Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é motor aspirado e quais são seus benefícios?

O que é motor aspirado e quais são seus benefícios?

motor-aspirado
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Para quem é conhecedor do mundo automotivo, não é novidade que existem diferentes tipos de motores. No entanto, essa informação não é amplamente difundida, podendo gerar algumas dúvidas nos usuários de automóveis. 

Afinal de contas, você sabe o que é um motor aspirado?

Se a resposta for não, fique tranquilo! Neste post, iremos não apenas explicar em que consiste esse tipo de motor, mas também listar seus benefícios e diferenciais, bem como dar dicas para melhorar o desempenho do mesmo. Confira tudo nas próximas linhas!

O que é e quando surgiu o motor aspirado?

Os chamados motores aspirados são, nada mais, nada menos, do que aqueles de combustão interna que atuam sem contar com turbocompressores. Ou seja, não há aparelhos extras que aumentam a potência do motor, e o funcionamento do mesmo se dá por meio da retirada do ar da atmosfera – sem precisar de nada para injetar oxigênio na combustão.

Por isso, em termos de eficiência, o motor aspirado larga na frente dos outros tipos, afinal, é capaz de fornecer a energia necessária para o movimento. No entanto, em termos de potência, seu desempenho fica abaixo de motores que contam com turboalimentação, por exemplo.

É válido informar, ainda, que o surgimento do motor AP aspirado se deu em meados de 1985, a partir de uma adaptação brasileira que teve como suporte um esboço da empresa automobilística alemã – a Audi. Atualmente, esse tipo de motor está praticamente extinto, mas cabe ressaltar que, à época de sua invenção, houve muita valorização do mesmo no setor automotivo.

Qual a diferença entre turbo e aspirado?

O motor aspirado tem algumas diferenças quando comparado com o turbo, como potência e custo-benefício, por exemplo.

Muitas pessoas se perguntam se é melhor optar por um motor turbo ou aspirado, mas antes de responder a essa questão, precisamos entender as diferenças existentes entre eles. O ponto mais determinante quando falamos desses dois tipos de motor é em relação à potência:

  • O motor aspirado, por retirar o ar por meio do movimento de “queda” do pistão, fornece uma potência inferior a do turbo. Dessa forma, o desempenho do último costuma ser melhor. Ou seja, o condutor precisa de menos esforço com o motor turbo para alcançar a mesma aceleração máxima do aspirado.
  • Por outro lado, vale destacar que o motor AP permite que o condutor dirija o veículo com um espaço maior em marchas mais longas, garantindo uma maior tranquilidade ao volante. Além disso, ao acelerar com o motor aspirado, o motorista poderá notar um som mais sutil, sem perceber aquele ronco do motor quando se está aumentando a potência do veículo.
  • Cabe acrescentar, ainda, que a relação custo-benefício de cada motor também é bem diferente. No caso do aspirado, há um consumo muito maior de combustível em comparação com o turbo, o que faz com que seu custo seja maior. Ou seja, em termos de economia, o motor com turboalimentação sai na frente.

Qual motor dura mais: aspirado ou turbo?

Quando falamos de durabilidade, podemos dizer que não há muita vantagem de um tipo sobre o outro, desde que ambos tenham vindo de fábrica. Isso porque, caso o motor turbo tenha sido colocado em uma oficina mecânica, durará menos tempo do que o motor aspirado. No entanto, o motor aspirado pode durar mais por conta de seu sistema não sofrer alterações na combustão, havendo menos chances, assim, de precisar de reparos. 

O que é preciso para aspirar um motor?

Para melhorar o desempenho de um motor aspirado, existem alguns cuidados importantes que devem ser seguidos.

Na realidade, o termo “aspirar o motor” é incorreto, afinal, esse procedimento não existe. Todos os motores que não contam com turbocompressores sugam o ar por meio da atmosfera, ou seja, o processo de “aspirar” o motor não é algo palpável. Abaixo, você poderá conferir algumas dicas para melhorar a performance do seu motor, mas, é claro, sem aspirá-lo. Confira!

Como melhorar o desempenho de um motor aspirado?

Algumas dicas para melhorar a potência e, consequentemente, o desempenho de um carro aspirado incluem algumas ações como:

  • Expandir as entradas de ar visando uma economia de combustível;
  • Trocar os filtros do motor de maneira regular (recomenda-se a cada 10 mil quilômetros rodados);
  • Fazer a reprogramação da centralina do veículo (dispositivo que controla os recursos eletrônicos do automóvel);
  • Trocar o escapamento (a vida útil de um escape possui em média de 5 a 10 anos);
  • Manter o carro limpo.

Benefícios do motor aspirado

Os carros aspirados tendem a responder de maneira mais veloz à medida que o motorista pisa no acelerador, o que significa uma maior resposta. O mesmo ocorre quando a velocidade sofre uma grande queda: o motor aspirado leva menos tempo para retomar a velocidade pretendida do que o motor turbo.

Outra vantagem do motor aspirado se dá em relação à entrega linear de potência. Embora o turbo consiga atingir uma potência maior, não há uma lacuna entre os diferentes níveis de potência. Ou seja, até atingir sua potência máxima, o motor AP age de modo linear, o que impede grandes saltos ou inconstâncias.

E, apesar da durabilidade entre ambos os motores serem parecidas quando eles vêm de fábrica, devido à combustão do sistema aspirado não sofrer alterações, há um menor risco de o mesmo ser danificado. Logo, o carro aspirado pode apresentar maior durabilidade.

Quando surgiu o motor aspirado? 

O motor ap aspirado surgiu com a adaptação de um motor Audi. Em 1985 é que teve a notícia dos primeiros automóveis com esse tipo de motor. Veja os modelos: 

  • Gol;
  • Voyage;
  • Parati;
  • Passat;
  • Saveiro 1986.

Nesse mesmo período, o Gol GT com o motor AP-800 S e potência de 99cv surgia no mercado. Depois disso, o motor AP recebeu uma configuração de 2.0, AP-2000. Com o passar dos anos, o AP se tornou cada vez mais tecnológico.

Hoje, em alguns marketplaces você encontra motores aspirados à venda por aproximadamente R$15.800. Um exemplo deste tipo de peça é o motor Volkswagen 2.0 8V 4 cilindros aspirado à gasolina. 

Ele é utilizado em veículos com transmissão manual e é indicado para automóveis como Golf, Bora, New Beatle e Jetta. 

Em 2012, por exemplo, apareceu a última Parati equipada com esse motor. Depois, os motores aspirados receberam mais tecnologia embarcada. Hoje, se você tem um automóvel equipado com esse motor precisa também pensar em uma boa bateria automotiva. 

Afinal de contas, uma bateria como a da Moura é que vai garantir o bom funcionamento e desempenho do automóvel.

Quais as consequências de aspirar o motor do automóvel? 

Nem tudo são flores quando falamos em motor aspirado. Há alguns problemas, caso você deseje fazer isso. Veja: 

  • o consumo de combustível é maior em comparação ao motor turbo;
  • há aumentos significativos de desempenho que necessitam de preparação específica;
  • os motores aspirados com kit turbo perdem torque em baixas rotações e apresentam oscilação na marcha lenta. 

Agora que você entendeu o que é motor aspirado e quais são seus objetivos, ficará mais atento às características dos automóveis, não é mesmo? No entanto, sempre que você tiver aquela dúvida entre motor turbo ou aspirado, escolha o que mais atenderá às suas necessidades. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça que para manter a saúde do motor do automóvel é importante investir em uma boa bateria automotiva como as produzidas pela Moura.  Então, caso precise de alguma peça, faça o seu pedido no mourafacil.com.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos