Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Sistema Off-grid x On-Grid: qual a diferença e como funcionam?

Bateria Solar

Sistema Off-grid x On-Grid: qual a diferença e como funcionam?

sistema-off-grid-e-on-grid
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A energia solar tem se destacado como uma das principais fontes de energia renovável, trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente e, inclusive, para a economia brasileira, na chamada transição energética. 

E com a crescente demanda por soluções sustentáveis, entender os diferentes sistemas de geração de energia solar é cada vez mais essencial. Neste artigo, exploraremos as diferenças de geração entre os sistemas off-grid e on-grid, como funcionam, suas vantagens e desvantagens, e a importância desses sistemas no Brasil e no mundo. 

Continue a leitura e você também entenderá mais sobre as inovações da Moura na geração de energia solar e sua participação na Intersolar 2024, reafirmando seu compromisso com práticas de ESG responsáveis.

Primeiro vamos entender os sistemas de geração de energia solar

Os sistemas de energia solar podem ser classificados em duas categorias principais: off-grid e on-grid. Cada um possui características únicas, sendo adequado para diferentes necessidades e cenários.

O sistema off-grid

O sistema off-grid é um sistema de geração de energia solar independente da rede elétrica. Isso significa que ele é capaz de funcionar de forma autossuficiente, armazenando a energia gerada em baterias para uso posterior. 

No geral podemos resumir esse sistema em alguns componentes principais:

  1. Módulos Fotovoltaicos (Painéis): Convertem radiação solar em energia elétrica contínua, instalados com orientação e inclinação apropriadas, evitando sombras constantes.
  2. Controlador de Carga: Fornece tensão estável para o banco de baterias e monitora a descarga das baterias para otimizar o uso e a vida útil.
  3. Banco de Baterias: Armazena energia para fornecer autonomia ao sistema, composto por baterias estacionárias conectadas para obter a tensão correta, dimensionadas cuidadosamente devido ao custo.
  4. Estrutura de Montagem: Suporta e fixa os painéis solares no local de instalação.
  5. Inversor: Converte energia de corrente contínua para alternada, e deve fornecer potência suficiente para todos os equipamentos conectados em sistemas off-grid. 
  6. Sistema de monitoramento: Complementar aos principais componentes, permite coleta de dados de geração, corrente, tensão, potência e até gerenciamento remoto do sistema off-grid.

 

Esse sistema é ideal para áreas remotas onde não há acesso à rede elétrica convencional ou para pessoas que desejam ser completamente independentes energeticamente. Alguns dos exemplos de aplicação do sistema off-grid incluem:

  • Residências em áreas rurais;
  • Cabines e casas de campo;
  • Comunidades isoladas;
  • Instalações de emergência.

O sistema on-grid

Vista aérea de um estacionamento coberto por painéis solares conectados à rede elétrica em um centro urbano, mostrando a aplicação prática do sistema on-grid.

Entenda como os sistemas on-grid funcionam e por que são a escolha mais comum em áreas urbanas.

O sistema on-grid, por outro lado, está conectado à rede elétrica — e é justamente o tipo mais comum nos centros urbanos. Esse tipo de sistema permite que a energia gerada seja utilizada diretamente na residência, ou estabelecimento, e o excedente seja enviado para a rede, gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente.

Seus componentes essenciais são:

  1. Painéis Solares: convertem a radiação solar em energia elétrica, assim como no sistema off-grid.
  2. Inversor: converte a energia gerada pelos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) compatível com a rede elétrica.
  3. Estrutura de Montagem: suporta e fixa os painéis solares no local de instalação.
  4. Medidor de Eletricidade Bidirecional: mede a energia consumida da rede e a energia gerada pelo sistema fotovoltaico, permitindo o controle e balanceamento de energia da rede e da geração solar.
  5. Conexão à Rede Elétrica e Quadro de Distribuição: interliga o sistema fotovoltaico com a rede pública e distribui a energia elétrica gerada para o consumo interno.

 

Neste sistema o banco de baterias de armazenamento para retenção de energia é opcional. Mas atenção: ao optar pela não instalação o sistema fica limitado a fornecer energia somente nos períodos de exposição solar — já que o fornecimento noturno, por exemplo, é sustentado pelo banco de baterias, quando os painéis não estão gerando energia.

O sistema on-grid é popular nas cidades devido à sua capacidade de reduzir custos de energia ao longo do tempo. E claro, os casos de aplicação mais clássicos incluem:

  • Residências em áreas urbanas;
  • Empresas e comércios;
  • Edifícios públicos;
  • Instituições educacionais.

A importância desses sistemas no Brasil e no mundo

A adoção de sistemas de energia solar, tanto off-grid quanto on-grid, tem um impacto significativo na sustentabilidade global e na economia de energia. No Brasil, onde a incidência solar é alta, esses sistemas são especialmente vantajosos, onde a região Nordeste se destaca como potência nacional

Eles não apenas ajudam a reduzir a dependência de fontes de energia não-renováveis, mas também contribuem para a redução das emissões de carbono e dos custos energéticos.

Impacto global dos sistemas solares

Nos últimos anos, a adoção global de sistemas solares tem revolucionado a maneira como produzimos e consumimos energia, promovendo sustentabilidade, redução de custos e maior acessibilidade energética. Há ainda um longo caminho pela frente, mas este impacto é vital para um futuro mais limpo e eficiente, sobretudo em 3 pontos importantíssimos:

  • Sustentabilidade: a energia solar é uma fonte limpa e renovável, essencial para a transição energética global.
  • Economia de energia: redução de custos energéticos a longo prazo para residências e empresas, em um mundo com uma crescente demanda energética.
  • Acessibilidade: fornecimento de energia em áreas remotas, melhorando a qualidade de vida e habitacional.

E qual o melhor sistema: off-grid ou on grid?

Pessoa instalando um painel solar em um telhado, usando luvas de proteção. A imagem mostra um painel solar sendo posicionado no telhado, com árvores e vegetação ao fundo.

Conheça as principais diferenças entre os sistemas off-grid e on-grid para decidir qual é o mais adequado para você.

Se você está pensando em instalar um sistema de energia solar na sua casa ou negócio e está se fazendo essa pergunta, é bom ter em mente: a escolha entre um sistema off-grid e on-grid depende das suas demandas específicas e do contexto de onde será feita a instalação. 

Em linhas gerais, para áreas remotas ou para aqueles que desejam total independência da rede elétrica, o sistema off-grid é ideal. Já para quem quer economizar na conta de luz e contribuir com a rede elétrica, o sistema on-grid é a melhor opção.

Vantagens e desvantagens do sistema on-grid

Para sintetizar e te ajudar a entender melhor o que considerar na hora da escolha, vamos dar uma olhada rápida nas principais vantagens e desvantagens que usuários do sistema on-grid normalmente comentam:

Vantagens:

  • Redução significativa da conta de energia elétrica;
  • Possibilidade de vender o excedente de energia gerada;
  • Menor custo inicial em comparação ao sistema off-grid.

Desvantagens:

  • Dependência da rede elétrica;
  • Só funciona em caso de queda da rede se combinado com baterias.

Vantagens e desvantagens do sistema off-grid

E da mesma forma, os pontos fortes e fracos do sistema off-grid normalmente incluem:

Vantagens:

  • Independência total da rede elétrica;
  • Ideal para áreas remotas sem acesso à rede;
  • Maior resiliência em situações de emergência.

Desvantagens:

  • Custo inicial é mais elevado;
  • Exige mais cuidado com a manutenção.

Bom… já deu para perceber que quem busca qualidade na nova instalação também precisa conhecer as baterias solares da Moura: elas oferecem a confiança de fornecimento para qualquer ambiente e com muita tecnologia além de oferecer uma longa vida útil para o seu sistema de fornecimento de energia solar.

Você sabe como a Moura inova na geração de energia solar on-grid e off-grid?

A Moura tem se destacado pela inovação no setor de energia solar, oferecendo soluções tanto para sistemas on-grid quanto off-grid. Justamente na participação em eventos como a Intersolar 2024, é que é possível ver de perto suas novidades em tecnologias e o compromisso com a sustentabilidade. 

Neste ano, a participação da Moura na Intersolar 2024 reforça o compromisso com a tecnologia e a responsabilidade com o meio ambiente, práticas de ESG em suas operações, buscando sempre soluções inovadoras que contribuam para um futuro energético mais sustentável.

Aproveite e conheça a Moura Solar e garanta mais eficiência para os seus sistemas fotovoltaicos!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Acumulação de Energia

Confira o portfólio Moura para negócios industriais

Por aqui dizemos que o nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes. É por isso que muito mais que...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos