Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como funciona um motor a diesel? É vantajoso?

Dicas Moura

Como funciona um motor a diesel? É vantajoso?

motor-a-diesel
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Utilizado em diversos tipos de veículos, muitos motoristas têm dúvidas em relação às vantagens do motor a diesel. Sua história se inicia no final do século XIX, na Alemanha, com o engenheiro Rudolf Diesel. Inspirado pelos motores a ciclo, Diesel buscava criar um modelo mais eficiente e econômico, que utilizasse combustíveis menos refinados.

Em 1893, ele patenteou sua invenção e apresentou ao mundo o primeiro motor movido a óleo vegetal (óleo de amendoim), que ficou conhecido, também, como motor de combustão interna. Apesar de alguns desafios iniciais, como a alta pressão necessária para que essa combustão acontecesse, o componente de sua criação logo se destacou por sua eficiência, economia e robustez.

A seguir, preparamos um conteúdo especial para te explicar como funcionam os motores a diesel, seus tipos, aplicações e principais vantagens e desvantagens. Confira as próximas linhas!

Como é o funcionamento de um motor a diesel?

Vista detalhada de um motor a diesel complexo sob o capô de um veículo, mostrando componentes como turbocompressor e injeção de combustível, enfatizando a tecnologia e eficiência dos motores a diesel modernos.

Vista detalhada de um motor a diesel, enfatizando a tecnologia e eficiência dos motores a diesel modernos.

Basicamente, a função de um motor a diesel consiste na transformação de energia térmica em energia mecânica. Mas, diferentemente dos outros combustíveis, o óleo diesel permite que a etapa de compressão seja muito mais elevada dentro do motor. Funciona assim:

  1. Na etapa de admissão, o pistão cria um vácuo quando sobe no cilindro do motor. Através de uma válvula de admissão aberta, o ar (que será comprimido) é aspirado para dentro deste cilindro;
  2. Para realizar a compressão do ar, então, o pistão desce novamente: essa compressão aumenta significativamente a temperatura dentro do componente, chegando a cerca de 700°C;
  3. No momento de pico dessa compressão, o diesel é adicionado ao cilindro por meio de bicos injetores. Com isso, o ar quente causa a ignição espontânea do combustível, sem a necessidade de faíscas (como acontece em outros tipos de motor);
  4. Como essa combustão é bastante rápida, ela gera gases em alta pressão que empurram o pistão para baixo novamente com grande força. Esse movimento, por sua vez, gira o virabrequim — produzindo a potência utilizada pelo veículo para sua locomoção;
  5. Depois que os gases foram queimados, o pistão sobe novamente, expulsando-os pela válvula de escape. 

 

Este ciclo se repete milhares de vezes por minuto, impulsionando o veículo através da energia criada nestes componentes.

Também é válido dizer que, pela queima do motor a diesel (ou a combustão do mesmo) ocorrer internamente, não é necessário utilizar velas de ignição — o que garante mais simplicidade ao processo.

Quais as vantagens do motor a diesel?

SUV amarelo equipado com motor a diesel viajando por uma estrada cercada por árvores de folhas amarelas no outono, destacando a eficiência e durabilidade dos motores a diesel em viagens longas.

O motor de combustão interna pode ser uma escolha positiva para motoristas que rodam longas distâncias frequentemente.

As principais vantagens dos motores a diesel estão ligadas à sua esportividade e eficiência a longo prazo. Isso porque, com baixo consumo de combustível, esse tipo de motor pode garantir maior economia para os motoristas: apesar dos modelos a diesel custarem entre 10% e 12% a mais que o motor a gasolina, seu gasto com combustível em longas viagens pode ser reduzido em 30%.

Além disso, os motores a diesel são mais resistentes (contando com uma robustez essencial para veículos utilizados com frequência) e poluem menos, com uma emissão de carbono que pode ficar 25% abaixo em comparação a outros tipos de motores.

Desvantagens do motor a diesel

A principal desvantagem do motor a combustão interna é seu valor em comparação a outros tipos de motor: apesar de oferecer maior eficiência quando se trata de longas distâncias, ele ainda assim tem um preço de mercado superior e, por isso, pode não representar retorno econômico efetivo para motoristas que percorrem curtas distâncias em sua rotina.

Além disso, seu alcance de velocidade é inferior quando comparado aos motores movidos a gasolina, por exemplo. Portanto, é sempre válido entender o objetivo da compra de um veículo e seu futuro uso prático, buscando escolher a melhor opção entre os tipos de motor disponíveis.

Quais os tipos de motor a diesel?

Locomotiva amarela com motor a diesel em trilhos de ferrovia, demonstrando a força e eficiência dos motores a diesel em transporte ferroviário de carga.

Esse tipo de motor está presente em indústrias, embarcações e locomotivas

Como você pôde ver anteriormente, o motor de combustão interna tem seus benefícios ressaltados quando utilizados em viagens de longas distâncias. Por isso, seus tipos variam para além dos carros: os motores a diesel podem estar presentes em embarcações, locomotivas e até mesmo indústrias. Conheça melhor sobre cada um a seguir:

  • Motores veiculares: são aqueles projetados para movimentar os veículos, contando com um torque em baixas rotações, baixo consumo e uma alta durabilidade;
  • Motores estacionários: são instalados em locais como indústrias, usinas, hospitais e centros de tecnologia, por exemplo. Eles geram energia com eficiência e contam com poucos ruídos — o que pode ser uma vantagem para estes locais;
  • Motores marítimos: estão presentes em navios e embarcações, oferecendo alto torque e uma confiabilidade positiva em ambientes marítimos. Eles podem contar com sistemas de arrefecimento via água ou ar;
  • Motores ferroviários: propulsionam locomotivas e trens e seu alto torque em baixas velocidades também é muito positivo para viagens de longa duração nesses casos.

É possível converter um motor à gasolina em diesel?

Não é possível converter um motor à gasolina em diesel pois, como o segundo não utiliza velas de ignição, seu ciclo de combustão se dá de modo diferente — por pressão. Dessa forma, reforçar um motor à gasolina para operar como o diesel é uma tarefa muito inviabilizada. 

E aí, gostou de conhecer melhor sobre o motor a diesel, suas vantagens e desvantagens?  Se você se interessa por conteúdos voltados à mecânica automotiva, vai gostar de conferir os novos artigos publicados aqui no nosso blog!

E se precisar de uma nova bateria para seu veículo à diesel, conte com Moura Fácil para uma entrega e instalação em até 50 minutos!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos