Adolescentes de Belo Jardim serão protagonistas da jornada de expansão tecnológica: O Grupo Moura inicia neste mês de janeiro um projeto de aprendizagem digital com filhos de seus colaboradores. O objetivo é preparar os jovens para serem agentes ativos de Transformação Digital, onde terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos em robótica, gamificação, desenvolvimento de protótipos e aplicativos (app), criando soluções não apenas para o setor industrial, mas para desafios das suas comunidades alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Realizado em parceria com a Codebuddy, escola de tecnologia para crianças e adolescentes, o projeto selecionou 20 participantes que integrarão o time-piloto. Eles foram escolhidos após uma Gincana de Seleção em que tiveram que desenvolver um mini-projeto de um aplicativo.

O time-piloto participará de uma Jornada de Conhecimento e, no final do processo, os alunos e alunas de destaque serão convidados a integrarem as equipes do Programa Jovem Aprendiz do SENAI, atuando dentro da Moura. Todo o projeto terá duração de um ano e meio.

A Jornada de Conhecimento será dividida em três semestres e prevê a utilização de inúmeras ferramentas de gestão como Design Thinking e Kanban. Os adolescentes também terão acesso a toda infraestrutura da Moura para fomento à inovação, por meio de aulas presenciais e online.

Nos primeiros seis meses, receberão um alinhamento geral em Lógica. No semestre seguinte escolherão se irão percorrer o caminho da cultura Maker, o do mundo dos Games ou do desenvolvimento de Apps. No semestre final, farão uma imersão nas tecnologias de drones ou no mundo web, incluindo Internet das Coisas (IoT), de acordo com as escolhas pessoais de cada um.

Durante todo o período do programa, os adolescentes deverão desenvolver um projeto relacionado às 17 metas globais da ONU para um mundo mais sustentável e que esteja conectado à realidade de Belo Jardim, atuando como soluções para desafios das comunidades da cidade. Ao fim, eles terão a oportunidade de apresentar para os seus pais e gestores da Moura os projetos que desenvolverem, sendo reconhecidos pelo trabalho e inovação que promoveram!