Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Limpeza do bico injetor: como saber quando fazer?

Dicas Moura

Limpeza do bico injetor: como saber quando fazer?

limpeza-do-bico-injetor
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você já se perguntou como saber quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro? 

Embora os bicos injetores sejam considerados peças autolimpantes, a presença de combustíveis adulterados e com resquícios de componentes estranhos pode prejudicá-los. Isso pode causar diversas consequências negativas para o funcionamento do veículo, inclusive para o motor.

Neste conteúdo vamos explicar por que, apesar de sua natureza autolimpante, os bicos injetores podem entupir devido a sujeiras e detritos presentes em combustíveis de má qualidade. Além disso, você aprenderá como identificar os primeiros sinais de que é necessário buscar a limpeza de bico do seu veículo.

Então, se está se perguntando como limpar o bico injetor ou até mesmo para que serve esse componente, continue com a gente!

 

O que é um bico injetor?

Os bicos injetores são peças essenciais para o funcionamento de um motor, e como o nome já indica, eles ficam presentes no sistema de injeção. Responsáveis por atuar como pulverizadores de combustível na câmara de combustão, são eles que fazem que a mistura de ar e combustível seja ideal para a ignição. 

Apesar de serem considerados peças autolimpantes, na prática, eles podem ficar entupidos com o tempo. Isso ocorre devido aos depósitos de carbono e outros detritos que podem se acumular nos bicos quando se usa combustíveis de má qualidade (ou mesmo adulterados). 

É justamente por essa característica autolimpante que, normalmente, seus componentes não são inspecionados em todas as revisões. No entanto, é importante conhecer os principais sinais de que os bicos injetores podem estar entupidos e evitar maiores problemas mecânicos.

 

O que acontece quando os bicos injetores estão sujos?

Foto de um mecânico com luvas ajustando componentes sob o capô de um carro, focando especialmente na limpeza e manutenção do bico injetor para assegurar o funcionamento seguro e eficiente do veículo.

Manter limpo o bico injetor não é apenas sobre performance; é uma questão de segurança. Uma manutenção regular pode evitar acidentes no trânsito

O acúmulo de sujeira no bico injetor pode causar sobrecarga e consequentes falhas no motor. Isso ocorre porque a falta de combustível, combinada à continuidade de uso do veículo, pode fazer com que os componentes superaqueçam. Entre esses componentes, estão as válvulas, os pistões e o cabeçote, que são vitais para o funcionamento adequado do veículo.

Apesar de alguns modelos de veículos possuírem um sistema de injeção eletrônica que corta o funcionamento do componente que está falhando, isso não impede que os componentes do sistema de injeção sofram sobrecarga. 

Isso ocorre porque o sistema de injeção trabalha em conjunto, e a falha de um componente pode afetar o desempenho dos demais.

 

Quando é necessário fazer a limpeza dos bicos injetores?

A necessidade de limpeza desses  componentes está ligada aos sinais que o carro dá quando estão entupidos ou sujos. 

Para muitos especialistas, a limpeza desse componente não é necessária em todas as revisões periódicas (como aquelas que acontecem a cada número de quilômetros rodados). Ela só é essencial quando o veículo começa a apresentar falhas comuns ao sistema de injeção. E esses sinais são:

  • Dificuldade em dar partida no motor: se o motor do seu carro está tendo dificuldades para ligar, isso pode ser um sinal de que os bicos injetores estão sujos.
  • Falta de potência: se você perceber que o seu carro está com menos potência do que o normal, isso pode ser um sinal de que estão entupidos.
  • Aumento do consumo de combustível: um aumento no consumo de combustível pode ser um sinal de que estão sujos.
  • Emissões de escape excessivas: a emissão de mais gases do que o normal também pode indicar entupimento.
  • Luz do motor acendendo: se a luz do motor do seu carro acende, isso pode ser um sinal de que há um problema mecânico com os bicos.
  • Motor trepidando: se o motor do seu carro está tremendo, especialmente quando está parado, é um sinal de obstrução dos componentes.

 

Quanto custa para fazer uma limpeza de bico injetor?

Mecânico usando roupa de trabalho e touca, examinando atentamente o motor de um carro prateado aberto na oficina, focando na limpeza do bico injetor para garantir a segurança e eficiência do veículo.

A atenção meticulosa à limpeza do bico injetor é fundamental para a prevenção de acidentes e economia de combustível.

A limpeza de bico injetor pode custar entre R$80,00 e R$200,00, com seu valor variando de oficina para oficina. Por se tratar de um componente delicado e essencial para o funcionamento pleno do sistema, buscar por um profissional de confiança é importante.

Essa limpeza pode acontecer de duas maneiras:

  • Retirando as válvulas injetoras e dispondo-as em máquinas específicas para limpeza desses componentes.
  • Por meio da aplicação de produtos químicos adequados diretamente em sua estrutura, sem a necessidade de retirá-la do veículo.

Prestar atenção nos sinais de falha e manter a manutenção adequada do seu veículo é crucial para garantir seu bom funcionamento e vida útil de todos os componentes. E se você gostou do conteúdo, continue por aqui no nosso blog para muito mais dicas para seu veículo e baterias.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é odômetro e como saber se foi alterado?

Você já se perguntou qual é a importância do odômetro no seu carro? Esse pequeno aparelho — que também é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos