Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Exame psicotécnico: como funciona e dicas para se preparar

Dicas Moura

Exame psicotécnico: como funciona e dicas para se preparar

exame-psicotecnico
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Se você já tirou ou vai tirar sua carteira de motorista, deve saber que existem vários passos necessários, como provas de conhecimento sobre trânsito, aulas teóricas e outros processos típicos deste momento. Dentre eles, também está o exame psicotécnico.  

Como é um teste que envolve não necessariamente o conhecimento sobre direção de veículos, o conteúdo do psicotécnico pode causar dúvidas nas pessoas que vão realizá-lo pela primeira vez. 

Por isso, reunimos algumas dicas sobre como ele funciona, além de caminhos para lidar com o nervosismo que pode acompanhar os futuros motoristas.

Quer conferir o conteúdo com a gente? Acompanhe a leitura!

O que cai no exame psicotécnico?

A prova do psicotécnico possui questões relacionadas ao raciocínio lógico, processamento de informação, tomada de decisões, concentração, memória e à reação do futuro motorista diante dos imprevistos (comuns na rotina do trânsito).

Ele evidencia o nível de algumas habilidades consideradas importantes para qualquer pessoa se tornar um motorista. Além disso, o motorista também será avaliado quanto a sua capacidade de ver, ouvir, ter força e destreza, respondendo a estímulos de acordo com cada área mapeada.

É bom lembrar que, no trânsito, qualquer motorista está sujeito a se deparar com situações estressantes, que podem causar, por exemplo, o medo de dirigir. Por isso, é interessante manter uma rotina de preparo e tentar, acima de tudo, sempre manter a calma.

Qual a duração do exame psicotécnico?

Em média, o exame demora 1 hora para ser realizado. O resultado, por sua vez, é liberado cerca de 30 minutos após o candidato finalizar o teste.

Quantas vezes o candidato pode reprovar no exame? 

Segundo o artigo 9º da Resolução Nº425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), na avaliação psicológica o candidato poderá ser considerado:

  • Apto, quando o desempenho for o ideal para condução do automóvel;
  • Inapto temporário, quando tiver um desempenho para a condução do veículo, mas necessitar uma adequação para dirigir;
  • Inapto, quando não tiver equilíbrio físico e mental para dirigir. 

No caso de ser inapto temporário, você poderá fazer o teste quando o prazo de inaptidão se findar. Já se você é inapto, não terá as características necessárias para conduzir o automóvel. 

Caso você tenha um resultado negativo no exame psicotécnico, também poderá pedir uma reavaliação e solicitar uma explicação do psicólogo do porquê para seu respectivo resultado. Depois disso, terá 30 dias para solicitar uma nova avaliação do teste e, assim, poder dar seguimento ao processo para a tão sonhada carteira de motorista

um homem e uma mulher estão sentados no interior de um carro. Ela está no banco do motorista e ele no banco do passageiro. Ele tem uma prancheta na mão direita e, com a esquerda, dá instruções de direção para a motorista

Além do teste psicotécnico, diversos outros exames são realizados no processo de aquisição da CNH

Qual a porcentagem de acertos para passar no psicotécnico?

No exame psicotécnico não há respostas certas ou erradas. O que o psicólogo avalia é a sua atenção, a sua personalidade e como você se sairia em uma situação de stress. 

Segundo o artigo 5º da Resolução nº 425/12 do Contran, o teste psicotécnico deve conter métodos e técnicas psicológicas capazes de avaliar: 

  • Tomada de decisão;
  • Processamento de informação;
  • Comportamento;
  • Autoavaliação do comportamento;
  • Traços de personalidade.

O artigo 6º, por sua vez, determina que a avaliação psicológica deverá utilizar das seguintes técnicas e instrumentos:

  • Entrevistas diretas e individuais;
  • Testes psicológicos de acordo com resoluções vigentes do Conselho Federal de Psicologia, que determina como deve ser feito o exame;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Escuta e intervenções verbais.  
o interior de um veículo e seu painel são o foco da imagem,onde também é possível identificar mão femininas segurando o volante

Ler o teste atentamente, manter a calma e seguir as orientações dadas no momento da aplicação são ótimas formas de ser bem sucedido

Como se preparar para o exame psicotécnico?

Levando em consideração as informações que reunimos até aqui, podemos dizer que se preparar para o exame psicotécnico pode ser algo feito de diversas maneiras diferentes. Por exemplo: buscar vídeos, ler conteúdos (como este) e conversar com pessoas que já passaram pelo teste são caminhos que devem funcionar positivamente.

Além disso, também existem algumas outras dicas valiosas para você seguir no dia do exame:

  • Durma bem

Contar com uma boa noite de sono é a primeira dica para você tirar este teste de letra. Lembre-se que você precisa estar em boa condição física e mental para se sair bem na prova e, muitas vezes, o cansaço e a fadiga podem atrapalhar seu melhor desempenho.

  • Desligue o celular, evite tablets e computadores

A tecnologia é aliada nas horas em que mais precisamos, mas, nos momentos que antecedem o exame, aparelhos como celulares e tablets podem causar ansiedade e desconcentração. Tente desligá-los ou mantê-los longe e foque em descansar o seu cérebro. 

  • Faça um lanche leve 

A fome pode causar desconcentrações e prejudicar o seu raciocínio. Por isso, faça um lanche leve e saudável, garantindo que sua rotina de alimentação não seja um fator a atrapalhar seu desempenho no exame.

Agora que você já sabe como funciona o exame psicotécnico e conhece algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade que pode acompanhar esse momento, te desejamos uma boa sorte nos testes e na conquista da sua CNH!

Quer conhecer mais dicas sobre o momento de conquista da carteira de habilitação? Confira nosso conteúdo sobre Quanto tempo demora pra tirar a CNH!

E se quando estiver dirigindo precisar de uma nova bateria, conte com o delivery oficial da Moura: o Moura Fácil!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos