Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Jovens do programa Território do Fazer, do Instituto Conceição Moura, são destaque nacional em Robótica

Instituto Conceição Moura

Jovens do programa Território do Fazer, do Instituto Conceição Moura, são destaque nacional em Robótica

3 min

Três projetos desenvolvidos por jovens belo-jardinenses, que participaram do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, foram premiados na Mostra Nacional de Robótica (MNR). Integram a lista de 37 projetos vencedores de Bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram contempladas Elâne da Silva Ferreira e Anthony Nascimento de Albuquerque, ambos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura. A equipe formada por Vitória Marlene Olinto Bezerra de Medeiros, Jullia Beatriz dos Santos Farias, Thalita Nayara do Nascimentos Santos e Edinaran Aparecida da Silva, alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim. E José Yrikes de Oliveira Feitosa, aluno do 3º ano Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim.

Elâne e Anthony desenvolveram o Jogo da Conscientização Marítima (JCM), um jogo eletrônico desenvolvido para conscientização sobre a poluição marítima, diversão e combate ao sedentarismo. Já Vitória, Jullia, Thalita e Edinaran são os realizadores do Sistema de Detecção de Gases Tóxicos, Asfixiantes e Inflamáveis (SDGTAI), protótipo capaz de detectar e alertar sobre a presença de gases inflamáveis em um ambiente. Ambos os trabalhos estão entre os que obtiveram os melhores resultados nas avaliações executadas pela MNR. E José Yrikes é o autor do Protótipo para Análise da Qualidade da Água por Meio da Eletrólise, equipamento que analisa a reação da água a partir da mistura com outras substâncias, por meio de eletrólise.

“O reconhecimento à capacidade dos jovens de Belo Jardim em inovarem, avaliarem os desafios da cidade e proporem soluções, a ponto de se destacarem nacionalmente, faz parte dos objetivos fundamentais do programa Território do Fazer. Todos os sete jovens que estão entre os mais bem avaliados no País ajudaram a colocar Belo Jardim no mapa nacional da Robótica, da Tecnologia e da Inovação”, destaca a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

Os jovens de Belo Jardim representam Pernambuco juntamente com outros três trabalhos estruturados por alunos da rede pública de ensino do Recife. Ao todo, cinco projetos belo-jardinenses, todos desenvolvidos dentro do Território do Fazer, participaram da Mostra Nacional de Robótica em 2020.

O Território do Fazer é um projeto do Instituto Conceição Moura realizado em parceria com a Robolivre que permite que a juventude de Belo Jardim encontre na Robótica uma forma inovadora de trilharem seus próprios e novos caminhos, quebrando paradigmas, formando multiplicadores, contribuindo para o desenvolvimento de soluções para problemas locais, além de auxiliar na melhoria dos indicadores educacionais.

A Mostra Nacional de Robótica é um evento científico de nível nacional, público e sem fins lucrativos que visa difundir trabalhos desenvolvidos na área de robótica em todo o Brasil.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Jovens do programa Território do Fazer, do Instituto Conceição Moura, são destaque nacional em Robótica

Três projetos desenvolvidos por jovens belo-jardinenses, que participaram do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, foram premiados na

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos