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Saiba se você está usando o freio de mão corretamente

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Saiba se você está usando o freio de mão corretamente

Escrito por: Baterias Moura

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Considerado um dos itens de segurança, o freio de mão do automóvel ajuda, principalmente, a subir ladeiras e a estacionar os carros em uma descida. No entanto, para que esse item seja eficiente, é preciso cuidar da revisão periódica e do uso.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a segurança no trânsito está relacionada às medidas tomadas para reduzir o risco de lesões e fatalidades. Portanto, cuidar do freio de estacionamento também é uma forma de promover isso.

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, neste post, abordaremos a funcionalidade deste item, os principais erros cometidos pelos motoristas ao utilizá-lo e como manuseá-lo do jeito certo. Siga com a leitura e saiba mais!

Como funciona o freio de mão?

Como você já sabe, o freio de mão impede que o automóvel se movimente quando está parado. Em uma subida, a ladeira pode até assustar, não é mesmo? Ainda mais se você tiver que fazer uma parada obrigatória na metade da rampa. Já passou por essa experiência?

São nesses momentos que você vê a importância do freio de estacionamento. Sem dúvidas, ele é essencial para quem acabou de tirar a carteira de habilitação e ainda não tem muitas habilidades com a embreagem e o acelerador nas paradas obrigatórias e nas ladeiras.

Quais os maiores erros na hora de utilizar o freio de estacionamento?

 Mãos femininas postas no volante de um carro.

Saber como puxar o freio de mão corretamente pode ajudar a evitar desgastes desnecessários no seu carro!

Com o tempo, qualquer componente do seu veículo sofrerá com alguns desgastes. Com o freio de mão, nesse caso, não é diferente.

No entanto, os problemas com esse dispositivo também estão ligados à maneira como é utilizado. Por isso, nunca use a força para acioná-lo. Ao invés disso, seja delicado para não danificar o recurso.

Mas, além de evitar a força, você também não pode:

  • Deixar as pastilhas de freio e o disco de frenagem desgastados;
  • Esquecer de olhar o fluído dos freios;
  • Andar com o cilindro mestre com defeito;
  • Deixar o cilindro de freios vazando;
  • Andar com sapatas e tambor gastos.

Na sequência, comentamos outros erros comuns ao usar o freio de mão:

Andar com o componente desgastado

A cada 15 mil quilômetros rodados, você deve levar o seu automóvel para fazer uma revisão.

No entanto, antes disso, caso identifique qualquer problema no freio de mão, chame um profissional que possa te ajudar. Afinal, o freio de estacionamento pode apresentar problemas antes da data da manutenção preventiva

Utilizar o freio de mão para outros fins sem ser estacionar

A função do freio de mão é deixar o carro imóvel em aclives ou em terrenos planos. Portanto, você deve utilizar o dispositivo apenas para estacionar.

Ao dirigir com o freio de mão puxado, haverá um grande desgaste das lonas de freio ou das pastilhas das pinças dos discos traseiros (nem todos os veículos possuem).

Essas lonas podem ficar superaquecidas e comprometer a segurança do veículo. A partir de então, o carro fica mais suscetível a se envolver em algum acidente, já que os freios desgastados perdem a eficiência.

Assim, qualquer outra função poderá danificar o componente e você pode ter prejuízo financeiro.

Como puxar o freio de mão corretamente?

Em primeiro lugar, é importante seguir o manual do fabricante do veículo. Além disso, fique sempre de olho na luz de freio no painel do carro. Se ela estiver acesa com o automóvel em movimento, isso significa que o freio de estacionamento está com problemas.

Se está em dúvida sobre como puxar o freio de mão corretamente, saiba que você deve seguir os seguintes passos::

  1. Faça a parada obrigatória;
  2. Com o carro em ponto morto, puxe o freio de mão;
  3. Lembre-se que, ao estacionar, o dispositivo deverá sempre estar posicionado para cima; 
  4. Para ter a certeza de que usou corretamente, veja se a luz de freio está acesa no painel do automóvel.

 

Para soltar o freio de mão travado, por sua vez, é só fazer alguns procedimentos bem simples:

  1. Com o dedo polegar, aperte o botão até o final do freio de mão;
  2. Continue segurando e puxe suavemente para cima;
  3. Empurre a alavanca para baixo.

Como identificar se há problemas no freio de mão?

 Imagem mostra o interior de um carro novo, com foco no freio de mão e no câmbio.

Saber como puxar o freio de mão corretamente é essencial, assim como conseguir identificar possíveis problemas no dispositivo.

Existem alguns questionamentos que você pode fazer a si mesmo para conseguir reconhecer se há algum problema no freio de estacionamento.

Confira algumas dicas para colocar essas habilidades em prática:

O freio de mão não segura o carro?

Se o freio de mão não segura o veículo, é sinal de que está com problemas. Se você tem percebido que, mesmo puxando completamente a alavanca, o seu carro tem se movido, é hora de ficar alerta.

Na dúvida, basta parar o automóvel em uma rua íngreme. Geralmente, esse sinal tende a ser mais aparente em subidas.

Se o carro não ficar travado, você terá um problema conhecido como “freio alto”. Nesse caso, é fundamental levá-lo a uma oficina da sua confiança.

A haste está pesada e difícil de usar?

Já segurou o freio de estacionamento e sentiu ele mais duro? Isso é sinal de que a manipulação da haste está difícil e pesada.

Esse problema acontece devido à pressão no cabo de aço e só será resolvido na hora que você trocar a peça

Puxou o freio de mão, mas o carro ainda se movimentou?

Se isso aconteceu, é um indicativo de que a frenagem tem menos efeito e que há vazamento de fluídos nas rodas. O melhor a se fazer, portanto, é levar o seu automóvel a um especialista que possa fazer uma boa revisão.

Como você pôde perceber, é importante usar o freio de mão da maneira correta. Assim, da próxima vez que você dirigir o seu automóvel, preste atenção na maneira que usa o dispositivo. Cuide do seu carro e evite problemas financeiros na hora da revisão periódica! 

Gostou de aprender mais sobre o freio de estacionamento? Quer continuar lendo sobre mecânica de automóveis? Acesse o nosso próximo conteúdo e descubra se a bateria do carro está ruim!


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Sobre o autor

Baterias Moura

Fabricante de Baterias

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