Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como fazer o descarte de pilhas e baterias da maneira correta?

Sustentabilidade

Como fazer o descarte de pilhas e baterias da maneira correta?

descarte-de-pilhas-e-baterias
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

No mundo moderno, existem diversos tipos de componentes essenciais para o funcionamento de máquinas, indústrias, veículos e novas tecnologias. Sabemos, entretanto, que sua composição química pode ser tóxica para o meio ambiente, principalmente quando tratamos sobre seu contato direto com a natureza — que pode acontecer no momento de despejo incorreto após o seu uso. Como fazer, então, o descarte de pilhas e baterias da melhor maneira?

Neste post, vamos conversar sobre esse assunto abordando a legislação vigente no Brasil, opções de despejo correto e as melhores práticas para lidar com esses equipamentos tão presentes em nosso cotidiano, sob a perspectiva de quando sua vida útil chega ao fim.

E aí, quer conferir tudo com a gente e colaborar com a sustentabilidade do meio em que você vive? Continue a leitura!

O que a lei diz sobre o descarte de pilhas e baterias?

O descarte de pilhas e baterias (independentemente do seu tipo) precisa seguir o procedimento correto de descarte, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama): em 1999, a Resolução 257 definiu alguns parâmetros para o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias e pilhas esgotadas, abrangendo sua coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final (ou seja, seu descarte).

Após o esgotamento energético desses componentes, sua estrutura deve ser devolvida ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto. Isso é o que garante que os materiais pesados (como metais e ácidos) não contaminem aterros, rios, afluentes e o lixo urbano.

A legislação também garante que o material recuperado seja utilizado na produção de novos bens de consumo e, por aqui, temos um exemplo prático disso: no caso das Baterias Moura, você encontra Unidades Autorizadas que recebem as baterias inservíveis. Elas são armazenadas em local adequado e enviadas por uma transportadora licenciada à fábrica em sua unidade recicladora.

Quer conhecer mais sobre nossas iniciativas? Confira o e-book sobre descarte correto de baterias que construímos por aqui!

Onde descartar pilhas e baterias usadas?

a imagem demonstra desenhos gráficos de latas de descarte, cada uma com suas respectivas cores. Estão dispostas em sequência as latas de lixo referentes a vidro, orgânicos, papel, metal, eletrônicos, plástico e baterias, separadamente

O descarte de pilhas e baterias usadas deve ser feito separadamente de outros materiais, como vidro, papel, metal e até mesmo eletrônicos

Entendendo a importância de um despejo consciente, é natural que busquemos as melhores maneiras de lidar com descarte de baterias e pilhas. Como comentamos no tópico anterior, existem regulamentações que prevêem a devolução desses componentes para o fabricante e, por isso, essa é a primeira opção que citamos como ideal. 

Mas também existem as redes de coleta, que geralmente são incentivadas por empresas e pela própria gestão de cada cidade e podem representar uma opção próxima de muitas pessoas.

Ainda, existem grupos especializados nesse tipo de serviço: eles coletam o material de descarte e definem seu destino final de acordo com alguns aspectos, como o tipo de pilha ou bateria, sua proporção e materiais químicos presentes em sua composição. 

Vale lembrar que nenhum tipo de bateria ou pilha pode ser descartado diretamente na natureza. Apesar de levarem diferentes materiais em sua composição, a presença comum de elementos como o chumbo, o cádmio, o lítio e o níquel torna qualquer tipo de pilha ou bateria potencialmente prejudicial para o meio ambiente.

Por isso, vale a pena entrar em contato com redes de coleta sempre que tiver pilhas ou baterias usadas em mãos!

Por que não devemos descartar pilhas e baterias em lixo comum?

um homem que trabalha com o descarte de lixo veste um uniforme e capacete e permanece em pé em frente a uma junção de lixos, no que parece ser um aterro a céu aberto

Quando pilhas e baterias são descartadas no lixo comum, sua decomposição causa sérios danos ao meio ambiente

O descarte incorreto de baterias e pilhas soma diversos pontos que prejudicam o meio ambiente, incluindo a contaminação do solo, da água e do ar, e, inclusive, o prejuízo à saúde humana. Isso acontece porque, quando sua matéria orgânica se decompõe em meio à natureza, ela pode entrar em contato direto com matéria orgânica que será consumida por plantas, animais e pessoas, prejudicando seriamente todo o ecossistema daquela região.

Se você se interessa por sustentabilidade e preservação do meio ambiente, pode achar útil conhecer melhor sobre esses pontos, explicados nos tópicos abaixo:

Prejuízos ao solo

O principal prejuízo ao solo vindo de pilhas e baterias é fruto do descarte incorreto: quando estão presentes em aterros sanitários e lixões, esses materiais se decompõem diretamente na terra, fazendo com que componentes químicos se infiltrem e cheguem até águas subterrâneas — recursos naturais essenciais para o abastecimento de muitas residências e projetos no país. 

Além disso, a contaminação do solo pelo descarte incorreto de pilhas e baterias também pode afetar plantações e prejudicar a fertilidade do solo de maneira significativa.

Contaminação da água

Por meio da contaminação do solo (como comentamos no tópico acima), do escoamento superficial e do descarte direto na água, pilhas e baterias que se decompõem organicamente em contato com a natureza também podem afetar o equilíbrio natural de rios, lagos, nascentes e qualquer tipo de presença fluvial da natureza.

 

Esse tipo de contaminação pode causar muitos danos ao ecossistema local, destruindo plantas, matando animais e contaminando o que se tornará alimento para os seres humanos (como os peixes, por exemplo). 

 

Se você veio até aqui conhecer melhor sobre como fazer o descarte de pilhas e baterias da melhor forma, vai gostar de saber que aqui na Moura temos um grande compromisso com o meio ambiente: no que tange o descarte, contamos com uma infraestrutura completa para a logística reversa de todos os componentes, de forma totalmente gratuita.

Para quem é revendedor Moura, o descarte de baterias gera um Certificado de Destinação Final, que pode ser mostrado para seus consumidores, comprovando que você é uma empresa preocupada com seus resíduos e a preservação do nosso planeta.

E se você se interessa por iniciativas sustentáveis, não deixe de conferir o Relatório ESG e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Mecânica: para que serve o catalisador automotivo?

Você sabe para que serve o catalisador automotivo? O mau desempenho dessa peça pode afetar o desempenho do seu automóvel,...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos