A violência no trânsito sempre foi um problema no Brasil. Somente no ano passado, uma pesquisa realizada pela Smartia, empresa de rastreamento e localização de automóvel, registrou um aumento de 7,65% de roubos e furtos de veículos. Isso mostra o quanto é preciso pensar em alternativas de segurança como uma película antivandalismo. 

Mas afinal, o que é esse acessório? Será que ele realmente funciona ou é perda de tempo e dinheiro instalá-lo em seu carro? Neste post, você vai aprender tudo sobre essa película que oferece mais proteção. Confira mais essa dica da Moura!

O que é a película antivandalismo? 

Feita por lâminas de poliéster, a película antivandalismo aumenta a resistência dos vidros do automóvel contra impactos. Ela serve como uma camada protetora e evita que o vidro estihace ou que a janela do carro quebre por completo, caso alguém jogue alguma pedra ou tente quebrá-la com qualquer outro objeto. 

 O que ela protege?

Como o nome diz, a película antivandalismo protege contra assaltos e roubos, tanto você quanto os passageiros que estiverem em seu automóvel. Em um imprevisto, como um ladrão que força a janela do carro para quebrá-la, o acessório impede que esse vidro se estilhace e evita que as pessoas sofram ferimentos.

Vale a pena instalar a proteção? 

Vidro traseiro de um carro embaçado. Uma estrada através do vidro

A película antivandalismo não serve somente para evitar assaltos, ela pode trazer mais alguns benefícios para o dono do veículo!

Sim, vale. A película antivandalismo dificulta o acesso de criminosos no interior do carro. Além disso, oferece outros benefícios como: 

Evita que o automóvel seja roubado 

Com a película antivandalismo, o ladrão terá menos sucesso em roubar o automóvel, pois o acessório impede que a janela se quebre. Mesmo que se tente forçar o vidro, essa proteção dificulta a ação de criminosos que cometem roubos e assaltos nos grandes centros urbanos.  

Protege contra os raios solares 

O sol pode incomodar muitas pessoas, ainda mais no verão, não é mesmo? A película antivandalismo oferece proteção contra os raios UV, pois ela possui filtros UV e infravermelho. Assim, você não terá que se preocupar todas as vezes que parar o seu automóvel em um local sem uma árvore ou sombra. 

Oferece mais conforto dentro do carro

Nós sabemos que há cidades muito barulhentas, não é mesmo? Se você mora em uma delas, não se preocupe! A película antivandalismo oferece “proteção” contra o barulho no exterior do automóvel. Basta você fechar os vidros, ligar o ar condicionado e pronto. O barulho ficará todo do lado de fora do seu automóvel. 

Permite mais segurança contra acidentes

E quem disse que a película antivandalismo protege apenas contra ações de criminosos está enganado. Caso ocorra algum acidente com você no automóvel, como uma batida frontal, por exemplo, a película evitará que o vidro quebre e que provoque ferimentos em qualquer ocupante do carro. 

Quanto custa para ter uma película antivandalismo no automóvel? 

Em primeiro lugar, você precisa entender o que a lei diz sobre este acessório. Segundo a Resolução nº 254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito, não é permitido instalar qualquer película antivandalismo no automóvel. Há um limite mínimo de transparência para o acessório. 

De acordo com a norma, para o parabrisa, por exemplo, é permitida a passagem de 75% da luminosidade. Já as janelas de frente permitem a passagem de 70% e os vidros traseiros de 28%. Isso significa que se você quiser instalar uma película antivandalismo mais escura andará com o veículo fora da lei. 

Entretanto, também precisa prestar atenção aos tipos de películas que existem no mercado. Atualmente, existem PS4, PS 8 e PS11. A principal diferença entre cada uma delas é exatamente a espessura do vidro que pode ser de 0,1mm (PS4) a 0,25 mm. Neste caso, as mais espessas oferecem mais proteção. Porém, são as mais caras. 

Bom, você já entendeu que a espessura da película antivandalismo e a luminosidade alteram no valor do acessório, não é mesmo? No entanto, quanto realmente custa para instalar essa proteção? Geralmente, os valores de um acessório original podem ficar entre R$600 a R$1000. 

Entretanto, a vantagem é que a garantia pode durar até 15 anos em relação ao descolamento e desbotamento. Sendo assim, o investimento compensa, pois você terá uma película de proteção por muitos e muitos anos. 

Por que a instalação é cara? 

Carros estacionado em frente a casas germinadas

Instalar uma película antivandalismo pode ser consideravelmente caro, mas vale lembrar que ela dura por vários anos!

É que quanto maior a espessura, mais difícil é aplicar a película antivandalismo. Sendo assim, caso você opte por instalar o acessório em seu automóvel, não se assuste com o orçamento do profissional que fará o serviço. Esse é um procedimento que precisa de trabalho profissional para que realmente dê bons resultados. 

Então, agora que você viu o que é a película antivandalismo e conhece os benefícios deste acessório, poderá solicitar a instalação do mesmo. Entretanto, quando instalar, procure alguém que realmente seja habilitado para fazer o serviço e evite problemas.

Gostou do conteúdo sobre película antivandalismo? Navegue em nosso menu sobre dicas e continue atualizado!

Botão CTA