Que o combustível está caro, isso todo mundo já tem conhecimento. No entanto, você realmente sabe como economizar combustível? Há várias formas possíveis para andar de carro tranquilamente e não ter prejuízos financeiros e é sobre isso que vamos falar neste post.

Neste artigo, você vai aprender como economizar combustível com segurança, seja em como economizar combustível na estrada ou como economizar combustível na cidade. Para isso bastam algumas atitudes simples no seu dia a dia. 

E então, quer aprender tudo com a gente? Continue com a sua leitura!

Como economizar combustível?

Dependendo das necessidades diárias, o uso do automóvel torna-se cada vez mais essencial. Porém o valor do combustível pode ser um problema para muitos, por isso, a ideia é entender formas de economizar combustível com segurança. 

Faça a manutenção do automóvel

A manutenção do automóvel evita maior consumo de combustível, pois o carro não precisa de muito esforço para rodar, por exemplo. Além disso, com a manutenção preventiva em dia, você já garante alguns benefícios como economizar combustível na estrada, caso tenha planos para viajar, ou como economizar combustível na cidade, para as tarefas diárias. 

Condução inteligente

Reconhecer que algumas atitudes no trânsito atrapalham o plano de economizar no combustível é um passo muito importante! Sendo assim, conduzir tendo em mente o volume de combustível gasto pode ser importante no final das contas. 

Evite dirigir em alta velocidade, principalmente na cidade, pois será necessário diminuir drasticamente e diversas vezes ao se deparar com lombadas, pares e semáforos. Fazendo isso, você evita o alto consumo de combustível, além de proporcionar segurança aos demais pedestres e motoristas.

Não exija muito do seu automóvel e apenas ultrapasse quando for permitido.

Tome cuidado com a qualidade do combustível

Para você economizar combustível, fique de olho na qualidade do mesmo. Há postos pelo país que oferecem gasolina adulterada ou álcool com água ou outro componente na mistura. 

Lembre-se que não é proibido misturar etanol com gasolina, pois a lei permite até 27% deste componente. Mas não se engane com os demais líquidos, procure se informar sempre.  

Como economizar gasolina?

Imagem de uma bomba de gasolina ou álcool para explicar como economizar combustível

Entender como economizar combustível é muito importante, principalmente se você utiliza o veículo com frequência.

A gasolina é um dos combustíveis mais caros no país. E por isso, para automóveis que não são flex, é necessário conhecer formas de como economizar gasolina sem prejudicar suas condições financeiras! 

Escolha a gasolina adequada

Para saber como economizar gasolina, escolha o tipo de combustível adequado. No mercado existem diversos tipos de gasolina, dentre elas: a gasolina comum, formulada, premium e aditivada. 

Converse com o seu mecânico ou com o frentista do posto que você abastece e saiba qual é o tipo de gasolina ideal para seu automóvel, assim você não irá pedir muito do seu carro ao usar a gasolina errada, segundo o modelo de viagem e veículo que você tem. 

Desconfie do preço da gasolina

Você também deve desconfiar da gasolina mais barata. Postos que vendem combustíveis abaixo da tabela do mercado podem te oferecer gasolina adulterada. E esse tipo de combustível, além de prejudicar o funcionamento do seu veículo, também consome mais em menos tempo.

Como economizar etanol?

O etanol é o combustível mais barato no mercado, atualmente. No entanto, ele também possui certas restrições de uso quando o assunto é como economizar combustível com segurança. 

Desligue o ar condicionado

O ar condicionado interfere no consumo de combustível, inclusive quando você utiliza etanol. Na cidade, como você anda em uma velocidade reduzida, o ideal é manter o ar condicionado desligado e o vidro aberto. Só ligue o item se realmente for necessário.

Encha o tanque o suficiente

Encher o tanque até transbordar não é boa ideia: ao fazer isso, boa parte do seu combustível será jogada fora. Isso faz com que alguma peça seja danificada e o filtro do carvão ativado, portanto, é importante abastecer até o clique da bomba de combustível. Agindo assim, você pode economizar etanol.

Como economizar combustível na estrada?

Imagem de um automóvel para ensinar como economizar combustível

Para utilizar corretamente o combustível é necessário levar em consideração uma série de fatores, inclusive o tipo de passeio que você ia realizar, se é na cidade ou na estrada.

Para viagens, longas ou pequenas, o melhor é sempre economizar no combustível. Por isso, é importante conhecer algumas dicas sobre como economizar combustível na estrada. Desta forma você viajará com segurança e economia. 

Evite o peso desnecessário

Se você deseja aprender como economizar combustível na estrada, saiba que o peso do porta malas pode influenciar no consumo. Em viagens mais longas, evite carregar itens e acessórios desnecessários. 

Curiosidade: Estudos comprovam que apenas 10 Kg no bagageiro do automóvel já fazem o carro consumir mais combustível.

Calibre os pneus

O consumo de combustível de um carro com pneus que precisam de manutenção pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas manter os pneus calibrados e devidamente cheios diminui o atrito com a rua. Essa manutenção simples traz inúmeros benefícios, como economizar combustível com segurança e até prevenção contra acidentes.

Como economizar combustível na cidade?

Assim como nas estradas, o que o consumidor mais deseja é economizar também andando de carro na cidade, principalmente aqueles que os utilizam com mais frequência. 

Faça a manutenção dos pneus do carro

A dica que demos anteriormente é ainda mais útil para quem quer saber especificamente como economizar combustível na cidade. A prevenção, realizada de acordo com as recomendações do fabricante, faz com que os pneus do seu carro não fiquem murchos ou descalibrados, economizando combustível.

Dê a partida e saia com calma

Use o acelerador com moderação logo após a partida. O motor não esquenta de forma instantânea, isso é feito aos poucos, com o carro já em movimento. Por isso, evite exagerar no acelerador com o motor ainda frio, pois isso pode refletir diretamente no combustível.

Como economizar combustível de carro automático?

Fotografia de um motorista que sabe como economizar combustível

Os carros se diferenciam entre si por diversos detalhes, e quando o assunto é combustível, é muito importante saber quais componentes usar. Desta forma, você entenderá como economizar combustível.

Os carros automáticos não funcionam da mesma forma que os manuais, e para não prejudicar além do consumo do combustível, mas também as demais peças do carro como a bateria, entenda a forma correta de utilizá-lo. 

Evite ultrapassagens que exigem mais do automóvel

Não realize ultrapassagens que exigem mais do motor, não use também o acelerador abruptamente. Outra dica para economizar combustível é utilizar a posição “N” (neutro) quando estiver parado em um congestionamento, por exemplo.

Fique atento ao óleo da caixa automática

O uso correto dos ATFs, também conhecidos como fluídos de transmissão automática ou, simplesmente, óleos da caixa automática, protege as engrenagens contra a corrosão ou possíveis desgastes ao lubrificar a caixa.

Com a troca desse importante óleo estiver em dia, os carros com câmbio automático acabam por consumir menos combustível.

Como usar a bateria automotiva para economizar combustível?

 

Escolhendo a bateria ideal e sabendo como fazer o uso correto dela, a vida útil do seu carro e do seu combustível será mais um dos benefícios que você contará, favorecendo cada vez mais o seu bolso e o meio ambiente! 

Escolha a bateria ideal para o automóvel

A primeira dica para você economizar combustível usando a bateria de maneira adequada é saber qual é o tipo de bateria para seu automóvel

A Moura oferece vários tipos de baterias: a linha automotiva, que atende carros populares, sedans, hatchs, picapes, station wagons e SUVs. A Moura EFB para automóveis start-stop, e a Moura AGM que trata dos veículos start-stop, mais os veículos de alta performance. 

Para saber qual é a bateria ideal para o seu automóvel, o mais seguro é seguir a tabela de aplicações dos fabricantes. Você pode consultar a tabela neste link: Descubra qual a sua bateria. Basta inserir o modelo de seu carro!

Opte por baterias de qualidade

Opte por peças de qualidade. Evite baterias de marcas desconhecidas ou que não oferecem a tecnologia que você precisa para seu automóvel. Saiba, por exemplo, que uma bateria comum não atende a necessidade de um veículo de alta performance. Isso, além de prejudicar o desempenho do veículo, é ruim para o consumo de combustível.

Agora que você já aprendeu como economizar combustível com segurança, aproveite para garantir economia e melhor desempenho do seu veículo usando baterias com mais tecnologia! Consiga sua peça novinha com apenas um clique:

botão CTA que leva até o mourafacil.com