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Saiba como funciona o regulador de pressão do veículo

Saiba como funciona o regulador de pressão do veículo

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A manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento do veículo. Entre os itens que podem ser verificados está o regulador de pressão. Neste post, você vai aprender quais são os dois tipos de reguladores de pressão e como saber quando essa peça está ruim. 

Além disso, vamos esclarecer qual é a função da válvula reguladora de pressão no sistema pneumático. Achou complicado? Fique com a gente que vamos te explicar tudo. Siga com a leitura do nosso artigo! 

Qual é a função do regulador de pressão?

O regulador de pressão do veículo é um componente que possui um filtro lubrificador e um filtro de ar. Ele, como o próprio nome diz, serve para regular a pressão de um determinado fluido. 

Em outras palavras, é o regulador que mantém a pressão no nível adequado para o circuito pneumático ou de ar comprimido. Com isso, o desempenho deste componente é garantido, como toda a sua força de trabalho. 

Como funciona o regulador de pressão do veículo? 

O regulador usa a combinação de diafragma e mola dentro de sua carcaça com uma fonte de vácuo na parte superior do diafragma. Em consequência, isso neutraliza a pressão da mola quando a alta demanda exige a necessidade de uma pressão mais alta do combustível. 

Portanto, uma queda repentina no vácuo pode afetar a pressão do combustível. Isso acontece porque os injetores de combustível se abrem e precisam de alguns instantes para recuperar a pressão criada. 

No entanto, durante esses momentos, o regulador de pressão do combustível fecha temporariamente a linha de retorno de combustível. Como resultado, isso aumenta a pressão. 

Quais são os dois tipos de reguladores de pressão? 

Entenda um pouco mais sobre os tipos de reguladores que um veículo pode ter:

Com sangria

No regulador de pressão com sangria, o excesso de pressão é liberado para a atmosfera. Ele é utilizado com ar comprimido. 

Sem sangria

Já no sem sangria, o excesso de pressão é consumido. É o tipo de regulador de pressão utilizado no controle de pressão para gases nobres e líquidos. São reguladores de pressão para nitrogênio, oxigênio, água e outros. 

Como saber se o regulador de pressão está ruim?

O regulador de pressão do veículo pode falhar de duas maneiras. A primeira delas é quando falha em manter a pressão. Assim, ele fornece pouco combustível ao motor e causa uma condição de mistura pobre. 

Nesse contexto, o combustível também pode ficar preso e aumentar a pressão. Quando os injetores fornecem muito combustível, causam uma condição de alta pressão, rica em mistura.

Entre os principais sintomas de falha do regulador de pressão de combustível podemos citar: 

  • velas de ignição defeituosas;
  • presença de gasolina na mangueira de vácuo;
  • quilometragem ruim de combustível;
  • problemas de desaceleração;
  • vareta com cheiro de gasolina
  • gotas de gasolina fora do tubo de escape.

Mantenha a manutenção preventiva em dia, para ter a certeza de que o regulador de pressão está em ordem e evitar outros problemas.

Qual é a função de uma válvula reguladora de pressão em um sistema pneumático? 

Uma das principais funções da válvula reguladora de pressão pneumática é impedir a flutuação da pressão no sistema. Além disso, ela controla a pressão de acordo com o andamento de um atuador e/ou outra divisão de um sistema pneumático. 

A válvula do regulador de pressão também garante que a saída da pressão de ar seja constante, independente da ocorrência de alterações no fluxo de pressão em outro ponto do sistema. 

Assim, especialistas indicam que, para que a pressão do ar de dentro seja apropriada, ela deve ser baixa para que possam ocorrer variações sem alterações dos requisitos máximos e mínimos do sistema. 

Como testar a válvula reguladora de pressão do veículo?

O mecânico deverá usar um medidor de pressão para testar a válvula reguladora de pressão. O instrumento verifica o funcionamento do regulador de pressão do veículo. 

Além disso, é importante manter a pressão operacional adequada atrás dos injetores para compensar as alterações na carga do motor. Depois, com o motor em funcionamento, você deverá desconectar a mangueira de vácuo do regulador.

Nesse caso, a pressão do sistema de combustível deverá aumentar de 8 a 10 psi com a linha desconectada. Se não houver mudanças, o regulador de pressão estará com defeito

Outro detalhe importante é que quando a mangueira de vácuo for desconectada do regulador, o mecânico deverá verificar o interior da mangueira quanto a umidade, que indica se o combustível é sugado ou não. 

Por último, também é importante se atentar para a manutenção preventiva e substituir o filtro de combustível nos intervalos recomendados pelo fabricante do automóvel. 

Agora que você aprendeu como funciona o regulador de pressão do veículo, não terá mais problemas com a peça, não é mesmo? Fique sempre de olho neste item do seu carro e mantenha a manutenção em dia! 

Gostou do conteúdo? Além de conferir dicas automotivas aqui no blog da Moura, no mourafacil.com você também confere outros conteúdos como esse! 


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