Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Aprenda como economizar combustível de forma segura!

Dicas Moura

Aprenda como economizar combustível de forma segura!

como-economizar-combustivel
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Que o combustível está caro, isso todo mundo já tem conhecimento. No entanto, você realmente sabe como economizar combustível? Há várias formas possíveis para andar de carro tranquilamente e não ter prejuízos financeiros e é sobre isso que vamos falar neste post.

Neste artigo, você vai aprender como economizar combustível com segurança, seja na estrada ou na cidade. Para isso bastam algumas atitudes simples no seu dia a dia. 

E então, quer aprender tudo com a gente? Continue com a sua leitura!

Como economizar combustível?

Dependendo das necessidades diárias, o uso do automóvel torna-se cada vez mais essencial. Porém o valor do álcool e da gasolina pode ser um problema para muitos, por isso, a ideia é entender formas de economizar combustível com segurança. Vamos lá!

Faça a manutenção do automóvel

A manutenção em dia do automóvel evita maior consumo de combustível. Isso acontece por você deixar o veículo funcionando sempre da melhor forma possível. 

Com isso, não terá nenhum gasto ou trabalho em excesso do motor, levando a não ter perdas durante o trajeto.

Condução inteligente

Reconhecer que algumas atitudes no trânsito atrapalham o plano de economizar no combustível é um passo muito importante! Sendo assim, conduzir tendo em mente o volume de combustível gasto pode ser importante no final das contas. 

Evite dirigir em alta velocidade, principalmente na cidade, pois será necessário diminuir drasticamente e diversas vezes ao se deparar com lombadas, placas de pare e semáforos. 

Fazendo isso, você evita o alto consumo de combustível, além de proporcionar segurança aos demais pedestres e motoristas. Não exija muito do seu automóvel e apenas ultrapasse quando for permitido.

Tome cuidado com a qualidade do combustível

É essencial que você fique de olho na qualidade do combustível. Há postos pelo país que oferecem gasolina adulterada ou álcool com água ou outro componente na mistura. 

Lembre-se que não é proibido misturar etanol com gasolina, pois a lei permite até 27% deste componente. Mas não se engane com os demais líquidos, procure se informar sempre.

O principal passo é estar de olho no consumo após abastecer. Se estiver abaixo do que o carro geralmente rende, é sinal que o combustível pode estar adulterado.  

Como economizar gasolina?

tanques de combustível estão em foco, com suas mangueiras de abastecimento em veículos. É possível observar que cada uma tem uma cor diferente, indicando distintos tipos de combustível

Entender como economizar combustível é muito importante, principalmente se você utiliza o veículo com frequência.

A gasolina é um dos combustíveis mais caros no país. E por isso, para automóveis que não são flex, é necessário conhecer formas de não prejudicar suas condições financeiras! 

Escolha a gasolina adequada

Para saber como economizar gasolina, escolha o tipo de combustível adequado. No mercado existem diversos tipos de gasolina, dentre elas: a gasolina comum, formulada, premium e aditivada. 

Converse com o seu mecânico ou com o frentista do posto que você abastece e saiba qual é o tipo de gasolina ideal para seu automóvel, além de entender as diferenças para o seu veículo.

Desconfie do preço da gasolina

Você também deve desconfiar da gasolina mais barata. Postos que vendem combustíveis abaixo da tabela do mercado podem te oferecer gasolina adulterada. E esse tipo de combustível, além de prejudicar o funcionamento do seu veículo, também consome mais em menos tempo.

Como economizar etanol?

O etanol é o mais barato no mercado atualmente. No entanto, ele também possui certas restrições de uso quando o assunto é como economizar combustível com segurança. 

Desligue o ar condicionado

O ar condicionado interfere no consumo de combustível, inclusive quando você utiliza etanol. Na cidade, como você anda em uma velocidade reduzida, o ideal é manter o ar condicionado desligado e o vidro aberto. Só ligue o item se realmente for necessário.

Encha o tanque o suficiente

Encher o tanque até transbordar não é boa ideia: ao fazer isso, boa parte do seu combustível será jogada fora. Isso pode fazer com que alguma peça seja danificada, portanto, é importante abastecer até o clique da bomba de combustível. Agindo assim, você pode economizar etanol.

Como economizar combustível na estrada?

Um carro esportivo na cor prata está correndo sobre uma pista durante o dia

Aprender como economizar combustível na estrada é essencial para garantir a melhor eficiência e o menor custo.

 

Para viagens longas ou pequenas o melhor é sempre não gastar muito. Por isso, é importante conhecer algumas dicas sobre como economizar combustível na estrada. Desta forma você viajará com segurança e economia. 

Evite o peso desnecessário

Saiba que o peso do porta malas pode influenciar no consumo. Em viagens mais longas, evite carregar itens e acessórios desnecessários. 

Com o veículo mais pesado, o motor precisa trabalhar mais para manter a velocidade alta. Dessa forma, irá consumir uma maior quantidade de etanol ou de gasolina. 

Calibre os pneus

O consumo de combustível de um carro com pneus que precisam de manutenção pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas manter os pneus calibrados e devidamente cheios diminui o atrito com a rua. 

Essa manutenção simples traz inúmeros benefícios, como menores gastos e até prevenção contra acidentes.

Como economizar combustível na cidade?

Assim como nas estradas, o que o consumidor mais deseja é economizar também andando de carro na cidade, principalmente aqueles que os utilizam com mais frequência. 

Faça a manutenção dos pneus do carro

A dica que demos anteriormente é ainda mais útil para quem quer saber especificamente como economizar combustível na cidade. 

A prevenção, realizada de acordo com as recomendações do fabricante, faz com que os pneus do seu carro não fiquem murchos ou descalibrados, economizando combustível.

Dê a partida e saia com calma

Use o acelerador com moderação logo após a partida. O motor não esquenta de forma instantânea, isso é feito aos poucos, com o carro já em movimento. Por isso, evite exagerar no acelerador com o motor ainda frio, pois isso pode refletir diretamente na eficiência.

Como economizar combustível de carro automático?

um homem está dirigindo um carro automático na estrada. Ele veste camisa xadrez vermelha e azul e tem um relógio preto no pulso esquerdo

Os carros se diferenciam entre si por diversos detalhes, e quando o assunto é combustível, é muito importante saber quais componentes usar. Desta forma, você entenderá como economizar combustível.

Os carros automáticos não funcionam da mesma forma que os manuais, e para não prejudicar além do consumo do combustível, mas também as demais peças do carro como a bateria, entenda a forma correta de utilizá-lo. 

Evite ultrapassagens que exigem mais do automóvel

Não realize ultrapassagens que exigem mais do motor e não use também o acelerador abruptamente. Outra dica para economizar combustível é utilizar a posição “N” (neutro) quando estiver parado em um congestionamento, por exemplo.

Fique atento ao óleo da caixa automática

O uso correto dos ATFs, também conhecidos como fluidos de transmissão automática ou, simplesmente, óleos da caixa automática, protege as engrenagens contra a corrosão ou possíveis desgastes ao lubrificar a caixa.

Com a troca desse importante óleo em dia, os carros com câmbio automático acabam por consumir menos combustível.

Como usar a bateria automotiva para economizar combustível?

Escolhendo a bateria ideal e sabendo como fazer o uso correto dela, a vida útil do seu carro e do seu combustível será mais um dos benefícios que você contará, favorecendo cada vez mais o seu bolso e o meio ambiente

Escolha a bateria ideal para o automóvel

A primeira dica para você economizar combustível usando a bateria de maneira adequada é saber qual é o tipo de bateria para seu automóvel

A Moura oferece vários tipos de baterias: a linha automotiva, que atende carros populares, sedans, hatchs, picapes, station wagons e SUVs. A Moura EFB para automóveis start-stop, e a Moura AGM que trata dos veículos start-stop, mais de alta performance. 

Para saber qual é a bateria ideal para o seu automóvel, o mais seguro é seguir a tabela de aplicações dos fabricantes. Você pode consultar a tabela neste link, basta inserir o modelo de seu carro!

Agora que você já aprendeu como economizar combustível com segurança, aproveite para garantir economia e melhor desempenho do seu veículo usando baterias com mais tecnologia! Consiga sua peça novinha com apenas um clique:

Botão CTA


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Tabela de idade para cadeirinha no carro: o que diz a lei?

Muito se fala sobre a necessidade de levar motorista e passageiros em segurança em um carro. Há, ainda, diversos debates...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos