Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Troca de óleo: quando fazer? O que considerar?

Mecânica

Troca de óleo: quando fazer? O que considerar?

troca-de-oleo
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você ama o seu carro e quer mantê-lo sempre funcionando da melhor maneira possível? Então, a troca de óleo regular é uma das chaves para garantir o desempenho e a durabilidade do seu veículo. No entanto, saber quando fazer essa troca e o que considerar pode parecer complicado. 

Neste guia, vamos explicar quando e por que você deve realizar a troca do óleo, além dos benefícios que essa simples manutenção pode trazer para o seu veículo. 

Se você busca manter o motor do seu carro saudável e evitar problemas no futuro, continue com a gente!

Quando fazer a troca de óleo?

A troca de óleo do carro é uma manutenção fundamental para o bom funcionamento do seu veículo. Ela deve ser realizada com base em alguns fatores, como a quilometragem, as condições do lubrificante, sua viscosidade e até mesmo possíveis sujeiras no sistema. 

Vamos analisar em detalhes:

Quilometragem

um caminhoneiro está sentado no banco do motorista de seu caminhõ enquanto trafega

Veículos que trafegam com mais frequência podem precisar realizar a troca do óleo com uma frequência maior: ela leva em consideração a quilometragem dos carros, motos e caminhões

Um dos principais fatores que determina quando você deve trocar o óleo é a quilometragem do veículo. A maioria dos fabricantes recomenda intervalos específicos, geralmente entre 5mil e 10mil quilômetros rodados, dependendo do tipo de óleo e das especificações de cada modelo. 

Importante lembrar: busque sempre verificar o manual do proprietário do seu veículo para obter orientações mais precisas sobre cada caso.

Condições do lubrificante

Além da quilometragem, as condições do óleo também são fatores fundamentais a serem avaliados. Se ele estiver escuro e sujo, é um sinal claro de que ele deve ser trocado  — mesmo que você não tenha atingido a quilometragem recomendada. 

Isto porque, se o óleo estiver contaminado, ele não desempenha sua função de lubrificação e proteção adequadamente.

Viscosidade

A viscosidade do óleo também desempenha um papel importante neste momento: em climas muito frios, óleos menos viscosos (como 5W-30) são preferíveis, enquanto em climas quentes, óleos mais viscosos (como 10W-40) podem ser melhores.

Nesse caso, a quilometragem também pode ser levada em consideração: motores com mais de 50 mil quilômetros rodados costumam fazer uma queima de óleo um pouco mais acentuada. Por isso, nesses casos, os óleos mais viscosos também podem ser considerados.

um mecânico está em frente ao capô de um carro aberto, e em suas mão está o medidor de viscosidade do óleo, essencial durante sua troca

Avaliar a viscosidade do óleo também é importante na hora de entender se é preciso renovar este lubrificante no veículo

Sujeiras

Se você dirige em condições severas, como tráfego intenso, estradas empoeiradas ou em áreas de clima extremo, seu óleo pode se degradar mais rapidamente. Nestas situações, inclusive, pode ser necessário trocar o óleo com mais frequência.

Verifique o nível do óleo

Além da troca regular, é importante verificar regularmente o nível de óleo do motor e adicionar mais óleo, se necessário, para garantir que o motor esteja sempre adequadamente lubrificado.

Qual o tempo para troca de óleo?

De maneira geral, o período ideal para realizar a troca do óleo é de 6 a 12 meses, ou quando o veículo já atingiu cerca de 10 mil quilômetros rodados.

 

Entretanto, como já conseguimos notar ao longo deste conteúdo, a frequência com que se faz essa manutenção pode depender de vários outros fatores — que afetam diretamente a frequência de revisão adequada para cada carro, moto ou caminhão:

 

  • O uso severo do veículo também pode encurtar o intervalo para a troca de óleo. Tráfego intenso, climas extremos, transporte de cargas pesadas ou uso prolongado em alta velocidade podem desgastar o óleo mais rapidamente. Nesses casos, realizar a troca a cada 5 mil quilômetros é uma recomendação comum;

 

  • O tipo de óleo que seu veículo utiliza também influencia na frequência da troca. Óleos sintéticos, por exemplo, costumam durar mais do que óleos convencionais. Além disso, alguns veículos modernos são projetados para utilizar óleos de longa duração. Mais uma vez, é crucial conferir as recomendações específicas do fabricante para o seu veículo.

Por isso, é sempre uma boa prática consultar o manual do proprietário com frequência, ou mesmo entrar em contato com o fabricante para obter orientações precisas sempre que necessário.

Confira nosso vídeo explicativo sobre o assunto:

4 benefícios da troca de óleo

Além de representar uma prática de manutenção da saúde de um veículo, trocar o óleo também pode conferir alguns outros benefícios na hora de rodar: 

  1. Lubrificação eficaz: O óleo fresco garante que todas as partes móveis do motor estejam bem lubrificadas, reduzindo o desgaste e aumentando a vida útil do motor;
  2. Refrigeração: Ele também atua como um refrigerante para o motor, ajudando a dissipar o calor gerado durante a combustão;
  3. Limpeza: O óleo limpo ajuda a manter o motor livre de depósitos e sujeiras prejudiciais;
  4. Economia de combustível: Um motor bem lubrificado e limpo funciona de maneira mais eficiente, o que pode melhorar a economia de combustível.

E aí, já sabe quando fazer sua próxima troca de óleo? 

Lembre-se que ignorar essa tarefa simples de manutenção pode não apenas prejudicar a saúde do veículo, mas levar a problemas mais caros no futuro, encurtando a vida útil do seu carro, moto ou caminhão.

Para entender melhor sobre a importância de um lubrificante automotivo de qualidade, confira o vídeo que preparamos sobre o assunto!

E para renovar o óleo do seu veículo com a mais alta performance, conte com os lubrificantes automotivos Lubel da Moura. Eles são a melhor escolha para garantir uma maior economia de combustível, redução da emissão de gases, proteção para motores turbo e contra a formação de depósitos de borra. Não deixe de conhecer!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Mecânica

O que é eixo de transmissão e como ele funciona? A Moura te explica!

Já falamos várias vezes aqui no blog da Moura sobre a importância da manutenção preventiva, não é verdade? Ficar atento...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos