às |Atualizado às
O sistema de ar-condicionado automotivo vai além de oferecer conforto ao motorista e passageiros. Ele também oferece segurança, uma vez que proporciona a possibilidade de andar por grandes centros urbanos com os vidros fechados. No entanto, para que esse dispositivo tenha um bom funcionamento, é importante entender como funciona o ar-condicionado do carro e qual é a importância da higienização do ar-condicionado automotivo.
Saiba também que o ar-condicionado no carro só funciona com eficiência se você tiver com a parte elétrica do automóvel em dia e uma boa bateria automotiva. Isso porque o bom funcionamento de todos os dispositivos elétricos e eletrônicos do veículo dependem de uma bateria de qualidade.
Preparamos esse post para que você aprenda tudo sobre o sistema de ar-condicionado automotivo. Nele, vamos apresentar as principais diferenças entre os modelos de ar-condicionado veicular, além de esclarecer outras dúvidas sobre o assunto. E aí, ficou interessado em aprender tudo com a Moura? Siga com a leitura!
Foi a partir de 1980 que o ar-condicionado no carro tornou-se mais acessível aos proprietários de automóveis e saiu da lista de itens de luxo. Da década de 80 para cá, o sistema de ar-condicionado evoluiu, dando origem a quatro tipos de ar-condicionado veicular, como mostraremos a seguir.
É o modelo mais comum de sistema de ar-condicionado automotivo. A escolha da temperatura é manual e você tem botões rotatórios que rumam à parte azul (frio) ou vermelha (quente). Neste sistema, o botão de números aponta a intensidade que o aparelho funcionará. A temperatura é escolhida, em modelo de escala, pelo usuário. Também é definida a velocidade do ventilador e há necessidade de operar a circulação do ar.
Com esse modelo de ar-condicionado no carro você não precisa mudar a temperatura. Ele é analógico, porém há controle automático. Os botões continuam giratórios, mas por ser um sistema diferente do primeiro, ele se ajusta conforme à necessidade.

O sistema de ar condicionado automotivo pode ser analógico, com controle automático, digital ou digital com controle automático.
Esse aparelho é totalmente digital. O usuário deste sistema de ar-condicionado automotivo controla os botões com as informações em uma tela. Alguns modelos têm tela touch, um sistema sensível ao toque e que garante maior precisão na escolha da temperatura.
O que diferencia nesse tipo de ar são os sensores, eles mantém a temperatura interna do veículo de acordo com a escolha do condutor do automóvel. Assim, o sistema atende o desejo dos passageiros e evita que o usuário tenha que ajustar o ar. Este modelo vem de fábrica em alguns veículos mais tecnológicos e, com isso, agrega mais valor ao automóvel.
A resposta de como funciona o ar-condicionado do carro gira em torno de uma central elétrica em boas condições, já que ela acopla a embreagem do ar-condicionado. Além dela, mangueiras, conectores e tubos são essenciais para o dispositivo.
Caso você tenha mais dúvidas de como funciona o ar-condicionado automotivo, você deve pedir orientação a um mecânico de sua confiança. Ele poderá ajudar com outras informações e especificações técnicas.
Veja agora os problemas mais comuns do ar-condicionado automotivo:
O ar-condicionado no carro pode não resfriar por problemas no compressor e, para resolver o problema, você deve lubrificar a peça várias vezes. Se, mesmo que por pouco tempo, o equipamento não estiver lubrificado, você pode ter esse tipo de problema.

Os problemas mais comuns que podem ser encontrados em um sistema de ar condicionado automotivo têm a ver com falhas elétricas, bateria arriada ou falta de lubrificação no compressor.
Outro problema comum no sistema de ar-condicionado automotivo são as falhas elétricas. Nesse caso, os ventiladores não funcionam da forma adequada, apenas ventilando e não expelindo os ares pelas saídas. Nesse processo, o ar não gela em todo o automóvel e sobrecarrega o sistema.
Para todos os sistemas elétricos e eletrônicos do automóvel funcionarem, é preciso de uma boa bateria. E se a peça não for de boa qualidade e estiver arriada, o sistema de ar-condicionado automotivo não gela. Então, faça o teste da sua bateria para ver a eficiência da peça e garantir o conforto em seu carro.
A importância da higienização do ar-condicionado automotivo vai além do conforto. Quando você cuida deste sistema, trocando seu filtro, por exemplo, está evitando desgaste da peça, mau cheiro no automóvel e dificuldade no sistema de ventilação.
Portanto, troque o filtro para fazer a limpeza do ar-condicionado. Como o próprio nome diz, este item filtra as impurezas do ar e bloqueia a entrada de maus odores no veículo. Para garantir uma limpeza eficiente, leve o automóvel ao mecânico. Ele utilizará equipamentos e produtos especiais para remover o pó e proteger o seu carro contra fungos e bactérias.
Agora que você já sabe como funciona o ar-condicionado automotivo, preste atenção também na bateria automotiva. Não se esqueça que a peça é a grande responsável pela eficiência do ar-condicionado. É ela quem fornece a energia necessária para o dispositivo funcionar.
Para conhecer as melhores baterias para o seu sistema de ar-condicionado automotivo, confira os produtos da Moura. A empresa oferece a tecnologia que você precisa para usar todos os dispositivos elétricos e eletrônicos do seu automóvel sem maiores preocupações.
E aí, quer também saber onde encontrar as melhores baterias?
〽️ Energia para mover o futuro.

© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CNPJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições
A Moura
Carreiras