Você que tem uma empresa de frotas precisa estar atento às novas tecnologias. E uma delas é o freio retarder. O equipamento auxilia no processo de frenagem dos caminhões e é incorporado aos cardans. Portanto, se a instalação e a manutenção deste equipamento forem bem feitas, ele poderá trazer muitos benefícios para a sua frota pesada

Mas como é o funcionamento do freio retarder e quais os principais benefícios? Neste post, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia. Confira! 

Como o freio retarder funciona? 

O freio retarder funciona como um freio auxiliar. Ele é composto por um sistema hidráulico que trabalha juntamente com a caixa de marchas e funciona em conjunto com o freio motor e os de serviço, tornando a frenagem mais eficiente e oferecendo mais segurança ao automóvel. 

Na prática, o freio retarder funciona da seguinte forma: 

  1. No painel do caminhão, você aciona o retarder;
  2. Após isso, o sistema hidráulico controla o fluxo de óleo entre os rotores e o sistema de freio retarder;
  3. Em seguida, as rotações são reduzidas para o caminhão parar;
  4. Com o aumento do óleo dentro do retarder, cria-se um calço hidráulico controlado que reduz a velocidade da caixa de mudanças e do trem de força. 

No entanto, tudo isso só terá eficiência se o veículo estiver em alta rotação, ou seja, acima da rotação econômica. Em algumas marcas de caminhões isso seria entre 1.800 a 2000 RPM. 

O motorista também pode acionar o retarder de maneira manual. Ele terá que usar uma alavanca perto do painel do caminhão ou fazer tudo pelo piloto automático. 

Quais os principais benefícios do freio retarder? 

São inúmeros os benefícios do freio retarder, dentre eles, podemos citar o menor desgaste de peças, economia de combustível, manutenção simples, melhor aproveitamento de viagem e uso simples e eficaz. A instalação desta tecnologia otimiza o desempenho do caminhão e, também, do motorista durante a viagem.

Agora, vamos detalhar os benefícios citados para você:

Menor desgaste das peças 

Cada vez que o motorista do caminhão acionar o freio retarder, ele economiza nas lonas e nos tambores de freio. Com isso, os componentes da sua frota terão 5 vezes mais da sua vida útil preservada e os caminhões ficarão menos tempo parados para a manutenção. Desta forma, você terá uma frota mais eficiente, sem problemas com freios, discos ou lonas.

Economia de combustível 

Você que é proprietário de frotas sabe o quanto é importante economizar combustível, não é verdade? Com o freio retarder você economiza, pois ele minimiza gastos com o caminhão, porque o motorista anda em velocidade média.

Assim, por exemplo, ao descer de uma serra e, se nela estiver um trecho mais plano e pra cima, o caminhão não precisará de muito combustível para passar por essa pequena subida, pois o motorista utilizará o freio retarder para andar pelo trecho.  

Manutenção simples 

A manutenção do freio retarder é muito simples. Durante as revisões periódicas, você terá que trocar o óleo e o filtro. Depois, só precisará manter o bom funcionamento do sistema do freio retarder por um longo período de trabalho. Mas aí você deve se perguntar sobre as manutenções corretivas, não é verdade?

Também são simples. No entanto, você deverá procurar uma mão de obra especializada e que tenha conhecimento e experiência para lidar com toda essa tecnologia. Não leve o caminhão para qualquer mecânico dar aquela famosa “olhada”!

Aproveita mais na viagem 

Outro benefício do freio retarder é o aproveitamento da viagem. A produtividade do motorista aumenta se ele manter uma velocidade média maior com um bom nível de segurança. Com o freio retarder, ele consegue fazer viagens mais rápidas e, por isso, acaba por fechar mais contratos. Além disso, tem um tempo de descanso maior e mais qualidade de vida. 

Uso simples e prático

A utilização do freio retarder é simples e prática. No automático, o motorista terá que programar a sua velocidade na descida. Assim, todo o sistema do caminhão irá trabalhar em conjunto para uma frenagem mais eficiente e segura. Já no manual, cada posição da alavanca vai adicionar 20% de frenagem. 

Aqui, o motorista poderá definir como utilizar o freio de acordo com o trânsito. Além disso, como a alavanca fica no painel e está junto ao volante, o condutor do caminhão não terá que tirar as suas mãos da direção, o que para uma viagem em uma rodovia é o ideal, não é mesmo? 

retrato lateral de um caminhão prateado andando passando pela estrada.

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Como a tecnologia do freio retarder pode ser útil aos caminhões?  

O grande benefício do freio retarder é a segurança que ele oferece ao motorista durante as viagens. O condutor reduz o uso do freio de serviço e preserva a temperatura para utilização em caso de emergência. Assim, o freio, a lona e o tambor não ficarão sobrecarregados. 

Por isso que quem tem um caminhão equipado com retarder tem um veículo seguro. Com o equipamento, o motorista poderá enfrentar qualquer rodovia movimentada, com aclives ou declives. 

Como você viu, o freio retarder é uma tecnologia que serve para agregar valor ao seu caminhão. Agora que você conhece todos os seus benefícios, poderá também ter o freio retarder na sua frota, não é verdade? 

Quer aprender um pouco mais sobre tecnologia automotiva? No blog da Moura tem vários artigos sobre o assunto. E quando for a hora de trocar sua bateria de carro, moto ou caminhão, escolha o MouraFácil.com

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