Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

Instituto Conceição Moura

Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

cinco-dias-duas-mil-pessoas-e-mais-de-cem-filmes
Leitura:2 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Mais de duas mil pessoas, entre moradores, visitantes e estudantes da rede municipal de ensino de Belo Jardim, participaram da 5ª Edição do Festival Internacional Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – Cine Jardim, que terminou no último sábado (25). Promovido pelo Instituto Conceição Moura e a Pontilhado Cinematográfico, o evento que já faz parte do calendário da sétima arte do Nordeste, teve como tema “Cinema e Periferia” e promoveu importante intercâmbio com obras cinematográficas cubanas.

“O conjunto de mais de cem obras exibidas gratuitamente no Cineteatro Cultura e ao ar livre no Parque Ariano Suassuna estimularam, mais uma vez, a reflexão do público sobre a necessidade de firmar compromissos em prol da inclusão sociocultural e pela construção coletiva de melhores cidades para se viver”, celebrou a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

O resgate do acesso à cultura cinematográfica é pilar fundamental dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “Cinema não é apenas lazer, mas uma ferramenta educacional poderosa. Hoje o Instituto mantém a única sala de exibição da cidade e, tanto na grade regular, quanto no Cine Jardim, privilegiamos filmes que despertem o senso crítico e um olhar diferenciado em adultos e jovens”, complementa Taciana.

Na Mostra Competitiva do V Cine Jardim, o prêmio de melhor longa-metragem ficou com o cearense Inferninho, de Guto Parente e Pedro Domingues, que usa como pano de fundo o dia a dia de um bar descrito como “refúgio de sonhos e fantasias”.

Na competição de curtas, o vencedor foi o brasiliense Aulas que matei, dirigido por Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia. Este ano, o festival Cine Jardim homenageou a Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV) e Dona Conceição Moura, empreendedora visionária, cofundadora do Grupo Moura e referência nacional em ações de transformação social, falecida este ano.

Além dos 116 filmes exibidos, entre curtas e longas-metragens das Mostras Competitiva e Especiais, foram realizadas oficinas como Animação em Stop Motion, Maquiagem e Efeitos Especiais para o Cinema; e Cinema de Terror: Como Produzir um Filme de Terror de Baixo Custo.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Novos projetos no radar do Instituto Conceição Moura

Uma das maiores janelas de aprendizagem do ser humano se abre no nascimento e segue até os seis anos de...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos