles funcionam e quais cuidados devem ser tomados, confira nosso conteúdo!
Quais são os tipos de freio de carro?
Há vários tipos de freios, como o freio de mão, que te ajuda a estacionar; os freios ABS com sistema de frenagem antitravamento; e os freios a disco e a tambor, que são os mais comuns.
Confira um pouco mais sobre cada um deles:
Freio de mão
Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. Seja qual for o nome dado à ele, este é um componente essencial para a segurança dos automóveis.
Como funciona o freio de mão
Sendo um tipos de freio mais importantes do automóvel, o freio de mão é utilizado sempre que o motorista quer estacionar. Esse item também é totalmente independente dos principais sistemas do veículo.
O freio de mão possui um sistema de cabos de aço que são ativados por uma alavanca que é acionada. Ao puxar o freio, você trava as rodas traseiras do carro. Esse tipo de freio é muito utilizado em locais planos ou em descidas íngremes.
Freio ABS
Já o freio ABS é um dos tipos de freio mais seguros, pois ele trava totalmente o automóvel, mesmo se você estiver em alta velocidade e precisar frear bruscamente.
Como funciona o freio ABS
O sistema desse tipo de freio detecta uma forma de frenagem que é aplicada nas quatro rodas do veículo. Por causa disso, o freio ABS corrige qualquer problema que pode fazer o carro derrapar, sendo uma peça essencial para evitar acidentes.
Freio a disco
A maioria dos automóveis produzidos no Brasil sai de fábrica com freio a disco. Esse é um dos tipos de freio usado nas rodas dianteiras.

O freio a disco é um dos tipos de freio que funciona por um sistema hidráulico.
Como funciona o freio a disco
Este tipo de freio funciona a partir de um sistema hidráulico. As pastilhas comprimem um disco que está ligado à roda e fazem a roda parar de acordo com a fricção realizada.
Freio a tambor
O freio a tambor se conecta com as rodas. Este freio fica parado por calços ou lonas e é ativado de maneira hidráulica, causando pressão contra o tambor e contra as rodas.
Como funciona o freio a tambor
Quando você utiliza o freio a tambor, há a expansão dos pistões hidráulicos, causada pela transmissão do fluido. Isso empurra as placas (também conhecidas como sapatas) de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda.
Quais cuidados tomar com o componente?
Independente de qual dos tipos de freio, esse é um item muito importante para a segurança do automóvel. Portanto, é importante que você faça a manutenção preventiva, tome cuidado com a troca e peça ajuda a um profissional da sua confiança para que faça o serviço. Também é importante seguir as demais dicas:
Troque as pastilhas de freio
A orientação do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi – Brasil) é a seguinte: a troca das pastilhas de freio precisa ser realizada sempre que a espessura das pastilhas estiver abaixo de 2 mm. Isso evitará problemas com a segurança do automóvel.
Preste atenção nos discos de freio
Os discos de freio do carro também merecem a sua atenção. Se eles estiverem dentro do limite, você poderá condicioná-los. Caso o contrário, você deverá substituí-los.

Independente de qual dos tipos de freio está dando problema no seu carro, é importante fazer a manutenção preventiva de outros componentes.
Tenha cuidado com as novas pastilhas de freio
Para não perder a eficiência dos freios quando precisar acioná-los, você deve andar mais devagar após colocar novas pastilhas. Isso porque o assentamento preciso só ocorrerá após 500km rodados (métrica para em regiões urbanas).
Fique de olho no eixo traseiro do automóvel
Os freios das rodas dianteiras desgastam-se mais. No entanto, é importante que você fique de olho nos componentes do eixo traseiro. Não coloque a sua segurança e nem da sua família em risco.
O fluido do freio deve ser trocado?
O fluido do freio deve ser trocado a cada dois anos. Essa manutenção é importante para evitar que o fluido absorva a umidade e forme bolinhas de água que podem fazer a substância ferver.
Portanto, quando realizar a manutenção no freio do seu automóvel, você já sabe que é importante ver se está na hora de trocar o fluido do freio, não é verdade? Para evitar prejuízos com o seu carro, não deixe de observar esse item que é tão importante!
Agora que você já sabe quais são os tipos de freio, poderá ficar mais atento à manutenção preventiva e à revisão do seu automóvel. Para que todos os componentes do seu carro tenham um bom desempenho, utilize uma bateria automotiva que garanta o melhor desempenho.
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Publicado em 02 de dezembro de 2020