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Óleo sintético é a melhor opção para o seu veículo? Entenda!

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Óleo sintético é a melhor opção para o seu veículo? Entenda!

Escrito por: Baterias Moura

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Para manter a qualidade do motor, você deve lubrificá-lo. Neste caso, o óleo sintético pode ser um grande aliado, já que ajuda com a durabilidade das peças e faz com que o funcionamento do carro seja mais suave e com melhor desempenho. 

No entanto, além do óleo sintético, há outros tipos de lubrificantes como o semissintético e o mineral. E a escolha pela melhor opção é crucial!

Por isso, neste conteúdo, vamos desvendar as diferenças, benefícios e indicações de cada tipo de óleo para que você faça a escolha mais segura e inteligente para o seu veículo.

O que é e para que serve o óleo sintético?

O óleo sintético é composto em laboratório a partir de óleos básicos sintéticos e um pacote de aditivos de alta tecnologia. Esse processo de produção confere a ele uma estrutura molecular mais uniforme e pura.

O principal objetivo de qualquer óleo lubrificante é reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, evitando o desgaste. No caso do sintético, ele faz isso com um desempenho superior, que se traduz em diversos benefícios para o seu veículo, como:

  • Maior resistência térmica: o que significa que ele mantém suas propriedades estáveis, mesmo sob temperaturas extremas (tanto altas quanto baixas);
  • Melhor durabilidade: permitindo um intervalo de troca maior que os óleos convencionais;
  • Limpeza do motor: ajudando a prevenir a formação de borras e depósitos. 

Por fim, ele contribui para o desempenho otimizado, auxiliando na economia de combustível e na longevidade do motor.

Qual a diferença do óleo sintético para o semissintético e o mineral?

Visão traseira dos bancos de um carro.

Seja óleo sintético, semissintético ou mineral, o ideal é utilizar o indicado no manual de fábrica.

A grande diferença entre os três tipos de óleo está na origem e no processo de fabricação. Isso impacta diretamente em suas propriedades técnicas, como a viscosidade e a resistência à oxidação.

Óleo mineral: o clássico (derivado do petróleo)

O óleo mineral é o tipo mais antigo e tradicional, sendo obtido diretamente da refinação do petróleo. Por causa dessa origem, ele possui uma estrutura molecular mais irregular e menos uniforme.

Sendo composto por óleos básicos minerais mais aditivos, suas características incluem ser mais sensível a variações de temperatura, ter menor durabilidade e exigir trocas mais frequentes. 

Sua indicação é, geralmente, para veículos mais antigos ou que exigem especificações minerais no manual.

Óleo semissintético: o equilíbrio (mineral + sintético)

O óleo semissintético (ou blend) é fabricado com uma mistura de óleos básicos minerais e, pelo menos, 10% de óleos básicos sintéticos, além de aditivos.

Sua composição equilibra bases minerais e sintéticas, resultando em um desempenho superior ao mineral em termos de resistência à oxidação e durabilidade, mas com um custo intermediário. 

É uma ótima opção de transição ou para carros que pedem um nível de proteção maior que o mineral, mas sem a necessidade de um sintético puro.

Óleo sintético: o de alta performance

Como vimos, o óleo sintético é 100% formulado em laboratório, utilizando óleos básicos sintéticos de alta pureza mais aditivos.

Sua principal característica é ser o mais estável e resistente a altas temperaturas, com a maior vida útil e o melhor desempenho na proteção do motor. 

Ele é indicado para carros mais modernos, motores de alta performance (como os turbo), e para quem busca o máximo de durabilidade e economia de combustível.

Tabela comparativa: vantagens e indicações

Para facilitar a sua vida, separamos as características principais na tabela a seguir.

Característica Óleo sintético Óleo semissintético Óleo mineral
Origem 100% bases sintéticas Bases mineral e sintética Derivado do petróleo
Estabilidade térmica Excelente  Boa Regular (sensível ao calor)
Proteção ao motor Máxima Intermediária Básica
Intervalo de troca Mais longo Intermediário Mais curto
Custo Mais alto Intermediário Mais baixo
Indicação geral Motores modernos, turbo, flex e a diesel Boa opção para veículos de uso diário Veículos mais antigos (se recomendado)

Quais são os critérios técnicos que definem o óleo do meu carro?

A escolha do óleo não pode ser feita apenas pelo tipo (sintético, semi ou mineral). É preciso entender a especificação técnica que garante a compatibilidade com o seu motor. 

Para isso, os dois fatores mais importantes são: viscosidade e nível de desempenho (API/ACEA).

Viscosidade

Viscosidade é a resistência do óleo ao escoamento, ou seja, o quão “grosso” ou “fino” ele é e sua especificação é dada pela sigla SAE (ex: 5W30, 10W40). 

O número antes do “W” (de Winter, inverno) indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas (na partida do motor). Por exemplo, um 5W é mais fino a frio que um 10W, lubrificando mais rápido. 

Já o número depois do “W” (ex: 30, 40) indica a viscosidade do óleo em altas temperaturas (motor em funcionamento).

Qual a diferença entre o óleo sintético 5W30 e 5W40?

Ambos são lubrificantes multiviscosos. A diferença é que o 5W30 é menos viscoso quando o motor está quente. Ele é muito comum em motores mais novos, que exigem menos resistência para economizar combustível. 

O 5W40 é mais viscoso a quente, oferecendo uma camada de proteção mais espessa, frequentemente indicado para motores turbo ou a diesel que trabalham sob condições mais severas.

Nível de desempenho

Além da viscosidade, o óleo precisa atender às normas de desempenho, dadas por siglas como API (Instituto Americano de Petróleo) e ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis).

A API usa a letra “S” para motores a gasolina/flex (ex: SN, SP) e “C” para diesel (ex: CK-4). Quanto mais a letra avança no alfabeto (SN para SP, por exemplo), mais moderna e exigente é a especificação.

Qual é o melhor óleo para o seu automóvel?

Mecânico abrindo o capô de um carro amarelo.

Para além de descobrir se o óleo sintético é o ideal para o seu veículo, é importante levar em conta as orientações de um mecânico de confiança.

A resposta é simples e direta: o melhor óleo é sempre o recomendado no manual do seu veículo. Isso acontece porque os engenheiros que projetaram o seu motor definiram o lubrificante exato que ele precisa, considerando as folgas entre as peças, o tipo de combustível e a temperatura ideal de operação do motor.

Se o manual indica um óleo sintético 5W30, é este que você deve usar. Se ele permite um óleo semissintético, você pode optar por ele, mas nunca deve usar um tipo de óleo não recomendado.

3 dicas de manutenção e meio ambiente

Escolher o óleo é só o primeiro passo. A manutenção preventiva correta e o descarte consciente garantem a longevidade do seu motor e a proteção do meio ambiente.

Pensado nisso, separamos 3 dicas fundamentais para manter a durabilidade do seu óleo e do seu motor.

1. Se atente à frequência de troca

A frequência de troca varia conforme o tipo de óleo. O sintético pode durar de 10.000 km a 20.000 km; semissintético fica, geralmente, entre 7.500 km e 10.000 km; e o mineral tem o intervalo mais curto, de 5.000 km a 7.000 km.

De qualquer forma, sempre verifique o manual e a recomendação do fabricante do óleo. 

Lembre-se: nunca exceda o prazo máximo de 1 ano (ou o prazo indicado) para a troca, mesmo que você não tenha atingido a quilometragem! O óleo perde suas propriedades químicas com o tempo.

2. Perceba os sinais da falta de lubrificação

Se o seu óleo estiver com a vida útil no fim ou em baixo nível, o motor dará alguns sinais claros. Fique atento à luz do óleo acesa no painel ou a qualquer ruído excessivo, como uma “batida” no motor. 

Outros alertas importantes incluem:

  • O aumento da temperatura do motor (superaquecimento);
  • A presença de fumaça azulada saindo do escapamento, o que pode indicar que o óleo está sendo queimado.

3. Considere o impacto ambiental e descarte correto

O óleo sintético e o semissintético, por terem menor teor de contaminantes e maior estabilidade, tendem a gerar resíduos mais controlados. No entanto, é fundamental lembrar que todo óleo lubrificante usado é altamente tóxico e jamais deve ser jogado no lixo comum ou na rede de esgoto.

Por isso, procure um posto de gasolina, oficina mecânica ou centro de troca de óleo credenciado para deixar o seu óleo usado. Eles são responsáveis por encaminhar o resíduo para as empresas de rerrefino.

Qual o tipo de óleo oferecido pela Moura?

A Moura tem sua própria linha de lubrificantes automotivos de alta performance, o Lubel. Ela foi desenvolvida para atender às especificações mais rigorosas dos motores modernos e garantir a máxima proteção do seu veículo.

A linha Lubel inclui diversas opções para carros, motos e caminhões, atendendo a todos os tipos de motores:

  • Óleo 5W30 sintético: 100% sintético e de alto desempenho. Ideal para proteger contra desgaste e contribuir com a economia de combustível;
  • Óleo 5W40 sintético: lubrificante que atende a motores a diesel com filtros de partículas, reduzindo a emissão de gases (Low SAPS);
  • Óleo 5W30 semissintético: fórmula com óleos básicos sintéticos e minerais. Bom para sistemas flex fuel e motores turbo que exigem esse blend;
  • Óleo 10W40 semissintético: óleos de base mineral hidroprocessado e sintético, garantindo alta performance para motores flex;
  • Óleo 20W50 mineral: garante lubrificação rápida na partida e excelente proteção para motores que especificam este tipo de óleo de maior viscosidade.

Ainda ficou com dúvida de qual óleo Lubel é ideal para o seu veículo? Acesse nossa calculadora de compatibilidade. Com ela, você consegue descobrir a melhor opção para o seu motor.

Saber a diferença entre óleo sintético, semissintético e mineral é essencial para a saúde do seu motor, já que o mais caro não é necessariamente o melhor para o seu carro. O que importa é seguir a recomendação do manual, checar o nível regularmente e respeitar o prazo de troca.

E se o seu problema é com a bateria do seu carro, conte com o Moura Fácil — nosso serviço de delivery de baterias. Com ele, você tem o componente ideal entregue e instalado em até 50 minutos, onde você estiver.

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