Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como escolher a melhor bateria tracionária para o que o seu negócio precisa?

Baterias Tracionárias

Como escolher a melhor bateria tracionária para o que o seu negócio precisa?

bateria-tracionaria
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Bateria tracionária é um dispositivo essencial para manter o funcionamento de diversos setores do mercado. Isso porque essa peça foi projetada para equipamentos elétricos, como empilhadeiras e paleteiras, muito usados em mercados, portos, indústrias e aeroportos.

Na pandemia, por exemplo, esses veículos e máquinas foram responsáveis por continuar proporcionando o acesso a alimentos, produtos de limpeza e medicamentos para a população, mesmo em um momento em que quase tudo parou. 

Como existe mais de um tipo de bateria no mercado, fica difícil saber qual a mais adequada para usar nos diferentes equipamentos. Pensando nisso, explicaremos a seguir o que são baterias tracionárias e a diferença entre esses dispositivos em relação às baterias automotivas e estacionárias. Acompanhe! 

O que são baterias tracionárias? 

Como o nome indica, as baterias tracionárias são usadas para fazer tração, ou seja, força.  Por esse motivo, elas também são conhecidas como baterias de ciclo profundo. Esse tipo de componente apresenta placas internas grossas, com intuito de passar energia de forma mais rápida de acordo com a necessidade do motor. 

Vale destacar também que as baterias tracionárias são mais eficientes, aguentando mais carga em um período de tempo maior. Sendo assim, elas costumam apresentar um custo de investimento maior do que outras baterias. 

Outro destaque desse tipo de peça é que o modelo aceita manutenção, então, o tempo de vida útil dessas baterias pode aumentar, quando usadas de maneira correta. 

Para que serve bateria tracionária? 

empilhadeira dentro de estoque funcionando com bateria tracionária

As empilhadeiras, muito comuns em supermercados e depósitos, utilizam baterias tracionárias para funcionar.

A aplicação das baterias tipo tracionárias são em equipamentos elétricos, principalmente veículos de tração elétrica — aqueles que transformam a energia elétrica em mecânica para que ocorra o deslocamento. 

Além de empilhadeiras e paleteiras, seu uso é adequado para bicicletas elétricas, carrinhos de golfe, plataformas elevadoras elétricas, lavadoras e varredoras de pisos. 

Veículos que fazem transporte de pessoas em hotéis e cargas em aeroportos, supermercados, centros de distribuição de mercadorias e em indústrias em geral também usam esse tipo de bateria para funcionarem.

Como funciona a bateria tracionária de Moura?

As baterias tracionárias de Moura contam com uma placa plana blindada com três camadas de proteção – Sylver, OuterWrap, Koroseal – que garante maior retenção do material ativo das placas.

Essa tripla camada diminui os efeitos da vibração do equipamento e suporta os efeitos da ciclagem profunda.

Bateria automotiva x bateria estacionária x bateria tracionária

Alguns elementos diferenciam as baterias presentes no mercado. A automotiva, como o próprio nome já diz, é feita para ser usada em automóveis. A principal função dessa bateria é dar partida no veículo. Uma das características desse tipo de dispositivo é que ele não segura carga por um período muito longo. 

Elas são feitas de placas de chumbo ácida mais finas e em maior quantidade, pois foram desenvolvidas para fornecer uma grande quantidade de energia em um curto período de tempo. O tempo de vida útil desta bateria, se usada de forma correta, ou seja, em automóveis, é de cerca de três anos. 

Agora, as principais diferenças entre a bateria estacionária e a bateria tracionária estão na funcionalidade, material e tempo de vida útil de ambas. Enquanto as baterias de ciclo profundo são feitas com materiais mais nobres, as estacionárias têm em sua composição placas de chumbo. 

Além disso, as tracionárias possuem placas internas mais grossas se comparadas às estacionárias, e são mais pesadas. Se aplicadas corretamente, as baterias tracionárias têm um tempo de vida útil de cerca de oito anos. 

Já as baterias estacionárias foram feitas para equipamentos que ficam parados. Alguns exemplos são:  sistemas de telecomunicações, nobreaks, alarmes, caixas eletrônicos, iluminação, entre outros. A vida útil desse tipo de bateria é de aproximadamente cinco anos. 

Quais são as baterias tracionárias Moura? 

A seguir, conheça os modelos da linhas de baterias tracionárias que a Moura oferece:

Moura Tração Advanced

O modelo Moura tração Advanced Bateria Tracionária é equipado com proteção contra curtos-circuitos e maior resistência à vibrações. O dispositivo une menor resistência elétrica e maior densidade energética, o que garante mais vida útil e qualidade estendida. Seu uso é voltado  para empilhadeiras, paleteiras e rebocadores. 

Moura Tração Super Frio

A bateria Moura Tração Super Frio Moura é adequada para ser usada em salas refrigeradas ou frigorificadas e em outros ambientes de frio extremo.

O modelo possui formulação especial de material ativo aditivado com concentração de carbono otimizado. É equipada com strap de solda e polos reforçados, que melhoram a aceitação de carga na bateria.

Moura Tração Fast Charge

A Moura Tração Fast Charge possui uma tecnologia especial que elimina a rotina diária de recargas completas e equalização. A bateria permite fazer cargas rápidas dentro da rotina da operação, dispensando a troca de baterias e reduzindo o espaço na sala de baterias. Por esses motivos, a bateria atende a operações com intensa movimentação, de dois ou mais turnos.  

Moura Tração Lítio

Um dos destaques da bateria Moura Tração Lítio está na vida útil de cerca de cinco mil ciclos. Com autonomia para operar durante todo o dia, o modelo possui  recarga inteligente, que evita a necessidade de troca de baterias, pausas recorrentes, manutenções corretivas e sala de baterias. Sendo assim, são ideais para uso em equipamentos industriais. 

Agora que você já sabe o que é bateria tracionária e para que serve esse tipo de dispositivo, aproveite para escolher o seu modelo no www.mouratracao.com.br! Confira também nosso post no instagram falando mais sobre baterias tracionárias!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Baterias Tracionárias

Mais de 600 baterias tracionárias produzidas e entregues em 90 dias

    Ter as operações interrompidas por falta de suprimentos básicos é uma fonte de preocupação para qualquer empresário. Agora,...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos