Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

8 passos para uma troca de bateria completa!

Bateria para Carros

8 passos para uma troca de bateria completa!

troca-de-bateria
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Ficar sem bateria no carro é sempre desagradável: ela pode acabar no meio do trânsito, na garagem de casa ou mesmo em algum estacionamento público e, em todos os casos, representar uma dor de cabeça inesperada. É por isso que por aqui somos especialistas em uma troca de bateria rápida, segura e eficaz..

Para você não passar perrengues tentando trocar esse componente que é tão essencial, preparamos o passo a passo completo que os profissionais do delivery oficial da Moura seguem para realizar essa substituição de maneira correta. Confira e informe-se!

Quantos anos até a troca da bateria?

um homem que veste roupas de oficina mecânica está segurando uma bateria automotiva.No fundo é possível ver um modelo de carro HRV com o capô aberto, onde será realizada a troca de bateria

O tempo médio até uma troca de bateria adequada pode variar entre 2 e 3 anos, dependendo do modelo do veículo e seu uso no dia a dia

De maneira geral, o mais recomendado é que a troca de bateria aconteça entre dois e três anos desde a última substituição. Entretanto, o tempo exato até o fim desta carga vai depender de alguns fatores relacionados ao modelo do veículo e seu uso, como: 

  • As condições climáticas (de extremo frio ou calor) às quais o veículo permanece exposto;
  • O uso do sistema eletroeletrônico do automóvel, como rádio, GPS, ar condicionado e painel;
  • O tempo que o veículo permanece parado e sem partida, que pode esgotar a carga da bateria por completo;
  • A frequência com que o veículo é utilizado ao longo do tempo, principalmente no trânsito das cidades.

Com esses fatores definidos, é possível entender a duração de uma bateria com mais precisão. 

Quando é a hora de trocar a bateria?

Antes de falarmos sobre o momento da troca de bateria em si, é importante tratarmos sobre o primeiro passo para uma uma substituição saudável: compreender os sinais de quando é o momento certo para realizá-la. Existem alguns deles que são mais comuns e costumam aparecer quando que esse momento chega, como:  

  • Quando você tenta dar partida no automóvel, mas ele não liga; 
  • Quando o veículo dá um sinal de partida e as luzes piscam, mas ele não inicia completamente;
  • Quando as luzes do painel começam a falhar ou piscar;
  • Quando componentes eletroeletrônicos do automóvel apresentam sinais de funcionamento interrompido.

Além destes sinais, é importante ressaltarmos que as revisões periódicas são a ferramenta mais eficaz contra a troca da bateria prematura. Quando esse tipo de cuidado é levado em consideração, é sempre possível entender o nível de bateria atual e, caso seja necessário, seguir com a substituição adequada.

Agora que você já entendeu os principais pontos a se considerar no momento dessa troca, que tal entender o passo a passo completo para que uma nova bateria seja instalada com sucesso?

Como fazer a troca de bateria?

as mãos de um profissional mecânico estão segurando os fios positivo e negativo de uma bateria, que está encaixada no sistema de um carro

É importante que os profissionais capacitados manejem os cabos positivo e negativo com muito cuidado durante o processo da troca de bateria

Para enfim realizar a troca, é preciso ter em mãos um componente novo, luva para evitar machucados, uma chave inglesa de 8 a 10 milímetros e uma palha de aço. Então, o profissional responsável pela troca deve seguir os seguintes passos:

  1. Desligar o automóvel, retirando a chave do contato;
  2. Localizar a bateria: ela geralmente está no motor do veículo, embaixo do capô.
  3. Localizar os cabos positivo e negativo, indicados pelos sinais de + (mais) e – (menos) respectivamente. Alguns carros também levam uma tampa vermelha sobre o polo positivo.
  4. Usar a chave inglesa para soltar o polo negativo da bateria, removendo a proteção e puxando-o para cima. 

Neste passo, é muito importante que o profissional habilitado tome cuidado para que ela não entre em contato com outros metais, evitando um choque elétrico. 

Além disso, é preciso evitar segurar em ambos os polos da bateria simultaneamente, pois uma corrente elétrica é formada e é possível que quem estiver manuseando tome um choque. 

  1. Verifique se a bateria não está presa ao suporte. Caso esteja, é preciso soltá-la com suporte da chave inglesa, removendo totalmente sua estrutura de dentro do automóvel. É importante lembrar que o peso da bateria é, em média, de 18 quilos. Por isso, é sempre importante tomar cuidado ao removê-la. 
  2. Limpe os polos da bateria com uma palha de aço, buscando remover eventuais ferrugens ou zinabre (marca resultante da oxidação do cobre que possui coloração verde). Caso os polos estejam muito corrompidos ou danificados, é recomendado que eles sejam trocados por novos.
  3. Pegar a bateria nova e encaixá-la no lugar da antiga, começando pelo polo positivo e, posteriormente, encaixando o cabo negativo (sempre em ordem contrária da retirada);
  4. Certifique-se de que ela está bem encaixada e aperte bem as presilhas dos cabos, para garantir que não se soltem com a trepidação do carro. Para isso, inclusive, é importante ter certeza de que os conectores estão colocados corretamente. 

Nessa etapa, também é possível medir o alternador do carro para verificar se está funcionando corretamente, o que pode ser feito através de um multímetro.

O esperado é que, com o carro desligado, a bateria carregada tenha entre 12.3 e 13 volts. 

Por fim, vale lembrar que toda troca de bateria pode ser feita por profissionais capacitados, que 

Ainda tem dúvidas? Para conferir o passo a passo em vídeo sobre a troca de bateria, dê play a seguir. Mas lembre-se, é sempre melhor chamar alguém especializado para fazer o serviço, assim você não corre o risco de cometer um erro pela falta de experiência!

Onde levar a bateria usada?

As baterias automotivas são compostas por materiais tóxicos (como chumbo), se tornando extremamente prejudiciais para o meio ambiente quando não têm um destino final ecologicamente correto. Por isso, depois de realizar a substituição é indispensável realizar o descarte em locais apropriados, como:

  • Postos de recolhimento específicos;
  • Diretamente com o fabricante ou distribuidor, conforme consta na Resolução 257 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente);
  • Aqui na Moura, também contamos com Unidades Autorizadas que são responsáveis pelo recolhimento, descarte e reciclagem das baterias usadas. Saiba mais aqui!

Gostou do passo a passo sobre uma troca de bateria completa? Conheça o Delivery Oficial da Moura e deixe este processo mais simples! Com Moura Fácil a nova bateria do seu carro ou veículo de carga chega em até 50 minutos, e a instalação é gratuita! Saiba mais e conte com nossa equipe, que está sempre preparada para te atender em qualquer lugar do Brasil!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Comprar um carro ou assinar: qual é o negócio mais vantajoso?

Diante da encruzilhada entre comprar um carro ou aderir a um programa de assinatura de veículos, a decisão se torna...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos