às |Atualizado às
Imagine a situação: você está atrasado para o trabalho, vira a chave do carro e… nada acontece… Este é um sinal clássico de que sua bateria está fraca. Mas como evitar esse cenário? A resposta está no teste regular da sua bateria automotiva, seja por você mesmo ou em um local autorizado. O teste de bateria é uma prática para todo motorista ficar atento, já que permite identificar problemas antes que eles se tornem emergências.
Um teste simples pode revelar se a bateria está perdendo sua capacidade de carga, se há problemas no sistema de carregamento ou até se ela está próxima do fim de sua vida útil.
Mas o que é esse teste e como fazê-lo? Não se preocupe, neste conteúdo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ficou interessado? Acompanhe!
O teste de bateria é um procedimento que avalia o funcionamento da bateria automotiva. Ele também deve ser feito para garantir que a bateria não vai acabar de repente.
Dessa maneira, você evita imprevistos e aprende a rentabilizar o dinheiro na manutenção do seu carro. Assim, também consegue diminuir o stress e usufruir de tudo o que o automóvel oferece sem perda de performance.
Para começarmos aqui, é importante, primeiro, entender os principais motivos de ter atenção a essa prática, e são eles:
Há sinais e épocas específicas que podem fragilizar o funcionamento da bateria de um carro. Um dos principais sintomas de que a bateria está fraca é quando o automóvel apresenta dificuldades em dar partida no motor. Geralmente, isso acontece pela manhã e você é obrigado a virar a chave várias vezes para ver se o seu carro funciona.
Outra dica é observar o comportamento do carro durante uma viagem, se ele se mantém estável ou se é possível reconhecer momentos de picos e baixas de energia.
A bateria também pode apresentar problemas se o carro estiver parado há muito tempo. Mesmo desligado, o carro requer pequenas cargas de energia para alguns componentes, o que pode fazer com que a bateria gradualmente descarregue.
Para ficar por dentro, veja como funciona a bateria automotiva e a escolha da amperagem da peça, no infográfico abaixo:
Como você tem visto, muitas vezes o recomendado é realizar um teste para averiguar a situação da bateria veicular. Entenda, a seguir, de que forma realizar o teste de bateria:
A recomendação, principalmente se você não se sentir confortável em utilizar um multímetro para aferição, é levar a bateria na rede autorizada do fabricante para que seja feito o teste de bateria. Lá, o técnico responsável poderá realizar os procedimentos adequados.
Não é recomendado tentar fazer a manutenção por conta própria quando não se possui familiaridade com o equipamento, uma vez que um passo errado — como fechar um curto-circuito por utilizar a função errada do multímetro — pode ser o suficiente para prejudicar a sua peça permanentemente.
Inclusive, para facilitar a sua procura nesses casos, a Moura disponibiliza em seu site a lista de todos os seus distribuidores.
O multímetro é um aparelho que serve para fazer o teste de bateria. Ele possibilita a checagem da tensão, mostrando a carga da peça.
No entanto, antes do técnico começar a medição, ele seguirá todas as medidas de precaução que devem ser tomadas para evitar acidentes com equipamentos elétricos.
Antes de mais nada, uma coisa é muito importante no uso do multímetro: é imprescindível que ele esteja configurado na função Voltímetro (medidor de tensão em Volts DC). Para quem não tem muita prática é comum a confusão com outras funções, como a de amperímetro, o que pode levar a um curto-circuito se os contatos forem posicionados de forma errada, podendo gerar choques elétricos e comprometer a integridade da bateria.
Em seguida você, ou o técnico autorizado, se for o caso, deve conectar o cabo negativo do multímetro (normalmente preto ou azul) no polo negativo da bateria e o cabo positivo (normalmente vermelho) no polo positivo.
O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas se ele mostra algo entre 12.3V e 12.8V com a bateria em repouso, ou seja, com o carro desligado, significa que a bateria está carregada. Agora, se o leitor mostrar 12,2 V ou menos, sua bateria está descarregada.
O teste não para por aí. Agora peça para alguém dar a partida no carro e continue de olho no visor do multímetro. Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso mostrará uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.
Está gostando dos conteúdos da Moura? Então continue sua leitura com a gente e saiba como e onde encontrar a melhor revenda de baterias ou confira o nosso Web Stories sobre amperagem, para ficar ainda mais por dentro do funcionamento do seu automóvel!
E lembre-se: quem pode te ajudar com profissionais especializados quando você mais precisa de uma solução segura é o Moura Fácil, o delivery de baterias oficial da Moura! Na hora que você precisar trocar sua bateria, um técnico vai até você com entrega, instalação e testagem grátis!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições