Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é TWI e como evitar o desgaste nos pneus?

Dicas Moura

O que é TWI e como evitar o desgaste nos pneus?

twi
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

É inegável que os pneus são uma das partes mais importantes do veículo, não é mesmo? Afinal, são eles os principais responsáveis por fornecer tração, estabilidade e segurança durante qualquer trajeto, independentemente das condições do solo. Por essa função, desempenhada em contato direto com as ruas, é muito comum que os pneus se desgastem com o passar do tempo: é nesse ponto que entra o TWI.

Traduzindo para o português, “Tread Wear Indicator” significa “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”. Ele é um marcador localizado nos sulcos (fendas) dos pneus, geralmente representado por pequenas saliências ou barras.

De extrema importância quando se trata de manter a segurança ao rodar, esse indicador é o tema principal do artigo de hoje. Continue com a gente e entenda como ver o TWI e evitar o desgaste excessivo dos pneus!

O que é o TWI?

um pneu está em foco, e em seu twi existem círculos indicando onde eles se encontram

O indicador de desgaste da banda de rodagem é um recurso que permite saber, a partir de suas medidas, quando está na hora de trocar os pneus.

TWI é um recurso projetado para demarcar quando os pneus atingem o limite legal de desgaste. Isso porque, segundo o Contran, nenhum pneu pode andar com seus sulcos inferiores a 1,6 milímetros. 

Dessa forma, eles são caracterizados como pequenos marcadores, em forma de saliências ou barras, localizados na banda de rodagem. Quando essa banda fica nivelada com os marcadores, é um sinal claro de que os pneus precisam ser substituídos.

Qual a importância do TWI?

Esse indicador desempenha um papel crucial na segurança de qualquer veículo: quando os pneus estão excessivamente desgastados, podem atuar com a aderência ao solo comprometida — o que aumenta a distância de frenagem e afeta diretamente a estabilidade em curvas e outras manobras.

Em condições mais adversas, como chuvas ou geadas, a falta de aderência pode ser ainda mais perigosa, correndo o risco de acidentes graves acontecerem. Por isso, é essencial verificar as condições dos pneus com regularidade, checando o indicador na banda de rodagem e, se necessário, contando com ajuda profissional para isso.

Além disso, não podemos deixar de citar sua importância legal: andar com os pneus carecas (com indicadores de desgaste abaixo de 1,6mm) é considerado uma infração grave, com multa de R$195,23, cinco pontos na carteira e a possibilidade de recolhimento do veículo até sua regularização. 

Com isso, entendemos que conferir as condições desses recursos em seu carro é fundamental tanto para evitar possíveis acidentes, quanto dores de cabeça com a lei!

Como evitar o desgaste dos pneus?

Agora que você já sabe o que é TWI e conhece a importância de manter os pneus saudáveis, que tal aproveitar e conferir algumas dicas sobre como evitar o desgaste desses componentes tão importantes? 

Confira a seguir:

1. Monitore e mantenha a pressão adequada dos pneus

Verificar regularmente a pressão dos pneus é fundamental: quando estão com pressão insuficiente ou excessiva, o desgaste pode tornar-se irregular, “forçando” o veículo a trabalhar mais e, consequentemente, reduzindo a eficiência do combustível 

Você pode realizar esse acompanhamento a cada 4.500km rodados, na sua oficina mecânica de mais confiança.

2. Faça o rodízio dos pneus regularmente

um carro está suspenso em uma oficina mecânica e uma de suas rodas está em foco

O rodízio de pneus deve ser feito por profissionais e, após finalizado, é muito importante realizar um novo alinhamento

Trocar a ordem dos pneus regularmente ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme, prolongando sua vida útil. O ideal é que essa rodagem seja feita entre 8 e 10 mil quilômetros rodados, de acordo com as normas e regulamentos indicados por cada montadora.

É importante ressaltar que esse tipo de modificação deve ser feita por uma equipe especializada, e que ela inclusive precisará fazer novos alinhamentos no veículo uma vez que o rodízio for finalizado.

3. Invista no alinhamento dos pneus

um veículo está suspenso em uma oficina, enquanto um mecênico está observando suas rodas frontais

O alinhamento é fundamental para evitar o desgaste excessivo em algum dos lados dos pneus

O alinhamento correto das rodas garante que os pneus estejam apontados na mesma direção, reduzindo o desgaste desigual e melhorando a dirigibilidade do veículo. Essa ação deve ser feita por profissionais, seguindo a designação de graus correta fornecida pelo fabricante de cada modelo.

4. Ajuste seus hábitos de direção

Certos comportamentos ao dirigir podem acelerar o desgaste dos pneus: acelerar e frear de forma brusca, fazer curvas muito rapidamente, passar por muitos buracos e obstáculos durante trajetos frequentes são alguns dos principais hábitos a se evitar se você busca preservar os pneus de seu veículo ao máximo.

 

E aí, gostou de conhecer sobre o TWI nos pneus e como preservá-los corretamente? 

Este é um recurso muito importante para garantir a segurança e o desempenho adequado de qualquer veículo e, ao verificar suas condições regularmente, adotando medidas para evitar o desgaste excessivo, você colabora ativamente para maior segurança de todos — desde pedestres até passageiros e outros motoristas.

Falando em cuidados com seu carro, nosso blog está repleto de outros conteúdos sobre o mundo automotivo. Não deixe de conferir!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos