Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Quais fatores contribuem para diminuir o tempo de vida útil da bateria automotiva? Como é possível evitá-los?

Bateria Automotiva

Quais fatores contribuem para diminuir o tempo de vida útil da bateria automotiva? Como é possível evitá-los?

2 min

Entre as principais práticas que podem gerar o desgaste excessivo da peça, está o acúmulo de sujeira nas conexões. As sujeiras, que se acumulam nas conexões dos terminais da bateria, podem causar defeitos na peça e impedir a partida do automóvel. Além disso, qualquer folga no conector também pode gerar problema na partida e na recarga da bateria. Por isso, caso perceba problemas na hora de dar a partida, é necessário observar se esse componente está sujo e precisando de reparos.

Na hora de dar a partida no veículo, também é importante estar com os acessórios elétricos (luz, som, ar-condicionado) desligados, já que esse é o momento de maior esforço da peça para gerar energia. Dessa forma, o mais adequado é ligar essas funções somente após a partida, a fim de exigir menos da peça nesta etapa.

Outra grande vilã das baterias pode ser a temperatura. Quando está muito frio, a forma como a peça transmite energia é modificada, fazendo com que a bateria faça muito mais esforços do que o comum. Por outro lado, o calor excessivo altera as reações internas da peça, acelerando o processo de corrosão das ligas de chumbo, o que diminui sua vida útil.

Manter o veículo parado por muito tempo também é perigoso. Um automóvel que seja mantido desligado durante um mês, por exemplo, já pode ter sua bateria descarregada. Por isso, ainda que a pessoa não vá sair com o veículo, o ideal é mantê-lo ligado por cerca de 20 minutos com alguma regularidade, para que a bateria mantenha-se ativa. Por outro lado, também é muito importante lembrar-se de desligar o ar condicionado, luzes internas, o farol e o rádio na hora de sair do veículo, para que a carga da bateria não se esgote, gerando energia para essas funções quando o carro não está ligado. Isso pode gerar problemas na partida e causar a morte prematura da bateria.

Outra forma de evitar dores de cabeça é manter a revisão veicular em dia, assim como as manutenções preventivas. Dessa forma, o especialista pode informar sobre os cuidados que seus componentes precisam no momento. Consumo de correntes de Stand By elevadas pode ser um grande vilão também.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Quais fatores contribuem para diminuir o tempo de vida útil da bateria automotiva? Como é possível evitá-los?

Entre as principais práticas que podem gerar o desgaste excessivo da peça, está o acúmulo de sujeira nas conexões. As

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos