Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é o motor em V? Saiba tudo sobre este tipo de motor!

Dicas Moura

O que é o motor em V? Saiba tudo sobre este tipo de motor!

5 min

Os motores dos carros são os responsáveis por gerar potência necessária para seu funcionamento Dentre variados tipos de motores, estão os de tipo “V”. A diferença se dá pela distribuição dos cilindros. Nos motores comuns, ela ocorre em formato de linha (um na sequência do outro). No motor em V, os dois cilindros estão dispostos em “ângulo” e são conectados ao virabrequim. É esta angulação que dá o nome do motor, pois lembra a respectiva letra..

O modelo em linha costuma ser o mais utilizado porque possui um sistema mais simples e um preço de manutenção mais reduzido. Mas vale ressaltar que os motores em linha esquentam mais rapidamente que os demais. Já o motor em V otimiza a utilização das superfícies dos cilindros, o que o torna mais consistente e potente do que os habituais. 

Pensando em explicar como funcionam os motores em V, bem como o porquê deles serem mais potentes, preparamos o conteúdo a seguir. Confira mais detalhes nas próximas linhas!

Como funciona um motor em V?

Como o próprio nome já diz, os motores em V possuem seus cilindros dispostos em um formato que remete à letra V, enquanto nos motores comuns o formato se dá por linha, com os cilindros em sequência, como dito anteriormente.

Antes de falar como funciona um motor em V, é importante explicar como se dá o funcionamento dos motores no geral. Um motor à combustão funciona, basicamente, por meio de explosões, as quais tornam o combustível em energia — o que faz o carro se movimentar.

Nos motores em V, esse funcionamento ocorre a partir da divisão dos cilindros em dois lados (metade e metade), possibilitando que mais cilindros ocupem uma mesma área do motor. 

Os carros V6, V8 etc. dispõem os cilindros metade de cada lado do motor. Só esse formato, isoladamente, não traz nenhuma garantia de potência maior, mas permite que mais cilindros caibam num mesmo espaço de motor. 

Por que o motor em V é mais potente?

Carro passando por um túnel com os faróis acesos

Existem muitos fatores que influenciam na potência do motor. 

De maneira isolada, o motor em V não traz mais potência para o carro. O que faz com que os veículos sejam mais potentes está relacionado com a quantidade de cilindros do motor.. Portanto, a cilindrada — volume total de cilindros — conta muito mais para que o carro seja mais potente do que a própria disposição dos cilindros.

Pelo fato do motor em V ter um espaço otimizado, ele é capaz de acomodar uma maior quantidade de cilindros. É por isso que este tipo de motor é famoso pela sua potência. 

Como foi dito, as explosões que acontecem dentro do motor são responsáveis por fazer o carro se movimentar. Quanto maior essas explosões, maior também a velocidade que o veículo pode atingir. E a cilindrada do motor tem tudo a ver com isso e com potência. 

Enquanto os carros mais tradicionais, de passeio, contam com quatro cilindros, os carros com motor em V, como os V6 e V8, contam com seis e oito cilindros respectivamente, sendo distribuídos metade de um lado e metade do outro em cada caso.

E embora o formato por si só não garanta mais potência, quanto mais cilindros o veículo dispor, maior poderá ser sua cilindrada e sua potência.

O que é V no carro?

O V presente no carro nada mais é do que a representação da forma como os cilindros do motor estão dispostos no carro. 

Qual o melhor motor: em linha ou em V?

O melhor motor varia de acordo com as necessidades e os gostos de cada motorista. Contudo, existem diversas vantagens quando falamos do motor em V. Dentre os principais benefícios do mesmo, podemos destacar sua formação compacta, que ocupa melhor os espaços do motor que o modelo em linha.

Por conta dessa característica, seu design e sua aerodinâmica são favorecidos. Além disso, por ter um eixo mais versátil e poder comportar mais cilindros de uma maneira mais proveitosa, o carro ganha em estabilidade e em potência quando possui motor V.

Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de motor é mais utilizado em veículos esportivos, luxuosos e utilitários (de carga). Afinal, por costumar ter mais cilindradas e potência, esses modelos com motor em V consomem mais combustível, pesando mais no bolso dos consumidores.

Alguns exemplos de veículos com motor V incluem modelos de marcas de luxo como BMW, Audi e Porsche. Então, se seu objetivo é ter um carro mais simples e tradicional, os modelos de motor em linha geralmente dão conta do recado. Vale destacar também que a manutenção dos mesmos é mais simplificada e de custo mais baixo.

Para aqueles que desejam potência, sem dúvidas, o melhor motor será o em V. Mas para aqueles que desejam apenas que o carro rode em uma capacidade normal, o modelo em linha pode ser uma opção mais barata e interessante.

Além de cuidar do motor do carro, é muito importante que o condutor dê atenção para outros aspectos do veículo, como para a bateria. Por isso, nós da Moura contamos com as melhores peças automotivas para garantir que seu automóvel nunca fique parado ou na pior. Precisando trocar a bateria, basta acessar o mourafacil.com.

Quer saber quais são os carros mais vendidos no ano? Confira aqui!

 

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é IPVA e como pagar esse imposto?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma das obrigações fiscais que todo proprietário

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos