Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como ocorre a restauração de carros? Vale a pena?

Dicas Moura

Como ocorre a restauração de carros? Vale a pena?

5 min

A restauração de carros é um serviço muito procurado por quem tem veículos mais antigos. 

A paixão de alguns colecionadores de automóveis clássicos faz com que eles busquem os melhores profissionais do mercado para fazer o serviço. E aqui, não importa o valor que é cobrado, mas se você conseguirá ou não dar “vida” à uma relíquia. 

Quer saber mais da prática de restauração de carros e se vale a pena mesmo a pena? Será que ela valoriza o automóvel? Confira nosso artigo e tenha suas perguntas respondidas!

Sobre a restauração de carros

Algumas marcas famosas como a Lamborghini já investem neste processo de restauração de carros. O automóvel 350 GT, um dos primeiros 15 carros produzidos pela fabricante italiana, foi apresentado durante um evento no Salão de Genebra, na Suíça. 

Segundo a empresa, só a recuperação da carroceria e do interior do veículo levou 1.150 horas para ser realizada. Já as partes mecânica e elétrica, 780 horas de trabalho

Neste processo de restauração de carros, a marca utilizou peças originais ou reconstruídas e seguiu os projetos técnicos de desenvolvimento do automóvel. 

Com isso, garantiu-se a fidelidade no processo de recuperação do veículo. Outro detalhe é que na parte da pintura também foram utilizados os mesmos processos originais, assim como a tinta, do tipo nitro acrílica. 

Como essa história, há outras por aí que marcaram a vida de restauradores de carro e de muitas famílias. Afinal, a restauração de carros é a oportunidade de colecionadores de reviver a história do próprio veículo. 

fusca bege parado em um estacionamento durante uma tarde

Na hora de realizar a restauração de carros, é muito importante saber quais peças precisam de reparo.

 

Vale a pena realizar uma restauração?

Um dos maiores erros na hora de escolher um automóvel para restaurar é deixar-se levar pela emoção e paixão por carros antigos. Nem todo veículo pode ser restaurado. 

, a melhor escolha é pensar em um carro com bom estado de conservação. Por isso, quando surgir um serviço de restauração de carros, verifique se a lataria está avariada e se o motor funciona bem

Além disso, é melhor restaurar carros com a lataria em ordem e o motor estragado do que ao contrário. Isso porque é mais fácil trocar um motor do que um monobloco completamente estragado e corroído pela ferrugem. 

 

Por isso, caso você queira restaurar o seu carro ou o de um cliente, oriente para que ele adquira um automóvel com a lataria em bom estado

 

A restauração valoriza o automóvel?

Clubes de carros antigos, exposições e até leilões de automóveis valorizam muito os carros clássicos originais. Portanto, a restauração de carros é essencial para você que deseja faturar com isso ou caso você tenha um cliente que pretenda exibir o automóvel por aí!

Veículos também chamam atenção quando ainda possuem suas peças originais. Portanto, na hora de vender bem o veículo, seja ele antigo ou mais novo, vale a pena investir na restauração.

An old vintage car parked in the middle of the freeway road

Para quem busca ganhar dinheiro com a restauração de carros vale lembrar que veículos com as peças originais costumam ser mais procurados

 

Passo a passo para restauração de carros

Veja o que fazer para ser um bom restaurador carros:

1. Estude sobre restauração de carros 

Não dá para oferecer um serviço para o seu cliente sem ter o conhecimento necessário, não é verdade? Por isso, você deve estudar e aprender tudo que precisa para a restauração de carros. 

Lembre-se que você poderá ter um clássico em suas mãos e isso é uma grande responsabilidade

 

2. Matricule-se em uma escola para restauradores 

Pelo Brasil há algumas escolas de restauradores. Veja se na sua cidade existe uma. 

Se não tem, tente um curso à distância. No bairro de Jabaquara, em São Paulo, existe a Escola de Restauração de Veículos Antigos. Lá, há vários cursos disponíveis e, entre os principais, existe o “Jovem Restaurador”, que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda. 

 

3. Procure referências em eventos automotivos 

Eventos com foco em carros antigos são excelentes para você trocar ideias e buscar referências. Por isso, você deve frequentá-los! 

Nesses locais costuma-se ter ajuda de profissionais experientes que entendem bem de restauração de carros. O mesmo vale para eventos de carros mais atuais e que merecem ser restaurados. 

 

4. Verifique o que precisa ser restaurado no automóvel 

Veja o que é necessário de ser restaurado no automóvel. Se informe bem sobre o assunto na hora de realizar o orçamento. 

No caso dos carros antigos, detalhes como uma simples lanterna podem fazer diferença no custo da restauração. Por isso, é bom colocar na ponta do lápis tudo que o automóvel precisa para passar o valor correto deste serviço. 

 

Animado para investir em restauração de carros? Prepare-se com conhecimento e encare essa incrível jornada! 

E lembre-se que a bateria é uma das peças mais essenciais de qualquer veículo. Por isso, precisou de bateria, acesse o MouraFácil.com e peça a sua!

Botão CTA


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

Se você gosta de manter os ambientes de sua casa confortáveis e higienizados, com seu carro não deve ser diferente,

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos