Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como identificar carro batendo válvula? Saiba mais!

Bateria para Carros

Como identificar carro batendo válvula? Saiba mais!

5 min

Apesar de não ser um problema que todos sabem identificar, o carro batendo válvula é um defeito bastante comum. E quando acontece, além da dúvida do que deve ser consertado, também fica a dúvida do que pode estar causando o problema.

A última coisa que queremos, ao dar partida no carro, é ouvir barulhos estranhos ou notar que o veículo apresenta algum comportamento anormal, certo? E para ajudar você a lidar com essa situação, este artigo irá te ajudar a identificar carro batendo válvula.

Continue a leitura para entender como resolver o problema!

O que é e como funciona uma válvula de carro?

Antes de mais nada, é preciso saber como funciona uma válvula de carro.

A peça é um dos componentes mais importantes do motor e nem sempre recebe e devida atenção dos donos de veículos. Por isso, pode ser difícil para um motorista identificar o problema do carro batendo válvula.

A peça é parte do motor: a válvula se encontra na parte inferior, conhecida como bloco, e contém um eixo de manivela rotativa, nos quais estão ligados os pistões.

Dessa forma, os pistões realizam um movimento para cima e para baixo, dentro de cada cilindro do motor, até o local de abertura na parte superior.

Na parte de cima de cada cilindro, há uma porta para a entrada e saída de ar, na qual estão postas as válvulas. As válvulas servem para admissão e escape de ar, permitindo a sua circulação.

Com isso, quanto maior a quantidade de ar que entra nos cilindros, mais rápida é a sua circulação no motor, e, consequentemente, maior será a potência gerada.

Além disso, quanto maior for a potência do motor, é bem provável que maior será a quantidade de válvulas. Isso mesmo, é possível ter números diferentes de válvulas, a depender do tipo do motor.

O carro batendo válvula é um problema ao qual precisamos ficar atentos, pois essa é uma peça importante para o bom funcionamento do veículo.

Quantas válvulas têm um motor?

No geral, é bem simples de entender como saber quantas válvulas um motor possui: basta saber qual a potência do seu veículo. Você pode descobrir isso olhando o manual ou nas documentações do carro.

A  quantidade de cilindros está atrelada à potência do seu motor. Para veículos 1.6 com até 90cv de potência, o motor é composto por 8 válvulas, duas em cada cilindros.  Já no caso dos motores acima de 110cv de potência, o motor é composto por 16 válvulas.

Agora que você sabe como descobrir quantas válvulas tem um motor, é preciso entender como identificar um carro batendo válvula.

Carro batendo válvula: como identificar o problema?

Na imagem, um mecânico está identificando a causa do problema do carro batendo válvula para efetuar o conserto.

Quando se trata do carro batendo válvula, solucionar o problema é tão importante quanto preveni-lo.

Em geral, há 5 sinais de que as válvulas do seu veículo estão apresentando algum tipo de problema

As válvulas costumam apresentar um funcionamento bem semelhante, mesmo em veículos diferentes. E quando um desses sinais surge, a probabilidade é de que haja algo de errado com elas.

Mas quais são esses sinais que te ajudam a identificar carro batendo válvula?

Ruídos

Fique muito atento aos ruídos. É o sinal mais clássico de que alguma coisa está acontecendo de errado com essa peça. O som, bem parecido com o de uma máquina de costura, pode indicar que a válvula precisa de um ajuste ou substituição.

Perda de potência do motor

A perda de potência do motor do veículo. Pode ser bem sutil no começo, mas esse é um dos maiores sinais que o carro batendo válvula demonstra.

Aquecimento do sistema

Dentre os sinais que podem surgir e que muitas vezes não são notados pelo motorista, está o aquecimento do sistema, devido ao aumento de pressão. O aquecimento funciona como um efeito dominó, levando o carro a consumir mais combustível.

Aumento no consumo de combustível

Por fim, justamente pelo aquecimento, ocorre o aumento no consumo de combustível. É um sintoma mais fácil de ser notado, já que os condutores estão sempre de olho no medidor. 

O aumento no consumo também é um sinal de que o comando de válvulas provavelmente está comprometido.

Fumaça

Por fim, outro sinal de que a peça está fora de ordem é o surgimento de fumaça, que, em geral, aparece junto aos ruídos e ao terceiro sinal. É comum que haja também um aumento na quantidade de fumaça no cano de escape.

Se na hora da partida, seu veículo estiver soltando fumaça, o mais indicado é procurar um profissional. 

 

Carro batendo válvula: evitando problemas com a peça

Não basta entender como identificar o carro batendo válvula, é preciso saber como prevenir esse tipo de problema

E diferente do que pode parecer, para evitar problemas com a válvula de carro, as ações a serem adotadas são bem simples. Isso porque uma das principais causas desse problema é a falta de óleo ou o acúmulo de sujeira em razão da demora em substituir o óleo do motor

Sendo assim, para que esse tipo de defeito seja evitado, você pode adotar algumas práticas bem simples, como:

  • Troca de óleo dentro ou um pouco antes do prazo;
  • Revisões e regulagem constante das válvulas;
  • Não exceder o limite de giro do motor;
  • Evitar trafegar com rotação baixa do motor;
  • Ajuste da sincronia da peça.

Com isso, além de evitar problemas como carro batendo válvula, você ainda preserva o funcionamento de todo o motor. O motor do seu carro é uma peça essencial para o bom funcionamento do veículo e para que o seu motor tenha um bom funcionamento, escolher uma bateria de qualidade é fundamental. 

Por isso, o Mourafacil.com, leva a sua bateria até você, em até 50 minutos! Além disso, a entrega e a instalação da peça são gratuitas. 

Botão CTA

Gostou da leitura? Confira nossos artigos semanais e aprenda outras formas de cuidar de seu veículo.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria para Carros

Barra estabilizadora: prós e contras da retirada da peça

Se você já ouviu falar sobre a barra estabilizadora, provavelmente ouviu falar sobre motoristas que removeram a peça. Mas o

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos