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Pisa na embreagem, engata a primeira e o carro dá partida. Pisa na embreagem, coloca a segunda e, quando o carro começa a pegar mais velocidade, pisa na embreagem de novo. Mas, afinal, o que é embreagem de veicular?
Não há dúvida de que a embreagem é o componente mais usado pelo motorista dentro do carro, junto ao volante. Assim, os dois compõem basicamente a ligação entre quem dirige e o motor, e é pelos dois que a velocidade é controlada. Contudo, muitos motoristas não entendem por completo o funcionamento desse sistema fundamental para todo o carro.
A embreagem é muito mais ampla do que apenas o pedal, no qual o motorista pisa para trocar as marchas em carros de embreagem mecânica. Entender para que serve a embreagem passa por compreender quais são esses componentes e como eles estão relacionados entre si.
Uma embreagem bem utilizada dura, em média, de 80 000 a 120 000 km, mas maus hábitos podem encurtar esse intervalo para menos de 40 000 km. A troca completa — platô, disco e rolamento — custa de R$ 1 200 a R$ 3 000 em carros populares e supera R$ 6 000 em modelos turbo ou 4×4.
Conhecer a função de cada peça ajuda a identificar sintomas precoces de desgaste, planejar a manutenção e evitar que o carro pare de repente em plena viagem.
O sistema de embreagem é composto por platô, disco, cabo, sistema hidráulico, rolamento e o pedal de embreagem. Esse sistema de peças está acoplado aos volantes e entra em funcionamento durante as trocas de marchas manuais ou no uso do câmbio automatizado.
O sistema de embreagem é muito mais do que apenas o pedal. Quando o motorista pisa no pedal de embreagem, ele está acionando o dispositivo que desacopla o disco do volante do motor e corta a conexão com a caixa de câmbio. Por isso é fundamental compreender para que serve a embreagem e usá-la do melhor modo.
A embreagem automotiva tem a função de unir o eixo que movimenta as rodas com o eixo que movimenta o motor.
Ela permite que o carro produza a força exata para cada movimento que ele faz, como sair do lugar, aumentar e diminuir a velocidade. Ela é uma espécie de controladora da velocidade do motor e ajuda o carro a não morrer nas trocas de marcha.
Em resumo, o que é embreagem veicular? Nada mais é do que um filtro regulador da força do motor.
Um carro sem o sistema de embreagem jamais sairia do lugar, porque a força necessária para fazer a roda girar e gerar atrito com o solo é maior que a força que a mesma roda precisa para girar mais rapidamente quando ela já está em movimento.
Por isso, quando alguém perguntar para que serve a embreagem, a melhor forma de criar um paralelo é falar que ela serve como uma espécie de filtro regulador da força do motor.
Para entender o que é embreagem veicular, também é importante saber como ela funciona. Atuando de forma mecânica e através de uma série de discos, a embreagem depende da movimentação desses discos. Quando o pedal é acionado, o platô faz com que um disco se desprenda do volante.
O platô é um pistão, que alivia ou aumenta a pressão nesse disco e permite que o motor receba o comando de aumentar ou diminuir a velocidade. Ao soltar o pedal, o platô encaixa novamente no disco.
Pode parecer muito complicado, mas entender o que é embreagem veicular e como ela funciona facilita e muito na hora de aprender a dirigir. Muitas pessoas que estão descobrindo como dirigir possuem dificuldades em entender para que serve a embreagem.
Quando esse mecanismo é imaginado, o aluno consegue entender como a embreagem está ligada ao motor e porque ela é importante para trocar as marchas.
Sinais de embreagem gasta e maus hábitos ao volante
Evite apoiar o pé esquerdo no pedal durante a rodagem, segure o carro em rampas usando freio de mão em vez de “meia embreagem” e respeite o giro indicado para troca de marcha. Esses cuidados simples podem dobrar a vida útil do conjunto.
Os carros automáticos são conhecidos por eliminarem a função da embreagem. Neles, a função desse sistema passa a ser num mecanismo chamado conversor de torque.
Este opera, por um computador alimentado pela bateria, os comandos de aumentar ou diminuir a velocidade. A função da embreagem passa a ser totalmente computadorizada.
Nos carros manuais mais recentes, o cabo de aço foi substituído por cilindro mestre e fluido hidráulico, solução que deixa o pedal mais leve e reduz ajustes periódicos. O sistema é autocompensador: conforme o disco se desgasta, o fluido completa o curso e mantém a altura do pedal.
Por outro lado, exige troca de fluido a cada 40 000 km e depende de bateria saudável para acionar o sensor de posição em veículos com assistência eletro-hidráulica. Se a bateria estiver fraca, o módulo pode não reconhecer o ponto de mordida e gerar travamentos.
Em resumo, o que é embreagem veicular? Nada mais é do que um filtro regulador da força do motor.
O chamado controle da embreagem nada mais é do que a regulação de seus discos. O processo pode ser feito pelo motorista e é extremamente simples.
É preciso parar o carro em uma subida ou em uma descida e fazer um jogo com os pés: pisar no pedal, depois pisar no acelerador e depois ir tirando o pé do acelerador até o volante trepidar.
Caso você esteja na fase de aprendizado, esse exercício pode ser feito em ruas mais vazias, para que o trânsito não seja interrompido. Depois de entender o que é embreagem veicular, é só colocar em prática e não deixar o carro morrer!
O problema na embreagem mais comum no mundo inteiro é quando ela desliza e não consegue tirar o disco do platô para que a marcha seja trocada.
Outro problema comum é quando ela trava e não funciona mais, ou quando o pedal fica muito rígido, com problemas de lubrificação no sistema ou no cabo da embreagem.
Como solucionar esses problemas? As melhores opções são sempre contar com um mecânico de sua confiança e colocar componentes de qualidade em seu carro, sejam eles da embreagem ou elétricos, como as Baterias Moura.
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