Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é radiador e como ele funciona?

Bateria Automotiva

O que é radiador e como ele funciona?

o-que-e-radiador
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você provavelmente sabe o que é radiador, mas você sabe como essa peça funciona? Apesar da ideia de que o radiador é uma componente único, nós podemos descrevê-lo melhor como um sistema completo

Ou seja, um radiador é apenas um item de todo um sistema de refrigeração do motor. É nele onde é feita a troca de calor entre o ar e outra substância, geralmente líquida. 

Dessa forma, a principal função do radiador de um carro é dissipar a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível

Mas como todo esse processo acontece? Vamos entender melhor!

Como o radiador funciona?

Entendendo melhor o que é radiador, saiba que ele funciona como um sistema de troca de calor. É ele quem faz o processo de troca entre o ar e outra substância, um composto líquido, presente em seu sistema fechado. Além disso, o núcleo do radiador é composto por diversos canais, compostos por tubos de ventilação. Essa formato auxilia tanto na passagem de ar quanto na transferência de calor.

Dessa forma, pelos tubos que compõe o que é radiador, a passagem de ar resfria o calor do líquido de arrefecimento, permitindo que haja uma diminuição na temperatura interna do veículo.

O processo de resfriamento

Em geral, o sistema de arrefecimento é composto por um termostato, posicionado próximo ao motor.

À medida em que há um aumento no calor do motor, o termostato se abre ao atingir uma determinada temperatura, possibilitando que o líquido de refrigeração passe e realize o processo de troca de calor.

Ou seja, o calor do motor é transferido para a água, o que auxilia na diminuição da temperatura do motor. Mas para que todo esse processo seja possível, o radiador precisa realizar três funções diferentes, que ajudam nessa troca de calor. 

O que é radiador e quais suas funções?

Imagem de uma mecânica mostrando o que é radiador e fazendo sua manutenção

Além de saber o que é radiador, é importante entender seu funcionamento e a sua importância para um bom desempenho do veículo.

Para que o funcionamento do radiador ocorra da melhor forma, ele precisa trabalhar com três funções: 

  1. A entrada de ar;
  2. O resfriamento do sistema;
  3. A saída do ar quente.

 

Desse modo, através da combinação de líquido e ar, é possível que haja a liberação de calor gerado pela queima de combustível.

Para auxiliar no processo, ainda existe um ventilador, colocado entre o motor e o radiador, que ajudam a acelerar o processo de resfriamento.

Ou seja, o líquido de refrigeração realiza a circulação entre o sistema do radiador e o motor, se espalhando entre os cilindros, capta o calor do motor e, em seguida, retorna ao sistema de arrefecimento. Como é possível notar, todo o processo é de vital importância para o funcionamento do seu veículo. 

Agora que você aprendeu o que é radiador e do papel que ele desempenha, vamos ver o que pode acontecer caso a peça pare de funcionar.

E se o radiador parar de funcionar?

Se o radiador parar de funcionar, o veículo corre o risco de superaquecer, o que pode gerar problemas ainda maiores.

Isso acontece, na maior parte das vezes, em razão de um mau funcionamento no termostato, onde a peça se fecha e não abre ao atingir a temperatura limite. Dessa forma, além de impedir a circulação do líquido de refrigeração, há o superaquecimento do motor.

Além disso, outra causa comum do mau funcionamento do sistema de arrefecimento são os vazamentos, que atrapalham na circulação do líquido. Sendo assim, o ideal é que você, além de saber o que é radiador, entenda quais são os cuidados essenciais para a manutenção do sistema.

Quais os cuidados com o radiador?

Assim como os demais sistemas do veículo, o radiador também precisa de alguns cuidados básicos. Seja para prevenir eventuais danos ou para prolongar sua vida útil, o ideal é que você também tenha atenção com esse sistema.

Apesar de muitos utilizarem água para encher o radiador, é recomendado que você utilize um líquido de refrigeração próprio para isso. Além de garantir um funcionamento melhor, você também evita o surgimento de ferrugem e vazamentos.

Além disso, outro cuidado que você deve tomar é com o entupimento do radiador. Para isso, realize revisões preventivas com certa frequência. Cuide para que a mangueira do radiador não esteja rachada e verifique se o ventilador está em boas condições de funcionamento.

Outro ponto importante é a troca da água ou líquido do radiador. Faça o procedimento apenas quando o carro esfriar. Fazer a troca ou complemento com o carro ainda quente pode danificar o motor ou causar algum acidente em razão da alta temperatura.

Com isso, é possível garantir o bom funcionamento de todo o sistema.

Agora que você já sabe o que é radiador e como ele funciona, o próximo passo é manter os cuidados com o seu veículo e esse sistema. Você também pode conferir outras dicas e recomendações em nosso blog! Além disso, você ainda pode contar com as baterias Moura para garantir ainda mais segurança e um bom funcionamento para seu veículo.

botão que leva até o mourafacil.com


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Como saber se o amortecedor está ruim?

Como saber se o amortecedor está ruim? Essa é uma das pesquisas mais comuns feitas na internet por motoristas que...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos