O Grupo Moura oferece aos colaboradores do seu complexo fabril em Belo Jardim (PE), maior polo produtivo de baterias da América do Sul, um programa inovador na indústria brasileira: o Vida na Maturidade. Lançado em 2019, o programa traz para fábrica o cuidado especial que a empresa tem com seus colaboradores. Da contratação ao momento de se aposentar, o Grupo procura estar junto, investindo em seu maior patrimônio: suas pessoas. Através do Programa, os profissionais que desejam solicitar suas aposentadorias têm consultorias jurídicas gratuitas, contando com orientações e suporte para esse novo momento da vida. Um planejamento previdenciário completo é fornecido, além de requerimentos administrativos, quando necessários no processo de solicitação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mais de 100 colaboradores já foram atendidos pelo programa.

Nailda Nascimento, consultora financeira da Moura, colaboradora há mais de 30 anos, foi uma das beneficiadas pelo Vida na Maturidade. Depois de alçar o encarreiramento dentro da empresa, agora ela se prepara para a transição junto com o suporte da empresa. “Todo o processo foi conduzido de forma dinâmica e tranquila. Em menos de 30 dias o pedido já havia sido deferido na Previdência Social. Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe que conduz esse projeto com tanto profissionalismo e carinho, dentro da Cultura Moura de respeito e atenção aos seus colaboradores”, agradece.

“É parte fundamental da Cultura Empresarial Moura (CEM) cuidar de nossas pessoas e de suas trajetórias profissionais: desde o momento de sua contratação até o período que antecede a sua aposentadoria. Uma etapa transformadora na vida do trabalhador merece uma atenção especial das empresas”, comenta o gerente de Pessoas do Grupo Moura, Osenir Virlândio.

Leonardo Cordeiro, coordenador de pessoas do Grupo Moura, que trabalhou na constituição do projeto, ressalta os propósitos de sua implantação. “Todo processo foi pensado, desde o início, com um único propósito: cuidar desse momento de transição na vida profissional, prestando todo suporte necessário e trazendo uma maior tranquilidade e segurança para quem sempre vestiu nossa camisa e é nosso maior patrimônio, os colaboradores. A expectativa é que ao longo de 2020 o programa seja ampliado, trazendo uma nova fase, com treinamentos para auxiliar nessa transição”, ressalta.

O programa é voltado especialmente para quem já possui mais de 25 anos de carteira profissional assinada e acima de 50 anos. Àqueles que têm idade menor é oferecida a possibilidade de consulta para fins de planejamento. Por meio de acompanhamento de um advogado especializado em Previdência são analisadas, em atendimentos individuais, quais as melhores opções para o trabalhador. São realizados o cálculo de tempo de contribuição e o chamado Perfil Profissiográfico Profissional (PPP) – formulário com todas as informações profissionais do solicitante.