A caixa de direção é um dos principais componentes do automóvel. Nos carros mais antigos, ela funciona com um sistema de eixo. Nos carros de passeio atuais, isso deu lugar ao pinhão e a cremalheira, tornando a direção mais leve e compacta. 

Neste artigo, vamos falar sobre esse item. Você também vai aprender quais os problemas que a caixa de direção pode ter e como resolvê-los. Acompanhe o conteúdo! 

Quais os tipos de caixa de direção? 

Há o pinhão e a cremalheira sem auxílio ou direção mecânica. Também tem com auxílio hidráulico ou direção hidráulica. Esse último, o sistema é composto por uma bomba hidráulica acoplada ao motor do automóvel. 

Nesse sistema, você faz muita força para virar o volante. Tem também a caixa de direção com auxílio elétrico ou direção elétrica. Essa, no lugar da bomba hidráulica, tem um motor elétrico. 

Com a força do motor, a direção fica mais suave e não rouba a potência do automóvel. Neste caso, essa caixa de direção é mais leve na condução do veículo. No entanto, é preciso tomar cuidado e prestar atenção ao sinal de desgaste, pois há um custo alto para reparar a peça. 

Como ela funciona? 

Um sistema de engrenagens compõe a caixa de direção. Ele converte a rotação do volante fazendo um movimento horizontal. Em seguida, transmite às rodas para o carro andar. Assim, o sistema de direção é importante, pois auxilia em todo o trabalho da caixa de direção. Portanto, sem esses dois componentes seria impossível movimentar seu carro.  

Quais problemas podem ocorrer com a caixa de direção? 

Carro com capô levantado, mostrando motor, caixa de direção, reservatório de gasolina

É necessário se atentar a alguns problemas que podem surgir na caixa de direção.

Veja quais são os 5 principais que você precisa estar atento:

1. Direção dura 

Falhas na caixa de direção prejudicam na hora de dirigir. Você sente o volante duro e isso não é normal em um sistema elétrico ou hidráulico. Portanto, é bom prestar atenção ao dirigir o automóvel. 

2. Folgas na direção 

Para identificar o problema, pare o automóvel e tente girar o volante. Se o movimento não for transmitido às rodas, você poderá ter um problema na caixa de direção. Geralmente, isso acontece com veículos mais antigos, como a Kombi. 

3. Vazamentos

Outro problema que pode ocorrer são os vazamentos. Eles são prejudiciais à peça e podem danificá-la por completo. Por isso, é importante ficar atento. 

4. Trepidações no volante

As trepidações no volante também podem indicar problemas na caixa de direção. 

Faça um teste: ao andar com o automóvel em baixa velocidade, observe se há vibrações no volante. Caso o mesmo problema aconteça em velocidades mais elevadas, leve a um mecânico de sua confiança e peça para verificar se há rodas empenadas, problemas na junta homocinética e pneus defeituosos. 

5. Ruídos ao manobrar 

Outra situação que pode indicar um defeito na caixa de direção são os ruídos ao manobrar o automóvel. Entretanto, é bom verificar com a ajuda de um profissional, pois algumas falhas no carro também podem gerar o mesmo problema. 

Quais as principais causas desses defeitos? 

A direção dura pode ser causada por uma falha na caixa de direção. Em direções convencionais, isso pode ser um problema de outro componente do sistema de direção ou de suspensão. 

Para descobrir o que provoca a folga na direção, faça o seguinte: pare o carro com o motor ligado. Centralize a direção e depois gire o volante para um lado e para o outro. Mas faça isso devagar. Caso note alguma coisa errada, procure um mecânico para avaliar melhor o sistema de direção do seu automóvel.

Em  relação aos vazamentos, eles são causados por retentores. É preciso resolver o problema, pois quanto maior a quantidade vazada de fluido, mais danos serão causados na caixa de direção. Sobre a trepidação do volante, a dica é fazer o alinhamento e o balanceamento do automóvel. Revise também os eixos da suspensão. 

E para finalizar este item sobre as causas dos defeitos, vamos falar sobre os ruídos quando você manobra o automóvel. Geralmente, eles ocorrem por causa de um desgaste na cruzeta da coluna de direção. Para resolver essa situação, leve o carro à uma oficina mecânica ou auto center. 

Por que você precisa de ajuda especializada caso ocorra um desses problemas? 

Imagem mostra um homem dentro de um carro, dirigindo

Ao identificar algum desses problemas na caixa de direção é essencial procurar um especialista.

Problemas na caixa de direção podem causar acidentes. Portanto, é importante que você busque ajuda especializada. O sistema de direção do automóvel é delicado e trocar peças por conta própria pode ser muito perigoso e “salgado” para o seu bolso. Além disso, se você substitui uma peça de forma incorreta, reduz a vida útil da caixa de direção. 

Agora você aprendeu como resolver os problemas da caixa de direção, não é mesmo? Portanto, caso note algo “diferente” em seu automóvel, não deixe de procurar um mecânico de sua confiança e especialista em sistema de direção.

E se precisar de bateria automotiva, conte com a Moura:

Botão CTA

Gostou do conteúdo? Quer saber porque as pessoas preferem a direção hidráulica? Leia o nosso próximo post!