às |Atualizado às
Cuidar da bateria automotiva é de grande importância para evitar que diversos outros problemas aconteçam, como a bateria em curto.
As baterias automotivas são primordiais para o funcionamento de um automotor. Elas levam energia até o sistema de ignição, fazendo o motor girar, além de controlar todos os componentes elétricos do painel.
Nos veículos mais modernos, inclusive, elas regulam muitos outros mecanismos, como a própria embreagem.
Justamente devido a essa importância, manter a bateria com a manutenção em dia é de grande importância para o bom funcionamento do veículo.
Continue lendo e saiba mais sobre o que é a bateria em curto, as principais causas e como evitar esse problema, além da diferença entre bateria de carro em curto e bateria de moto com o mesmo problema.
O funcionamento de uma bateria nada mais é do que um transporte de elétrons e íons. Toda bateria tem dois polos: um negativo e outro positivo. Quando um polo encontra o seu oposto, as partículas são atraídas com tanta força que produzem tensão elétrica.
Em condições normais, os polos da bateria automotiva geram 12 volts de tensão. Ainda que seja pouco para produzir a faísca nas velas, é o suficiente para o sistema de ignição.
Uma bateria em curto nada mais é do que a desregulação da passagem de íons pelos polos, causando uma corrente elétrica muito acima do normal.
Se a bateria não for resistente e durável o suficiente, ela pode simplesmente perder a garantia ou não carregar mais.
Geralmente, os problemas na bateria são os primeiros a serem notados, afinal, o carro não anda sem a bateria.
Luzes mais fracas, dificuldade para dar a partida, carro morrendo de forma inesperada são alguns sintomas de uma bateria que precisa de reparos.
Entender os sinais do carro é o primeiro passo para reparar com antecedência os problemas da bateria em curto.
O sinal mais claro é quando você vai ligar o carro. Se os componentes elétricos ligam, mas o motor fica tentando girar mais lentamente, ou fazendo aquele característico barulho de “vrum” com mais espaço entre si, é sinal de que uma célula da bateria entrou em curto-circuito.
Isso ocorre porque o motor de arranque exige muita corrente da bateria. Quando uma célula está desregulada, ela não completa a corrente e força o motor de arranque, desregulando a corrente que passa pela bateria.
Outro sinal é quando, ao girar a chave e ligar o carro, os componentes ligam, mas o motor faz um barulho de “click” repetitivamente.
O click acontece quando a bateria não segura a carga ou quando ela forçou tanto os outros polos que eles se desgastaram, não conseguindo mais produzir a tensão para o sistema de ignição.
Além disso, devemos ficar alertas quando os componentes elétricos do carro não funcionarem com ele desligado. Não fornecer energia para o sistema elétrico prejudica a conexão dos polos, que não conseguem mais receber energia. A bateria passa a ficar inválida, não podendo mais ser recarregada.
Os sinais de que a bateria está em curto são em grande parte os mesmos para ambos os tipos de bateria, como dificuldades na partida, aquecimento e cheiros estranhos. No entanto, a forma como esses indicativos se manifestam pode variar:
Existem várias razões pelas quais uma bateria pode entrar em curto:
Por fim, para evitar problemas com a bateria, algumas medidas preventivas podem ser tomadas:
Preze sempre pela qualidade: as boas baterias são aquelas revestidas pelos melhores materiais e possuem polos resistentes, aguentando possíveis desregulações elétricas.
Para evitar esse tipo de problema é necessário, além da manutenção contínua, sempre prezar pela qualidade e resistência da bateria.
Caso a bateria em curto precise de troca, conte sempre com a gente! Somos referência no mercado com a melhor qualidade do ramo.
Portanto, precisou de bateria? Moura.com
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições