Muitas pessoas têm medo de estacionar o carro, a famosa baliza pode dar um frio na barriga até nos motoristas mais experientes. No entanto, você já deve saber que atualmente os carros estão cada vez mais tecnológicos e que contam com modernos recursos para ajudar o condutor. Portanto, chegou a hora de aprender como instalar sensor de estacionamento. 

Neste post, vamos mostrar os passos para fazer essa instalação e como isso pode ajudar a identificar alterações prejudiciais na parte elétrica do automóvel. Você também vai descobrir porque a bateria automotiva é fundamental para o funcionamento do sensor de estacionamento e de todo o restante do veículo. 

E aí, quer conferir as dicas que a Moura preparou para você? Basta seguir com a leitura! 

O que é sensor de estacionamento?

Antigamente, o sensor de estacionamento estava disponível apenas nos carros importados, mas hoje ele se tornou um acessório realmente popular. Além de auxiliar na hora de fazer a baliza, ele oferece conforto, praticidade e segurança para estacionar o automóvel.

Este é um dispositivo indicado para qualquer motorista, mas principalmente para aqueles que desejam se sentir mais confiantes na hora de parar o carro naquela vaga apertada que, muitas vezes, é a única disponível.

Sensor de estacionamento: como funciona? 

Quando você se aproxima de uma vaga e faz a baliza, o sensor de estacionamento mede a distância entre o automóvel e os obstáculos, emitindo um som de alerta: quanto mais beeps, mais próximo do objeto.

Como instalar sensor de estacionamento automotivo?

Veja como instalar sensor de estacionamento automotivo: 

Use uma fita adesiva para medir o para-choque

Medir o para-choque com uma fita adesiva vai te ajudar a instalar o sensor de estacionamento automotivo. O ideal é que os sensores sejam fixados com um espaço de no máximo 40 cm entre um ponto e outro.

Realize furos no para-choque

Com a serra copo realize furos no para-choque. Se o para-choque do seu automóvel for de ferro, o indicado é borrifar água para evitar o desgaste da serra copo. 

Tome cuidado com o tamanho dos furos

Não pressione muito os pontos dos sensores: eles podem acusar alarme falso e começar a emitir alertas sonoros equivocadamente. Se for instalar o sensor de estacionamento em uma pick up, revista a central em um saco plástico para evitar que ela entre em contato com a água e cause interferência no sinal. 

Fixe os pontos dos sensores

Fixe os pontos dos sensores, que já vem numerados de 1 a 4. Instale-os nessa sequência e siga a referência do lado do motorista para o lado do passageiro, ou seja, da esquerda para a direita. Ligue a alimentação do sensor de estacionamento na central, seguindo a mesma ordem de prioridade que vai de 1 até 4. Além disso, lembre-se de que o fio vermelho é o positivo da ré e o fio preto é o negativo (terra). 

Coloque o display sobre o retrovisor interno do automóvel

Para melhor visualização e mais praticidade, coloque o display sobre o retrovisor interno do automóvel. 

Lembrete importante: é sempre aconselhado que a instalação de acessórios automotivos seja feita por um profissional especializado, para que o procedimento seja conduzido adequadamente e de maneira segura.

Mas caso você se sinta seguro para realizar a instalação ou queira entender como funciona o processo, nós trouxemos o passo a passo para você.

Como regular sensor de estacionamento?

imagem de um estacionamento com carros estacionados para explicar porque saber como instalar sensor de estacionamento é útil

Se você precisa uma ajuda na baliza, descobrir como instalar sensor de estacionamento pode ser essencial.

Para fazer a regulagem, o primeiro passo é você encontrar o sensor de estacionamento, pois sua localização muda de acordo com o modelo do automóvel. Sempre com as informações do manual do proprietário do veículo em mãos, desligue a tomada do sensor e ligue os fios dele um no outro. 

Quais são os melhores sensores de estacionamento do mercado?

Confira os melhores sensores de estacionamento:

Zapos Parking Assistant

São sensores que transmitem dados para a tela na cabine. 

Scavone Survision

Sensores com gráficos que mostram distância até o obstáculo.

Câmera Foston

Câmera instalada no para-choque traseiro com imagens projetadas. 

Sensor de Ré Dalgas

Sensores com as cores da carroceria do carro. 

E as melhores câmeras de estacionamento?

Veja as melhores câmeras de estacionamento do mercado: 

Camêra de ré 2 em 1 da Linha Prime

É universal. Pode ser fixada no para-choque ou na placa.

Câmera tartaruga da TechOne

Conectada na entrada de players, sistemas multimídias ou aparelhos DVD. 

Câmera de ré Multilaser AU012

Pode ser instalada em vários players como aparelhos de som automotivos.

Câmera de ré infravermelho KX3

Função infravermelho, produz imagens coloridas e tem visão noturna. 

Kit KX3 com câmera

Kit com câmera de ré e retrovisor com tela LCD.

Como alterações nos componentes elétricos afetam o carro?

imagem de um estacionamento em uma praia mostrando que saber como instalar sensor de estacionamento pode ser importante para conseguir uma vaga

Entender como instalar sensor de estacionamento pode ser um grande diferencial nos dias atuais.

Quando os componentes elétricos não funcionam bem, você pode sentir várias alterações importantes no carro. Com o sensor de estacionamento isso não é diferente: se ele não funcionar bem, você pode até mesmo acabar batendo em um carro que estiver numa vaga próxima. 

 

Entretanto, uma das ações essenciais para você não ter problemas com o sensor de estacionamento e com outros componentes, é ter sempre uma bateria automotiva de qualidade. Somente essa peça vai garantir o bom funcionamento de toda a parte elétrica do seu veículo. 

Agora que você descobriu como instalar sensor de estacionamento em seu veículo, ficará mais fácil escolher o melhor dispositivo e cuidar dele, não é verdade? Além disso, sabendo da importância da bateria você pode pedir a melhor do mercado sem pagar pela entrega nem pela instalação e ainda receber em no máximo 50 minutos, com o serviço online da Moura, o mourafacil.com:

 

botão CTA que leva até o mourafacil.com