Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Mecânica: para que serve o catalisador automotivo?

Bateria Automotiva

Mecânica: para que serve o catalisador automotivo?

5 min

Você sabe para que serve o catalisador automotivo? O mau desempenho dessa peça pode afetar o desempenho do seu automóvel, pois é comum o catalisador de carros falhar, uma vez que são mais sujeitos a danos externos. O catalisador também desempenha um papel importante, convertendo as substâncias tóxicas liberadas pelo escapamento em substâncias inofensivas antes de serem expelidas para a atmosfera. 

No entanto, para que você entenda o que é catalisador automotivo e saiba tudo sobre seu funcionamento, preparamos este post. Nele, você também vai aprender como lidar com os principais problemas, como o que fazer com o catalisador entupido. E aí, ficou interessado em aprender tudo sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo!  

O que é e para que serve o catalisador?

O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador. 

Catalisador entupido: o que fazer? 

Para saber se você tem um catalisador entupido, você deverá verificar a peça. Você também pode tentar os seguintes passos para desentupir o seu catalisador: 

1º passo: Leve o seu automóvel um local tranquilo

Conduza seu automóvel em limite baixo até um local de movimento, onde não haja outros carros. Com segurança, reduza a velocidade rapidamente. Faça pausas e repita todo o processo. Se você notar melhorias no automóvel, é porque conseguiu desentupir o catalisador.

2º Passo: Procure um mecânico

Caso você não esteja seguro para colocar em prática a primeira dica, ou caso ela não tenha sido eficiente, você pode levar o carro a um mecânico especializado. Ao abrir e desmontar o catalisador entupido, um profissional pode fazer um diagnóstico assertivo para a peça. Algumas vezes, o material do conversor pode ter derretido, precisando ser trocado.

Quais cuidados tomar com a peça?

Imagem de um mecânico verificando o carro para explicar para que serve o catalisador

Tão importante quanto saber para que serve o catalisador de seu veículo, é saber quais são os cuidados de manutenção necessários.

Ao explicar para que serve o catalisador automotivo e as funções que o equipamento desempenha no veículo, também é necessário entendermos os principais cuidados na hora de manter o funcionamento adequado de sua peça:

Tome cuidado na hora do abastecimento

Na hora do abastecimento, evite combustível que tenha chumbo em sua composição, já que este pode entupir o catalisador.

Dirija com cautela 

Também é importante dirigir com cautela. Portanto, não passe em buracos ou valetas de maneira brusca. Isso evita impactos no automóvel e problemas estruturais no catalisador. Ao dirigir com cuidado, você também evita danos na parte interna do componente. 

Substitua o catalisador

Agora que mostramos a importância e para que serve o catalisador, sempre que for detectada qualquer avaria na peça, como danos na carcaça ou superaquecimento do motor e perda de potência, faça a substituição do catalisador. 

Evite estacionar o automóvel em locais com folhas secas

Mato ou folhas secas prejudicam o catalisador automotivo. Por isso, você deve evitar estacionar em locais com esse material, pois eles podem sofrer combustão. Só para você ter ideia, um catalisador chega a 400ºC, podendo levar um princípio de incêndio. 

Mantenha o sistema de ignição em boas condições

É importante cuidar bem do sistema de ignição do automóvel, mantendo velas, bobinas e cabos de vela sempre em boas condições. Isso evitará que o combustível não queimado entre e contamine o conversor catalítico.

Cuide da bateria automotiva 

Para evitar problemas com o catalisador automotivo, você deve manter a manutenção preventiva do automóvel em dia. Além disso, é importante cuidar da sua bateria automotiva, pois é ela que ajudará no funcionamento de vários dispositivos eletrônicos do seu automóvel.  

Posso remover o catalisador do automóvel?

Imagem de um carro visto de baixo para explicar para que serve o catalisador automotivo

Um mecânico capacitado sabe para que serve o catalisador e da importância de não removê-lo de seu veículo.

Você já deve ter escutado que o catalisador do automóvel reduz a potência do motor e que muitos até removem o equipamento do conjunto, a fim de amplificar a capacidade do veículo.

E agora que você já aprendeu para que serve o catalisador, saiba também que retirá-lo é proibido por lei e pode causar infração grave e passível de multa. Além disso, você pode ter o automóvel apreendido. 

Da mesma maneira, os carros foram projetados já com o catalisador e sua remoção pode gerar problemas, como a contrapressão do sistema de escape ou alteração inesperada no sistema de injeção eletrônica

Esses problemas podem ocorrer por falha na comparação das leituras dos dois sensores de sonda lambda presentes no escapamento. O primeiro, posicionado antes do catalisador, identifica o que está sendo expelido pelo motor, enquanto o segundo, localizado depois, identifica as substâncias processadas pelo catalisador. 

Os dois comparam os resultados, ajustam a injeção e mantém os níveis de emissão e consumo na faixa aceitável. Com isso, você terá rendimento do motor, aumento do nível de ruídos e desgaste prematuro das peças. Além disso, a retirada do catalisador promove o aumento de emissão de gases tóxicos. 

Aqui você descobriu para que serve o catalisador automotivo e de sua função nos automóveis! Portanto, caso tenha algum problema, a nossa dica é levar a uma oficina mecânica de sua confiança para conferir o funcionamento da peça.

Quer mais dicas automotivas? Acesse o nosso próximo post e veja os cuidados que você deve ter com a bateria do seu carro parado por muito tempo!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Comprar um carro ou assinar: qual é o negócio mais vantajoso?

Diante da encruzilhada entre comprar um carro ou aderir a um programa de assinatura de veículos, a decisão se torna

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos