Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Carros inteligentes: o que já existe no mercado?

Tecnologia

Carros inteligentes: o que já existe no mercado?

carros-inteligentes
Leitura:8 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Os chamados carros inteligentes já estão entre nós, mas continuam evoluindo em um ritmo cada vez maior. Atualmente, até mesmo automóveis comuns oferecem várias soluções tecnológicas embarcadas que facilitam a vida dos motoristas e aumentam o conforto dos passageiros. 

Para você ter ideia, já existem carros com sensores que monitoram a pressão dos pneus, fluído dos freios e funcionamento do motor, por exemplo. 

Comandos de voz e outras funções interativas também estão cada vez mais presentes para atender as necessidades dos motoristas e dos demais passageiros. Mas o que são carros inteligentes e quais seus principais benefícios? Essas são algumas das perguntas que iremos responder a seguir, acompanhe!

O que são carros inteligentes?

Os carros inteligentes são carros que dispõe de tecnologia avançada, permitindo automação na condução, conectividade e diversas funções voltadas para facilitar a vida do motorista. 

Tipos de carros inteligentes

Atualmente, podemos dividir os carros inteligentes em 6 níveis, classificados pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), como podemos ver abaixo:

  • Nível 0: Não possui automação, sendo totalmente dependente do motorista
  • Nível 1: Carros com algumas assistências, como o controle de velocidade. Porém, ainda precisa do controle do motorista. 
  • Nível 2: Em alguns momentos, o veículo consegue acelerar ou frear sozinho. Todas as ações ao volante ainda são exigidas de um condutor, mas o carro pode, por exemplo, manter a distância do veículo da frente. 
  • Nível 3: Aqui, dentro das condições ideais, o carro pode se movimentar sozinho. O motorista é necessário para situações de emergência, precisando  estar atento para assumir o volante a qualquer momento. 
  • Nível 4: Neste ponto o veículo já se movimenta sozinho, sem a necessidade de condução. Porém, a sua atuação ainda se dá em ambientes controlados, sem poder ir para qualquer lugar. 
  • Nível 5: Por último, temos a automação total. Nela, todas as pessoas são apenas passageiros, e o carro se movimenta inteiramente sozinho para qualquer lugar. 

Como os carros autônomos funcionam?

Em relação ao funcionamento dos autônomos, a tecnologia dos carros inteligentes permite que a comunicação seja feita pela internet. A mensagem é passada para os centros de gestão de tráfego e os dados são transmitidos das luzes dos semáforos para o sistema que é responsável pelos automóveis, tudo isso em tempo real.

Em seguida, as informações dos veículos sobre o trânsito são enviadas para uma central, o que permite uma manipulação eficaz do tráfego naquele local. É por meio dessa transmissão e da comunicação entre os veículos que o trânsito é gerido sem a necessidade da intervenção humana. 

Esses carros autônomos também podem enviar alertas de problemas que estão fora do alcance dos seus sensores e que escapariam da atuação dos sistemas. Portanto, saber a trajetória do automóvel, sua velocidade e a própria aceleração dos veículos é essencial para manter o controle total do trânsito.

Quais os benefícios dos carros inteligentes?

Confira algumas das principais vantagens trazidas por essa inovação:

Tornam o trânsito mais eficiente

Essa revolucionária tecnologia automotiva promove a interação entre os carros e as vias públicas, melhorando a mobilidade e a segurança nas cidades.

Diminuem o número de acidentes

A tecnologia automotiva dos carros inteligentes evita acidentes. Os sistemas mecânicos e eletrônicos do automóvel são preparados para as mais diversas situações que podem ocasionar acidentes. É a inteligência artificial a serviço dos motoristas e da vida!

Melhoram o fluxo

Com a troca de dados entre o automóvel e a central de infraestrutura, avanços no sinal, frenagens bruscas e congestionamentos podem ser evitados. Ainda, se todos os carros estiverem com esse nível de tecnologia, o fluxo será completamente fluido.  

Têm controle de estabilidade

Outro benefício dos carros inteligentes é que eles têm o controle eletrônico de estabilidade: quando você desvia de um obstáculo e ocorre a aquaplanagem ou quando o veículo perde a tração, a estabilidade é facilmente recuperada.

Previnem as colisões

Como o sistema de comunicação dos carros inteligentes recebe dados básicos como a velocidade dos outros carros, o tempo de percurso e a distância entre os veículos ou outras barreiras, é possível a prevenção de colisões, entre outros acidentes.

uma rodovia está sendo iluminada durante a noite

Geração de carros inteligentes e o futuro da indústria automotiva.

Facilitam a baliza

Basta que o sistema entenda que a vaga é a ideal para que, com o auxílio da tecnologia, a manobra seja realizada automaticamente. Em alguns casos basta que alguém controle os pedais e em outros nem sequer isso é necessário, caracterizando assim os modelos 100% autônomos. 

Por que a indústria investe nisso?

Não é de hoje que a tecnologia anda de mãos dadas com o setor automotivo. Os carros inteligentes são testados pelas maiores empresas do mundo e com as estradas inteligentes não é diferente. São cada vez mais numerosos e profundos os estudos direcionados para o funcionamento dessas vias que são as responsáveis pela comunicação entre os veículos e pela otimização do tráfego. 

Seguindo essa mesma ideia, temos as pistas de corrida e as categorias do automobilismo que servem como suporte para testes das grandes montadoras. A empresa americana Qualcomm é um exemplo de indústria que investe em inteligência artificial, onde ela desenha e fornece o que os objetos precisam para se conectar à internet.

Aliás, segurança é a palavra-chave para o desenvolvimento dos carros inteligentes. Além disso, a Qualcomm está presente na Fórmula 1 e na Fórmula E, esta que tem como principal atrativo os carros elétricos. Você pode não saber, mas a tecnologia que vemos nos nossos automóveis são testadas primeiro nos carros de Fórmula 1. E isso é em relação a tudo: funções inteligentes, combustíveis, óleo e até a bateria.

Quais as tecnologias que já existem?

Agora, vamos falar um pouco das tecnologias de carros inteligentes que estão se popularizando no mercado atual!

Assistente de permanência na faixa

O sistema auxilia em situações de risco. No entanto, ele não tem como objetivo substituir a ação do motorista no carro. Ele movimenta o volante quando o veículo sai da faixa ou quando o motorista não sinaliza a mudança nem responde aos alertas emitidos.

Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo é uma evolução do piloto automático que você já conhece: enquanto o convencional registra uma velocidade e a mantém na viagem, acelera ou freia o automóvel, o piloto adaptativo também faz a identificação do veículo que está à sua frente e demonstra como você deveria conduzir o carro. 

Sistema infoentretenimento

Como sugere o seu nome, esse sistema é responsável pelo controle das funções de entretenimento e informação do carro. Ou seja, é por ele que o motorista pode acessar os controles de ar condicionado, som, navegação ou de aplicativos para celular. Tudo isso de forma interativa a partir de uma tela sensível ao toque.

Nessa categoria estão os sistemas que dão acesso ao Android Auto, do Google, e o CarPlay da Apple. Para usar o sistema, basta conectar o celular e pedir para fazer ligações telefônicas, enviar e receber mensagens, acessar músicas, controlar mapas e outros recursos disponíveis nos telefones móveis.

Detector de ponto cego

O detector de ponto cego é uma das principais tecnologias automotivas atualmente. Você provavelmente sabe que muitas vezes o motorista não vê o veículo que está ao seu lado quando ele muda de faixa, por conta do que chamamos de ponto cego. 

Com a tecnologia dos carros inteligentes, o automóvel é capaz de informar a presença de algum elemento no ponto cego do motorista, através de sensores ou câmeras.

Faróis inteligentes

o farol direito de um carro inteligente está em foco

Os faróis dinâmicos são apenas uma das grandes evoluções consolidadas pelos carros inteligentes.

Os faróis inteligentes são aqueles que têm LED e outras tecnologias automotivas para evitar acidentes durante a noite. Alguns modelos têm lâmpadas giratórias que direcionam o feixe de luz para os lados, o que permite uma melhor visualização dos pedestres. Já o sistema de farol alto impede que a iluminação atrapalhe outros motoristas.

Qual é a importância das baterias automotivas de qualidade?

Para os carros inteligentes é essencial dar atenção às baterias automotivas, visto que todos esses serviços citados anteriormente vão depender ainda mais de boas baterias. Além da necessidade de ser uma bateria de qualidade, é importante que a fabricante esteja preparada para o futuro da indústria automotiva. 

A Moura desenvolve baterias de qualidade, seguras, com alta tecnologia e capazes de atender as necessidades de qualquer tipo de automóvel, inclusive dos carros inteligentes. As baterias Moura duram três vezes mais e contam com assistência técnica e mecânicos capacitados que poderão te auxiliar no momento em que for necessário trocar a peça.

Além disso, a Moura tem um Laboratório próprio que garante a qualidade de todas as suas baterias. A empresa é rigorosa nos testes promovidos, o que permite entregar produtos auditados, com índices de performance garantidos e alto desempenho comprovado.

O Complexo Laboratorial da Moura possui a certificação ISO/IEC 17025, uma norma internacional e exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração que tem como objetivo promover a confiança nas operações realizadas por estes espaços estratégicos.

Agora que você conhece melhor os carros inteligentes, já sabe que irá precisar de muita energia para manter a potência do seu carro moderno, não é mesmo? Com a Moura, você recebe sua nova bateria em até 50 minutos, com instalação gratuita e um serviço personalizado, que chega até você onde estiver! Peça já!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Tecnologia

Afinal, existe diferença entre o sistema de tração AWD e 4WD?

Antes de explicarmos a diferença entre o sistema de tração AWD e 4WD, primeiro é importante entender o que significa...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos