Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O teste de bateria pode te ajudar bastante: aprenda agora como fazer!

Bateria Automotiva

O teste de bateria pode te ajudar bastante: aprenda agora como fazer!

4 min

Imagine a situação: você está atrasado para ir para o trabalho, vira a chave do carro e seu automóvel não pega. Saiba que isso pode ser sinal de que a bateria está fraca. Mas o que fazer nessa hora? O ideal é levar a sua bateria automotiva em um local autorizado para fazer o teste de bateria, já que o procedimento necessita de uma alta carga de tensão.

Mas o que é esse teste e como fazer? Neste post, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ficou interessado em conferir o artigo? Acompanhe a leitura!

O que é o teste de bateria?

O teste de bateria é um procedimento que avalia o funcionamento da bateria automotiva. Ele também deve ser feito para garantir que a bateria não vai acabar de repente. Desta maneira, você evita surpresas desagradáveis e aprende a rentabilizar o dinheiro na manutenção do seu carro. Assim, também consegue diminuir o stress e usufruir  de todos os prazeres que o automóvel oferece.

O que torna uma bateria fraca?

Há sintomas e épocas específicas que podem fragilizar o funcionamento da bateria de um carro. Um dos principais sintomas de que a bateria está fraca é quando o automóvel apresenta sérias dificuldades em dar partida no motor. Geralmente, isso acontece pela manhã e você é obrigado a virar a chave várias vezes para ver se o seu carro funciona. 

Outro fator que pode prejudicar a bateria é a chegada do inverno. Umidade no ar, frio e faróis acesos pela manhã são alguns dos componentes elétricos que são muitos utilizados na estação mais fria do ano e que desgastam a bateria automotiva. Outra dica é observar o comportamento do carro durante uma viagem, se ele se mantém estável ou se é possível reconhecer momentos de picos e baixas de energia. 

A bateria também pode apresentar problemas se o carro estiver imobilizado há muito tempo. Mesmo desligado, o carro requer pequenas cargas de energia para alguns componentes, o que pode fazer com a bateria gradualmente descarregue. É natural que ela tenha sido descarregada automaticamente e, dessa forma, será necessário apenas carregá-la.

Para ficar por dentro, veja como funciona a bateria automotiva e a escolha da amperagem da peça, no infográfico abaixo:

infográfico sobre amperagem de bateria

Como ver se a bateria está fraca?

  • Faça o teste em uma das lojas, concessionárias, oficinas ou auto centers autorizados;
  • Observe as luzes dos faróis quando o automóvel se encontra em funcionamento. Se a iluminação for irregular, é sinal de que a bateria não está sendo carregada de forma adequada e isso poderá indiciar que existe algum problema no alternador do veículo;
  • Confira a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm a presença de Zinabre. Quando ele está presente, o alternador não consegue carregar perfeitamente a bateria devido à isolação gerada por ele.

Como fazer o teste de bateria?

homem fazendo teste de bateria

O teste de bateria pode ser o seu salvador em um momento de necessidade!

Como você tem visto, muitas vezes o recomendado é realizar um teste para averiguar a situação da bateria veicular. Entenda, a seguir, de que forma realizar o teste de bateria:

Leve a uma rede autorizada

A recomendação é levar a bateria na rede autorizada do fabricante para que seja feito o teste de bateria. Lá, o técnico responsável poderá realizar os procedimentos adequados. Não é recomendado tentar fazer a manutenção por conta, uma vez que um passo errado pode ser o suficiente para prejudicar a sua peça, permanentemente ou não. A Moura disponibiliza em seu site a lista de todos os seus distribuidores. 

Use o multímetro

O multímetro é um aparelho que serve para fazer o teste de bateria. Ele possibilita a checagem da tensão, o que mostra a carga da peça. No entanto, antes do técnico começar a medição, ele seguirá todas as medidas de precaução que devem ser tomadas para evitar acidentes com equipamentos elétricos.

Conecte o equipamento nos polos

O técnico autorizado deve conectar o cabo preto do multímetro  no polo negativo da bateria e o cabo vermelho no polo positivo. O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas se ele mostra algo entre 12.3V e 12.8V com a bateria em repouso, ou seja, com o carro desligado, significa que a bateria está carregada. Agora, se o leitor mostrar 12.2 V ou menos, sua bateria está descarregada.

Dê a partida

O teste não para por aí. Agora peça para alguém dar a partida no carro e continue de olho no visor do multímetro. Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.

 

botão que leva até o mourafacil.com

Está gostando dos conteúdos da Moura? Então continue sua leitura com a gente e saiba como e onde encontrar a melhor revenda de baterias ou baixe o nosso infográfico sobre amperagem, para ficar ainda mais por dentro do funcionamento do seu automóvel! 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Quais fatores contribuem para diminuir o tempo de vida útil da bateria automotiva? Como é possível evitá-los?

Entre as principais práticas que podem gerar o desgaste excessivo da peça, está o acúmulo de sujeira nas conexões. As

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos