O cano de descarga do carro é também conhecido como escapamento. Este sistema possui várias funções: 

  • ajudar na liberação dos gases da combustão do motor 
  • auxiliar na vida útil e regulagem do motor
  • controlar o fluxo dos gases tóxicos para que não entrem no interior veículo 
  • reduzir a poluição sonora

Sabendo disso, é muito importante compreender seu funcionamento e saber identificar sinais de vazamento ou entupimento no sistema de descarga do seu veículo. 

Danos neste sistema podem levar ao gasto excessivo de combustível, danos ao meio ambiente ou mesmo representar um sinal de algum problema mais grave em outra parte do carro.

Neste post a Moura vai te ensinar como resolver o problema do cano de descarga do carro. 

 

Quer conferir tudo com a gente? Siga com a leitura! 

 

O que é o cano de descarga? 

O cano do veículo é uma peça que faz parte do sistema de escapamento e é responsável por direcionar os gases provenientes da queima do combustível para fora do veículo.

Cano de descarga: Quais são as partes do sistema de escapamento?

O cano de descarga é formado por uma série de partes que formam o sistema de escapamento do veículo. São eles:

  • Silenciador: reduz os ruídos do motor para níveis estabelecidos pela legislação;
  • Coletor: como o próprio nome diz, esta parte do sistema de escapamento recolhe os gases e os envia para o cano de descarga;
  • Tubos de escape: sua função é fazer a conexão entre as diferentes partes do escapamento;
  • Abafador: Sabe aquele ruído agudo que você ouve nas ruas? O abafador é o responsável por reduzi-los;
  • Catalisador: responsável pela filtragem dos gases tóxicos. Não torna o ar emitido puro, mas deixa-o em níveis legalmente aceitos.

 

foto de um escapamento com duas saídas

O cano de descarga é um bom termômetro para a saúde do seu veículo.

 

Água saindo do escapamento, o que pode ser?

Se o cano de descarga estiver com uma água escura ou fumaça é sinal de problemas no sistema de escapamento. Também é preciso prestar atenção se há cheiro de óleo queimado. 

Neste caso, você poderá ter uma junta de cabeçote queimada. Também pode ser sinal de problemas nos anéis de pistão ou a queima do lubrificante durante a combustão. 

No entanto, se a água que sai do cano de descarga estiver com cheiro adocicado, poderá ser um problema no sistema de refrigeração do motor. Entretanto, fique atento se também há aumento da temperatura e superaquecimento do veículo

 

Como tapar o furo no cano de descarga?

Há duas opções para se resolver o problema do cano de descarga: reparo ou troca da peça. Portanto, se o furo no cano do carro for algo isolado, ou seja, se atingir só uma parte da peça, o mecânico poderá soldar um metal no local prejudicado. 

No entanto, se o problema for na tubulação e na câmara por onde passam os gases ou no silencioso, o ideal é trocar toda a peça. 

 

Como saber se tenho um furo no tubo de escape?

É importante fazer a manutenção preventiva do automóvel, ainda mais se você é proprietário de uma frota de veículos. Somente desta maneira você poderá garantir o bom funcionamento dos carros. 

Entretanto, é possível ficar atento às possíveis falhas: 

 

  • Barulhos estranhos 

Observe se há algum som estranho debaixo do automóvel. Caso escute alguma coisa pode ser um problema no sistema de exaustão. Este som é parecido com uma batida ou chocalho.

Se o cano de descarga do carro estiver rachado, o som será como um rugido parecido com tiros do motor. Agora se todo o veículo fizer barulho é sinal que você poderá ter problemas com o silenciador. Se parecer um assobio, poderá ser o escapamento quebrado. 

 

  • Cheiro diferente

Um cheiro diferente pode indicar problemas no cano de descarga do veículo. Por exemplo, se o cheiro for ácido e vier na parte dos passageiros, pode ser sinal de escape furado. Neste caso, o ideal é fazer uma inspeção completa no automóvel.

 

  • Rachaduras ou ferrugem 

Sistema de exaustão rachado ou com ferrugem pode ser sinal de que algo está errado. Portanto, fique atento se o automóvel estiver em funcionamento e, na dúvida, leve o carro a um profissional especializado.

foto de dois mecânicos embaixo de um carro suspenso, verificando algum problema

Barulhos e cheiros diferentes no veículo são alguns dos são sintomas de problemas no cano de descarga.

 

O que fazer quando entra água no cano de descarga do carro? 

A melhor dica neste caso é levar o automóvel à oficina mecânica mais próxima da sua casa para saber quais os danos provocados pela água. Somente um profissional da área saberá realmente o que fazer para resolver o problema.

Além disso, você pode cuidar para que os veículos da sua empresa de frotas não sofram com o cano de descarga vazando. Neste caso, tenha sempre em mente em fazer a manutenção preventiva e evite: 

 

  • Abastecer com qualquer tipo de combustível

Tome cuidado com o combustível adulterado. Ele pode acumular impurezas no cano de descarga do seu automóvel, provocar ferrugem e furar a peça. Portanto, só abasteça em postos que realmente são confiáveis. 

 

  • Evitar alta velocidade em lombadas 

Evite passar em alta velocidade em lombadas. Na maioria das vezes, o cano de descarga pode ter furos por causa desse descuido.

 

  • Desviar de buracos 

Buracos nas vias urbanas e nas estradas também podem ser os grandes causadores do cano de descarga furado. Por isso, se a estrada estiver com muitos buracos, passe devagar por eles.

Viu como é importante o cano de descarga do carro? Agora que você já sabe o que é essa peça, como funciona e porque ela pode furar vai tomar mais cuidado com o automóvel, não é mesmo? 

Lembre-se sempre de estar com as manutenções em dia. Só assim será possível dirigir com segurança!

 

Gostou do conteúdo? Além de cuidar do cano de descarga, fique sempre de olho na bateria automotiva dos veículos, pois ela garante o bom funcionamento elétrico e eletrônico do carro!