Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Afinal, existe diferença entre o sistema de tração AWD e 4WD?

Tecnologia

Afinal, existe diferença entre o sistema de tração AWD e 4WD?

diferenca-tracao-awd-4wd
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Antes de explicarmos a diferença entre o sistema de tração AWD e 4WD, primeiro é importante entender o que significa o sistema 4×4 (lê-se 4 por 4). A maioria dos carros tem tração apenas nas rodas dianteiras, existindo também alguns com tração apenas nas rodas traseiras. Os carros com sistema de tração AWD ou 4WD, por sua vez, tracionam as quatro rodas do veículo. 

Quando nos deparamos com um veículo com esse tipo de tração, quer dizer que as quatro rodas presentes no automóvel possuem força motriz, ou seja, são capazes de produzir ou transmitir movimento. 

Nas próximas linhas, iremos explicar o que difere um sistema do outro e como optar pelo melhor modelo de carro, confira!

O que é o sistema AWD?

O sistema AWD (all wheel drive) é capaz de tracionar todas as suas rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro. Afinal, para funcionar, esse sistema não necessita de um comando específico do condutor. 

Por esse motivo, a tração AWD também pode ser chamada de integral e permanente. Para ficar mais fácil de entender, podemos dizer que essa tecnologia de tração é ativada por meio de recursos eletrônicos que indicam a potência certa para cada eixo, funcionando de acordo com a finalidade do condutor. 

Basicamente, é possível dizer que esse tipo de tração possibilita que o veículo se adapte melhor em diferentes terrenos. Vale destacar, ainda, que a potência presente nos eixos das rodas da frente e de trás são uniformes nos carros AWD e que esse sistema é parecido com aquele utilizado nos veículos de alta performance. 

Portanto, a diferença básica entre os carros com tração AWD e 4WD consiste no fato de que, no primeiro sistema, todas as rodas são tracionadas permanentemente. Já no sistema 4WD, o tracionamento na maior parte do tempo é apenas em um dos eixos (ou o dianteiro ou o traseiro), sendo necessário que o motorista ative por algum comando a tração no outro eixo, quando, então, o carro passa a tracionar as quatro rodas.

Exemplo: O sistema AWD no Ford Fusion  

O Fusion é um dos exemplos de carro com alto desempenho (pode ser considerado esportivo e de luxo ao mesmo tempo) que têm como modo de tração o sistema AWD. Portanto, seu modelo é de tração integral, o que garante uma distribuição quase que automática das necessidades do motorista em determinado momento e eixo das rodas. 

Em contraponto ao que prega o sistema 4×4, de acordo com algumas avaliações de usuários, em condições normais de utilização, a tração do Fusion AWD é completamente voltada às rodas da frente. No entanto, vale destacar que esse modelo de carro responde de maneira rápida e eficiente aos comandos solicitados pelos motoristas. 

Para que serve o 4WD?

No sistema 4WD (4 wheel drive), o tracionamento na maior parte do tempo é apenas no eixo dianteiro ou traseiro. Mas no caso de atolamento ou patinagem desse eixo, devido a adversidades como lama, areia, pedrisco e piso molhado, o condutor pode, por meio de um comando mecânico ou eletrônico, fazer com que a força do motor seja transmitida também para o eixo que normalmente não é tracionado. Assim, ocorre o tracionamento no eixo que não está atolado, podendo-se, assim, movimentar o carro.

Como escolher o tipo de veículo ideal

Na hora de comprar um carro, é natural surgirem muitas dúvidas, dentre elas, qual modelo escolher. Entretanto, essa escolha não precisa ser tão difícil assim. A seguir, separamos os três principais tipos de veículos presentes no mercado e, de acordo com as características de cada um, você poderá ter uma ideia de qual modelo combina mais com seu estilo de vida. Confira!

Carro de tipo “off-road”

awd

Em trajetos que necessitam de maior esforço de tração (como locais de terra, lama, etc) o sistema AWD ou 4WD podem ser fundamentais para a segurança do condutor.

Legenda: Em trajetos que necessitam de maior esforço de tração (como locais de terra, lama, etc) o sistema AWD ou 4WD podem ser fundamentais para a segurança do condutor.

Os carros off road são ideais para pessoas aventureiras que gostam de se deslocar por trajetos mais rurais, como trilhas e estradas de terra. De modo geral, esse tipo de veículo é feito para passar por lugares que não contam com mobilidade facilitada, como ocorre na área urbana. 

Dessa forma, se você pretende transitar por locais com cascalhos, pedras, lama, terra e até gelo, esse modelo é uma excelente pedida. Afinal, por contar com o sistema de tração 4×4, não irá te deixar na mão em obstáculos e terrenos irregulares. 

Carro de passeio/urbano

Os chamados carros de passeio ou urbanos, como o próprio nome já diz, são excelentes opções para quem utiliza o veículo para atividades cotidianas, como deslocamento para o trabalho, programas de lazer e viagens rápidas. Portanto, se a pretensão não for deslocar uma família grande ou enfrentar grandes adversidades nas estradas, esse modelo de carro tende a atender bem. 

Carro de família

Para quem tem família grande, o modelo de carro ideal é aquele que possui bastante espaço. Nesse caso, mais do que pensar no número de assentos, é necessário levar em conta o tamanho do porta-malas. Entretanto, caso seja necessário mais de cinco lugares, há opções interessantes no mercado, como sedã, SUV e minivan.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o universo automotivo e contar com produtos de qualidade, leia nossos outros posts e adquira as melhores baterias para o seu veículo no Moura Fácil.

 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Tecnologia

O que é um sistema de segurança e como a Moura pode ajudar?

Cada vez mais, ter um sistema de segurança efetivo tem se tornado uma prioridade crescente para pessoas e organizações. Desde...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos