Há alguns tipos de carros que são mais procurados pelos brasileiros. Eles são considerados os queridinhos por causa da segurança e da autonomia que proporcionam, ou pela fácil manutenção preventiva. No entanto, você sabe realmente qual é o modelo ideal de automóvel? 

Neste post, vamos mostrar os tipos de carros que existem. Por aqui, você verá as principais aplicações e recomendações desses automóveis. E então, quer conferir o artigo com a gente? Siga com a leitura!  

Quais os principais tipos de carros preferidos? 

Há vários tipos de carros para todos os bolsos e gostos. O tipo hatch conta com facilidade na realização de manobras aliado à sua alta potência. Temos, também, o sedã com grande capacidade em seu porta-malas, além do SUV, de alta carroceria, e os utilitários para aventureiros.

Confira detalhes sobre os principais automóveis citados acima: 

Hatch Compacto

Esse é um dos tipos de carros mais simples e baratos do mercado. Eles têm duas ou quatro portas e a maioria é flex, ou seja, você abastece tanto com etanol quanto com gasolina.

Assim, os automóveis dessa categoria são considerados os ideais para quem mora em cidades maiores, pois são fáceis de manobrar e estacionar. 

Entre os principais carros, podemos citar:

  • Chevrolet Onix;
  • Ford Ka;
  • Hyundai HB20;
  • Volkswagen Gol.

Hatch médio 

O hatch médio possui um motor mais potente que o compacto. Além disso, é maior e tem um acabamento interno e externo mais caprichado. Por isso, é um automóvel caro

Este, também é um carro que possui mais potência e velocidade. Assim, alguns tipos de carros dessa categoria são considerados esportivos

Confira alguns modelos:

  • Volkswagen Golf;
  • Ford Focus;
  • Peugeot;
  • Toyota Prius

Sedã médio 

Este é um veículo para motoristas mais conservadores. É o preferido de pessoas mais velhas e com famílias maiores. Tudo porque ele possui um porta-malas espaçoso e um acabamento de fazer cair o queixo.

Nessa categoria, os tipos de carros mais procurados são: 

  • Toyota Corolla;
  • Nissan Sentra;
  • Honda Civic;
  • Volkswagen Jetta.
Imagem de duas crianças em um dos tipos de carros feito para famílias com filhos

Há diferentes tipos de carros para diferentes fases da vida.

Sedan compacto 

Os sedans compactos nasceram dos hatches compactos. Eles contam com um motor flex e possuem um porta-malas espaçoso. 

São ideais para quem tem uma família maior ou que precisa viajar com muita bagagem

Entre os principais, podemos listar:  

  • Chevrolet Prisma;
  • Ford Ka sedã;
  • Volkswagen Voyage;
  • Chevrolet Prisma.

SUV Utilitário

O SUV Utilitário é aquele automóvel com carroceria mais alta. Ele possui tração nas 4 rodas e costuma ser usado na cidade. Tem alta tecnologia e acabamento luxuoso

Entre os mais amados, podemos destacar: 

  • Hyundai Creta;
  • Honda HR-V;
  • Ford Ecosport 
  • Jeep Renegade. 

Utilitário premium 

Este modelo também conta com uma tração 4×4 e carroceria robusta. É ideal para qualquer tipo de terreno. O destaque vai para o seu acabamento luxuoso

Nessa categoria, os principais modelos são: 

  • Jeep Compass;
  • Kia Sportage;
  • Toyota SW4;
  • Hyundai ix35.

Quais os tipos de carros com carrocerias disponíveis? 

Se você se preocupa com tipos de carros com carrocerias disponíveis, deve se atentar a veículos como vans e minivans. Além disso, as picapes contam com um excelente desempenho e, ainda, possuem modelos com cabine dupla ou tripla. Tudo depende de suas necessidades e de sua receita.

Confira com detalhes os tipos de carros preferidos nesta categoria: 

Van e Minivan 

As vans são muito conhecidas por terem um bom espaço interno. Elas possuem uma carroceria alta. Até mesmo as minivans têm um bom espaço para transportar cargas e passageiros, pois  oferecem a opção de retirar ou compactar os bancos. 

No entanto, há algo que precisa ser dito: são automóveis para quem precisa trabalhar, ou seja, voltados para fins comerciais

Picape 

Uma excelente opção para quem deseja trabalhar com transporte de cargas ou animais domésticos – você pode adaptar a picape para esse último fim. Ela conta uma caçamba externa na parte traseira, o que também é excelente para cargas pesadas. 

Além disso, este veículo conta com diversas variáveis e adaptações, possuindo inúmeras vantagens para quem busca, também, o uso deste para a vida pessoal e familiar.

Imagem de um casal de meninas tirando fotos enquanto estão sentadas em um dos tipos de carros para jovens

Na hora de escolher entre um dos tipos de carros, pense também nos planos que você tem para a sua rotina com este veículo.

Quais os tipos de automóveis mais confortáveis? 

Os tipos de automóveis mais confortáveis são os que atendem às suas necessidades de maneira ampla e oferecem uma experiência além do básico. Atualmente, no mercado, podemos destacar o custo benefício e o conforto oferecido pelo Fiat Gran Siena, o Ford Fusion e o Chevrolet Traiblazer.

Observe os diferenciais de cada um deles abaixo:

Fiat Gran Siena 

Este automóvel conta com um preço acessível e bom espaço interno. O modelo é ótimo para quem precisa enfrentar trânsito com crianças ou trabalhar com animais domésticos. Você pode encontrar o modelo nas versões 1.0 e 1.6.

Ford Fusion

Podemos dizer que ele deveria se chamar “carro conforto”!

Ele é espaçoso e possui um super motor de 248cv e oito airbags, ou seja, segurança em primeiro lugar. Além disso, o modelo conta com duas zonas independentes, o que possibilita uma viagem mais confortável para os passageiros dos bancos traseiros.

Chevrolet Traiblazer

O automóvel conta com sete lugares, um excelente porta-malas e um motor potente. Possui sensor de estacionamento e alerta para o ponto cego. A central multimídia também é completa. É um carro para você e toda a sua família

Como você viu neste artigo, há vários tipos de carros disponíveis no mercado. Existem opções para quem não deseja gastar muito. Há também aqueles espaçosos e ideais para profissionais que têm que transportar cargas e até animais domésticos. 

Portanto, na hora que você quiser adquirir um automóvel, com certeza saberá o modelo ideal para você e sua família, não é mesmo? 

E então, gostou do conteúdo? No blog da Moura você encontra outros conteúdos como este. Também há dicas de mecânica automotiva e baterias em geral. 

Se você é daquelas pessoas que gostam de ficar bem informadas, acesse sempre o nosso blog! 

Botão CTA