Você já teve problemas com um carro com embreagem dura? Este é um problema mais comum do que se imagina! Aliás, este defeito está entre as principais causas de uma ida ao mecânico.

Isso acontece porque a peça é fundamental para o funcionamento do veículo, o que gera uma grande preocupação quando há qualquer sinal de problema.

Mas o que causa a embreagem dura no veículo? Quais defeitos a peça pode apresentar e como é possível resolvê-los? É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Qual o papel da embreagem?

Para saber como resolver esse defeito, você precisa entender o papel que a peça desempenha em seu veículo.

A embreagem é uma parte do sistema de transmissão do veículo e tem como objetivo transferir a força do motor em direção à caixa de câmbio. O papel desse componente é fazer com que essa força do motor seja direcionada até as rodas do carro.

Além disso, ela auxilia para que a troca de velocidades da caixa de câmbio seja feita de forma mais suave. Além de menos impactos, isso também proporciona um menor desgaste dos componentes do sistema de transmissão.

Problemas na embreagem

Entretanto, esse desgaste nem sempre acontece da forma correta e isso pode gerar outros problemas, além de deixar a embreagem dura. 

No geral, além do desgaste da peça, os defeitos decorrem de possíveis irregularidades em seu funcionamento. Com isso, é possível identificar possíveis falhas percebendo barulhos ou sentindo se a peça está desregulada.

Barulho na embreagem

Apesar de alguns outros defeitos também causarem barulhos nessa peça, o mais provável é que o kit de embreagem do veículo já esteja desgastado.

No fim de sua vida útil, o kit pode começar a apresentar barulhos, estalos ou até mesmo chiados, indicando que o rolamento está com problema. 

Embreagem desregulada

Por outro lado, caso sinta que o pedal da embreagem está muito alto, em um ponto desconfortável, que exige que o motorista tire muito o pé para que o carro saia, o problema pode ser a desregulagem.

Inclusive, este problema pode acabar desgastando ainda mais o kit de embreagem, diminuindo sua vida útil.

Imagem de uma mecânica consertando o problema de embreagem dura no automóvel

A embreagem dura é um sintoma de problemas em outros componentes.

Embreagem dura: o que pode ser?

O problema mais comum no sistema de transmissão é a embreagem dura. A condição, porém, é apenas um indicativo de que o sistema necessita de uma atenção maior.

Outro fator que pode ser determinante para o surgimento de defeitos na peça é o tempo de uso. Isso porque as embreagem costumam ter uma vida útil entre 80 e 100 mil quilômetros rodados, mas é importante consultar esse tipo de informação no próprio manual do seu veículo.

Dessa forma, dentre os sinais que a embreagem transmite, a quilometragem é um fator a ser observado. A embreagem dura, por si só, já é um indicativo de que existe algum problema. 

Entre os possíveis defeitos, o mais comum é que tenha ocorrido a quebra ou mesmo o estiramento excessivo do cabo de embreagem. Caso a tensão esteja desregulada, é bem possível que a peça apresente defeito.

Além disso, outro problema que pode acontecer é uma folga maior que a necessária nos cilindros de embreagem. Isso impede o fornecimento de pressão para um funcionamento adequado.

Outro problema bastante comum é a ligação fora de ajuste, com a transmissão de força errada para o sistema. Em outros casos, componentes que não sejam compatíveis com o sistema do seu veículo podem estar causando o defeito.

Outro defeito um pouco menos comum é a presença de ar na linha hidráulica. Se isso acontece, o ar acaba ocupando mais espaço que o fluído do sistema, o que deixa a embreagem dura. 

Como consertar o problema da embreagem dura?

E como resolver o problema da embreagem dura? Qual a melhor opção em uma situação como essa?

O ideal é levar o veículo até uma oficina especializada ou um especialista de sua confiança. Dessa forma, é mais fácil identificar o que está causando a embreagem dura e solucionar o defeito com mais rapidez.

Uma outra forma de resolver esse problema é verificando itens como a lubrificação e limpeza do sistema de acionamento.

Contudo, caso seja necessário realizar a troca de componentes em mau estado de funcionamento ou desgastados, o melhor a se fazer é deixar que a substituição seja feita pelas mãos de um profissional.

E agora que você sabe o que causa a embreagem dura e como resolver esse problema, que tal aproveitar para conferir outras dicas e cuidados com o seu veículo? 

Acompanhe nosso blog e aproveite para conhecer mais sobre os serviços que a Moura oferece para o seu veículo! 

E lembre-se, seu veículo é um sistema que precisa de todos os seus componentes em ordem para funcionar adequadamente. Por isso, pensou em bateria de qualidade, pensou em Moura! Acesse: mourafácil.com

botão que leva até o mourafacil.com