Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Tabela de idade para cadeirinha no carro: o que diz a lei?

Dicas Moura

Tabela de idade para cadeirinha no carro: o que diz a lei?

tabela-de-idade-para-cadeirinha-no-carro
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Muito se fala sobre a necessidade de levar motorista e passageiros em segurança em um carro. Há, ainda, diversos debates sobre a eficácia de modelos de para-choques, cintos de segurança e até mesmo sistemas eletrônicos de conforto durante as viagens. Mas, e quanto à segurança das crianças? Você sabia que existe uma tabela de idade para cadeirinha no carro?

Essa tabela segue as regras dispostas na chamada “Lei da Cadeirinha”, nº 14.071/2020: ela foi atualizada em abril de 2021 e sua versão mais recente colocou em vigor novos parâmetros obrigatórios para o transporte de crianças. Esses parâmetros abrangem mais faixas-etárias e, para além da idade, alguns outros aspectos (como o peso) ao definir quem precisa (ou não) utilizar esse recurso de segurança durante as viagens.

Nos próximos tópicos, buscamos responder às principais dúvidas que envolvem a tabela de idade para cadeirinha no carro, a Lei que rege essa tabela e o passo a passo para uma instalação ideal deste tipo de recurso no seu carro. Acompanhe!

O que é a Lei da Cadeirinha?

uma mulher está em pé ao lado do carro que tem sua porta aberta. No banco traseiro está uma cadeirinha bebe conforto com um bebê. A mulher está acertando as configurações da cadeirinha para o bebê.

A tabela de idade para cadeirinha no carro segue a Lei nº 14.071/2020, sancionada em 2021 e chamada de “Lei da Cadeirinha”

Sancionada em abril de 2021, a Lei da Cadeirinha — que altera o artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o assunto até então — dispõe que, nos carros, crianças com menos de 10 anos ou com altura inferior a 1,45m devem ser transportadas em assentos de elevação ou dispositivos equivalentes: caso sua altura seja menor que 1,45m, esse recurso passa a ser obrigatório — mesmo que a criança já tenha completado o décimo aniversário.

Ainda, para aquelas com idade entre 7,5 e 10 anos e uma altura superior a 1,45m, é obrigatório que seu transporte seja feito no banco de trás, sempre acompanhado do cinto de segurança.

A Lei também diz que apenas crianças com idade superior a dez anos podem ser transportadas na garupa de motocicletas — diferentemente de sua versão anterior, quando a idade mínima para o transporte em motos era de 7 anos.

Para infratores, ela dispõe que será aplicada uma multa gravíssima (R$293,47 e 7 pontos na carteira), além de possível suspensão do documento e do veículo até a regularização devida.

 

Tabela de idade para cadeirinha no carro

Depois da atualização da lei que define regras de segurança para o transporte de crianças (conforme explicamos acima), novas faixas de idade e critérios foram adicionados à tabela de idade para cadeirinha no carro. Nas linhas a seguir, apresentamos essa nova disposição explicando sobre pontos como o peso, a idade, a altura e os dispositivos de segurança (que não se restringem apenas à cadeirinha tradicional) adequados para cada caso. 

Acompanhe:

Tipo de recurso Quem deve usar?
Bebe conforto Crianças até 1 ano de ou com até 13kg 
Cadeirinha Crianças de 1 a 4 anos (9 a 18kg)
Assento de elevação Crianças de 4 a 7 anos e meio (15 a 36kg) ou acima de 7 anos e meio, mas com menos de 1,45m de altura
Cinto de segurança  Crianças com idade superior a 10 anos ou que tenham altura superior a 1,45m

Ainda, vale ressaltar que carros de aluguel ou táxis não têm a obrigação de levar estes dispositivos durante suas viagens. Por isso, se você tiver um filho ou estiver acompanhando uma criança que se encaixa nos parâmetros da tabela acima em um veículo de terceiros será necessário levar o próprio assento durante as viagens.

Como instalar a cadeirinha no carro?

um homem com barba está configurando uma cadeirinha no banco de trás de um veículo. Nela, está sentado um bebê.

A tabela de idade para cadeirinha no carro pode ser consultada durante a escolha do modelo ideal, levando em consideração pontos dispostos em lei, como a idade, a altura e o peso de cada criança

A tabela de idade para cadeirinha no carro pode ser consultada durante a escolha do modelo ideal, levando em consideração pontos dispostos em lei, como a idade, a altura e o peso de cada criança

Agora que você já entendeu melhor sobre a tabela de idade para cadeirinha no carro e o que a legislação brasileira dispõe como obrigação para o transporte de crianças, que tal conferir o passo a passo para instalar este dispositivo tão importante no seu veículo?

Confira as instruções a seguir e garanta a segurança dos pequenos durante todas as viagens:

  1. Posicione a cadeirinha no banco escolhido, certificando-se de que ela esteja firme e nivelada;
  2. Prenda a cadeirinha usando o cinto de segurança do carro, sempre seguindo as instruções do manual de cada modelo. Aqui, conferir o passo  a passo do fabricante é muito importante pois cada dispositivo de segurança para transporte de crianças pode contar com componentes que demandam configurações distintas;
  3. Depois de encontrar a maneira correta de prender a cadeirinha com o cinto de segurança, prenda-a com firmeza. Para este passo é importante que, quando a cadeirinha é empurrada, ela não se mova mais do que 2,5cm em qualquer direção;
  4. Prenda o arnês da cadeirinha (os cintos e estruturas fixos de segurança) na criança e entenda se as fivelas precisam de ajuste, conferindo se elas estão muito apertadas ou muito frouxas. É importante que não haja desconfortos, mas a segurança permaneça;
  5. Verifique se a criança consegue se soltar sozinha, entendendo se seus braços ou pernas passam pelos vãos de cada modelo e garantindo que a cadeirinha mantenha-a firmemente presa ao assento, independentemente dos possíveis movimentos durante seu uso.

É importante relembrarmos que, durante todo este processo, o manual de instruções de cada modelo de cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação deve ser consultado. Afinal, cada um deles conta com diferentes dispositivos e maneiras de instalação consideradas corretas e, dependendo de como essa instalação é realizada,  pode-se interferir diretamente na segurança das crianças.

É essencial entender se a criança está confortável e, ao mesmo tempo, firmemente presa ao assento durante a instalação da cadeirinha

um bebê com cabelos loiros e roupa verde está sentado em uma cadeirinha. Ele tem uma chupeta na boca e segura um dos cintos da cadeirinha com as duas mãos

É essencial entender se a criança está confortável e, ao mesmo tempo, firmemente presa ao assento durante a instalação da cadeirinha

Agora que você já conhece melhor sobre a tabela de idade para cadeirinha no carro, a Lei que fala sobre ela e as principais dicas para uma instalação adequada, que tal conhecer nosso conteúdo sobre viagens de carro seguras

E se você busca mais tranquilidade durante as viagens ou trajetos na cidade, procure o Moura Fácil para entregar e instalar a nova bateria do seu carro quando precisar! O delivery oficial da Moura é um serviço especializado, que chega até onde você estiver em até 50 minutos. Conte com a gente e garanta viagens sem imprevistos!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

Se você gosta de manter os ambientes de sua casa confortáveis e higienizados, com seu carro não deve ser diferente,...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos