Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda tudo sobre como funciona a energia solar

Bateria Solar

Entenda tudo sobre como funciona a energia solar

7 min

Você já se perguntou sobre como funciona a energia solar? A energia solar é aquela que vem da luz e do calor emitidos pelo Sol, é uma fonte de energia renovável e pode ser aproveitada de forma térmica ou fotovoltaica, gerando energia térmica e energia elétrica. 

As fontes renováveis são uma solução realmente importante para a manutenção das condições de vida da humanidade e para o meio ambiente como um todo, sendo assim, é importante compreender um pouco melhor o modo como essa geração de energia funciona.

Neste post, vamos apresentar algumas características sobre esse tipo de utilização energética pelo Brasil e pelo mundo, além de falar sobre os tipos de energia solar e suas principais vantagens. E aí, quer conferir mais detalhes? Então, siga com a leitura!

Por que a energia solar é importante?

Todos nós sabemos que o Brasil é um país tropical e que por isso existem condições propícias para a geração de energia solar. Tanto é verdade, que foi criada uma Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica chamada Absolar.

O objetivo dessa associação é ampliar o uso da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, fazendo com que seja desenvolvido um setor fotovoltaico nacional com qualidade, competitividade, sustentabilidade e profissionalismo.

Também por isso, o cenário nacional para a expansão de energia solar tende a crescer. Para tal, algumas políticas públicas vêm sendo implantadas. Um exemplo é o estado de Minas Gerais que, em 2018, ofereceu isenção de ICMS para geração de energia solar. Além disso, o BNDES também financia diversos fabricantes de painéis fotovoltaicos.

Atualmente, o Governo Federal diz que quer estimular a produção de energia solar sem taxar o usuário. Investir em um recurso renovável e limpo alivia o peso das termelétricas que são as grandes responsáveis pela geração da energia que chega nas nossas casas e empresas.

Quer saber como funciona a energia solar pelo mundo? Ela representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada. Para você ter ideia, a China aparece no ranking dos países que mais investem nesse setor e representa 26% de todas as instalações do mundo.

Os Estados Unidos e o Japão também se destacam, cada um representando aproximadamente 13% da produção. Já a Alemanha é o país com maior capacidade solar instalada por pessoa, cerca de 500 watts por habitante. E por último vem a Itália, com 7,8% da toda produção energética nacional representada por fontes solares.

Quais os tipos de energia solar?

Vejamos alguns dos tipos mais conhecidos de geração de energia solar: 

Energia térmica

Essa energia utiliza o calor do sol para aquecer outro meio, geralmente para esquentar a água. São necessários coletores solares ou tubos a vácuo capazes de absorver o calor.

Assim, o calor é absorvido por uma espécie de líquido que fica nesses painéis e transportado por tubos isolados até chegar ao reservatório térmico ou depósito de água quente. Esse tipo de energia frequentemente é usada nos domicílios e nos pequenos negócios.

Energia heliotérmica

Essa energia usa uma tecnologia que acumula o calor dos raios solares, mas concentra num único ponto receptor. Neste caso, alguns espelhos são usados e conduzem essa energia para um tubo ou topo de uma torre. Nesse tipo de usina heliotérmica, o calor armazenado em um fluido é transferido para água que se torna vapor e gira as turbinas.

A energia heliotérmica é usada em processos industriais que precisam de altas temperaturas para gerarem eletricidade. Um exemplo simples é a usina termelétrica.

Energia solar fotovoltaica

Esse é o tipo de energia solar mais popular e comum, pode ser usada nos negócios ou na sua própria residência. Para saber como funciona a energia solar, é preciso que você entenda um pouco mais sobre o sistema fotovoltaico.

Como montar um sistema e como funciona a energia solar?

Imagem de um homem segurando um painel sabendo como funciona a energia solar

Com o advento das energias renováveis está na hora de compreendermos como funciona a energia solar.

Confira os passos fundamentais para implementar o sistema: 

Instale o painel solar

Se você deseja entender um pouco sobre como funciona a energia solar, deve aprender como é o funcionamento do painel solar. Os painéis são instalados nos telhados das casas ou empreendimentos. Eles funcionam em conjunto e são conectados a um inversor solar. Em contato com o sol, reagem a luz solar e a transformam em energia elétrica que alimenta toda a rede de residências ou pontos comerciais.   

Use um inversor solar

O inversor solar é o grande responsável por converter a energia elétrica gerada pelas placas solares de corrente contínua para corrente alternada. O inversor tem o papel também de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelas placas.

Tenha um quadro de luz

Depois de passar pelo inversor, a energia vai para o quadro de luz. Neste ponto, a forma como funciona a energia solar funciona é bastante semelhante às outras: a partir do quadro de luz, ela é distribuída para todo o ambiente da casa.

Tipos de painéis de energia fotovoltaica

A placa solar ou painel fotovoltaico dura em média 25 anos. Após o término da vida útil do material é preciso trocá-lo por diversos motivos, principalmente pois sua capacidade de absorção cai consideravelmente após determinado tempo de uso.

Os painéis solares possuem placas que são classificadas de acordo com a quantidade de watss por hora. Essas placas se diferenciam por sua eficiência. Quanto menores, melhores.

No mercado, há vários tipos de placas, sendo que 85% das placas instaladas no mundo todo têm tecnologias a base de silício. Alguns exemplos de tecnologia dos painéis de energia fotovoltaica são:

  • Células fotovoltaicas orgânicas (opv): Têm eficiência variável e utilizam a eletrônica orgânica para absorver a luz;
  • Painéis solares de silício amorfo: São menos eficientes, mas bons para o meio ambiente por não possuírem metais pesados. Costumam ter eficiência de até 9%.
  • Painéis solares de telureto de cádmio (cdte): Possuem uma fina camada semicondutora que converte e absorve a luz solar em eletricidade. Têm baixo custo e eficiência de até 16%
  • Painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio (cis/cigs): Absorvem a luz solar e possuem um filme mais fino em relação aos outros semicondutores. Capacidade de até 12%.
  • Painéis solares de Película Fina: São parecidos aos painéis Policristalinos. Eficiência de até 13%.
  • Placas de silício polisilício (p-Si) : Fundem-se os cristais em um bloco e preservam os múltiplos cristais. Eficiência de até 18%.
  • Placas de silício monocristalina: Eficiência de até 22%. As que estão acima de 17% são consideradas premium.

Quais as vantagens da energia solar?

Imagem de painéis na grama para explicar como funciona a energia solar

Entender como funciona a energia solar é o primeiro passo para contribuir para o mundo e para seu próprio bolso.

Para terminar, procuramos destacar os principais ganhos trazidos por esse tipo de produção energética: 

É de baixo custo

Os painéis solares podem custar um pouco mais caro, mas ao longo dos anos você verá a economia de energia. Além disso, não terá muito gasto com a manutenção e verá o quanto a energia solar é mais barata que a energia elétrica oferecida pela sua distribuidora.

É renovável

A energia solar é renovável. Ela é a mais acessível aos lugares remotos. O sol oferece a energia necessária para a sua casa, apartamento ou empreendimento.

É inesgotável

A forma como funciona a energia solar é diferente dos outros recursos renováveis. A luz do sol é inesgotável e você poderá aproveitá-la por muitos anos.

É silenciosa

O processo de produção da energia solar é 100% silencioso, o que é ótimo para quem tem crianças pequenas em casa.

É fácil de manter

O painel solar tem peças móveis e por isso não há desgastes. Os painéis fotovoltaicos podem durar mais de 20 anos. Para conservá-los, basta fazer uma limpeza anual.

É usada em áreas isoladas

Se não tem rede elétrica próxima a sua casa, não se preocupe! A energia solar é a solução para quem mora afastado da cidade. Além disso, é mais barata do que você adquirir um gerador de energia. 

Agora que você aprendeu como funciona a energia solar, poderá pensar com carinho em investir nessa fonte renovável, não é mesmo? E não se esqueça, para que seu sistema funcione com precisão, invista em baterias estacionárias de qualidade, como as da Linha Solar da Moura.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Solar

Descubra o que é um sistema fotovoltaico e como ele funciona

O sistema fotovoltaico é um sistema que gera uma energia renovável e limpa. O Brasil tem um grande potencial para

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos