Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Embarcações: como prepará-las para o verão?

Baterias Náuticas

Embarcações: como prepará-las para o verão?

embarcacoes
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O verão chegou e, com ele, o clima perfeito para quem gosta de navegar. Se você se interessa pelo assunto, deve saber que esta época do ano é a mais aguardada para passeios em alto mar durante dias ensolarados e momentos de descanso entre familiares e amigos.

As formas de aproveitar são as mais diversas: praticar esportes náuticos, realizar passeios em grupo ou mesmo aproveitar o tempo para conhecer novos lugares e praias brasileiras são algumas das opções que permitem que momentos revigorantes e memórias especiais sejam vividos. Por isso, inclusive, esses passeios são tão buscados neste período.

Entretanto, apesar de significarem momentos de descontração e diversão, os passeios de barco (assim como as viagens de carro) precisam ser seguros para oferecer a melhor experiência a todos os tripulantes. 

É essencial realizar revisões, limpeza e manutenção adequadas antes de partir para novas aventuras, evitando imprevistos desagradáveis e até mesmo acidentes durante a navegação.

Para te ajudar a checar os principais pontos de revisão neste momento, reunimos algumas dicas que podem te guiar. Acompanhe:

Como fazer a manutenção de embarcações?

duas embarcações de porte grande estão próximas a uma baía, e permanecem uma ao lado da outra

A manutenção de embarcações geralmente é feita nas marinas, onde profissionais qualificados podem analisar cada componente com atenção e realizar reparos quando necessário. Também são avaliados pontos como a limpeza e a conservação das peças, que caracterizam-se como fatores que influenciam diretamente a performance e o bom funcionamento dos barcos.

Nos tópicos a seguir, exploramos melhor cada um desses pontos:

  • Limpeza e conservação

A limpeza e conservação das embarcações é essencial para seu funcionamento a longo prazo. Isto porque, nos ambientes em que barcos, lanchas e iates permanecem na maior parte do tempo, o desgaste e a corrosão causados pela umidade e pela proliferação de microorganismos podem causar danos graves à sua estrutura.

Este processo pode ter dois passos principais, que levam em consideração o interior e o exterior do barco: 

Limpeza interna

um homem está limpando o casco de uma embarcação que está suspensa sobre sua baía

Ela é relativamente mais simples de ser feita em comparação à limpeza externa, pois o interior das embarcações geralmente conta com menos danos causados pelo contato direto com a água. 

Para ela, é essencial se atentar à remoção de poeira e detritos, limpeza de superfícies com pano úmido e higienização de móveis e equipamentos que ficam em contato direto com os tripulantes durante um passeio.

Também é válido conferir encanamentos e sistemas tubulares, notando se há casos de vazamento ou necessidade de troca por corrosão, por exemplo.

Limpeza externa

A limpeza externa de embarcações deve ser feita periodicamente, sempre após seu uso ou com o espaço de tempo de, idealmente, uma semana. 

Neste processo, é importante se atentar a alguns fatores cruciais para o cumprimento de todas as normas, como, por exemplo, utilizar produtos de limpeza que sejam próprios para barcos, com características biodegradáveis e menor impacto ambiental

Também não é recomendado o uso de materiais abrasivos ou solventes, pelo alto potencial desses produtos de danificar a superfície do barco.

Para realizá-la, então, basta utilizar água doce, esponjas macias (que não riscam a estrutura da embarcação) e panos de limpeza em conjunto dos materiais próprios.

Produtos anti-incrustantes específicos para barcos também podem ser importantes, pois evitam o crescimento rápido de algas e outros organismos marinhos pelo casco da embarcação.

  • Inspeção periódica

Se você tem familiaridade com o mundo da náutica, deve saber que as inspeções periódicas não são apenas um recurso de manutenção, mas uma obrigação dos proprietários de embarcações de todos os portes.

Ela é realizada por Delegacias, Capitanias e Agências pertencentes aos Distritos Navais do país e sua frequência varia de acordo com o objetivo de uso de cada barco: aqueles que permanecem em águas abrigadas (como represas, lagos, rios e baías) devem passar por uma inspeção a cada 2 anos, enquanto embarcações que trafegam por águas expostas devem passar pela mesma avaliação anualmente.

Através delas, são inspecionados componentes físicos (como aqueles citados na manutenção preventiva), questões documentais, de segurança e de impacto ambiental diretamente relacionadas ao barco.

Isto porque o principal objetivo das inspeções periódicas, segundo a Marinha Brasileira, é garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas e instalações de apoio.

Percebeu como ela é indispensável? Para evitar problemas com seu barco, indicamos que antes de curtir o verão você verifique se a documentação, certificados e inspeções obrigatórias estejam em dia! 

um homem vestindo roupas azuis está no interior de uma embarcação enquanto faz sua inspeção periódica

Manutenção preventiva

Alinhada à inspeção periódica, a manutenção preventiva é uma das mais importantes no momento de preparar embarcações para o verão. Através dela, são analisados pontos como o motor, estrutura, casco, equipamentos eletrônicos e até sistemas de segurança e comunicação presentes nos barcos.

Veja os principais componentes avaliados durante essa inspeção:

Motor 

  • Filtro de óleo;
  • Nível do óleo;
  • Velas;
  • Sistema de lubrificação;
  • Sistema de combustível;
  • Sistema etílico.

Estrutura e casco

  • Condições físicas do casco;
  • Condições dos equipamentos de segurança;
  • Bombas;
  • Condições de pintura do casco.

Sistemas eletrônicos

  • Sistema de iluminação da embarcação;
  • Sistema de comunicação;
  • Sistema de navegação, como painéis e indicadores essenciais para viagens seguras.

A manutenção preventiva tem o objetivo de assegurar que os componentes das embarcações não parem de funcionar durante a navegação (ou mesmo atrapalhem a atividade de alguma forma), antecipando prováveis problemas ao analisar o início de um desgaste e peças que, de fato, podem já estar no momento ideal para troca.

Por isso, se você está pensando em preparar seu barco para o verão, é indispensável levar esta revisão em consideração.

E aí, gostou das nossas dicas? 

Lembre-se que se durante a revisão você notar que existe alguma falha no sistema eletrônico, pode ser hora de trocar sua bateria náutica! 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Baterias Náuticas

Embarcações: como prepará-las para o verão?

O verão chegou e, com ele, o clima perfeito para quem gosta de navegar. Se você se interessa pelo assunto,...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos